Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"O meu sonho é conquistar outra Champions e o PSG é o local ideal"

Acompanhe, a partir das 10h00, a conferência de imprensa do internacional argentino.

"O meu sonho é conquistar outra Champions e o PSG é o local ideal"
Notícias ao Minuto

10:52 - 11/08/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Lionel Messi

Lionel Messi foi, ao final da manhã desta quarta-feira, formalmente apresentado como reforço do Paris Saint-Germain para a nova temporada, numa conferência de imprensa onde se sentou ao lado do novo 'patrão', o presidente, Nasser Al-Khelaifi.

O internacional argentino assumiu que optou por rumar ao Parque dos Príncipes pela ambição de voltar a conquistar da Liga dos Campeões, e fez, ainda, questão de deixar algumas palavras aos adeptos do Barcelona.

Lionel Messi

Barcelona quis Verratti: Sem dúvida que tem vindo a demonstrar que é um grande jogador, um dos melhores do mundo na sua posição. O Barcelona quis levá-lo durante muitos anos, mas calhou-me vir para cá jogar com ele. É um fenómeno, já o conheci como pessoa, e é um rapaz espetacular. Os que estão no balneário são os melhores do mundo na sua posição. Têm um grande plantel, e oxalá possa ajudar para alcançar o objetivo tão desejado.

Primeira experiência no estrangeiro: Quando falei com o Leonardo, só lhe disse que esperava que a minha família ficasse bem, que se adaptasse rapidamente à cidade e ao país. Para mim, é uma experiência nova, mas estou preparado e tenho uma grande futebol. O futebol é igual em todo o lado. Tenho amigos no balneário, que vão facilitar a adaptação. Estou muito entusiasmado, feliz e com vontade de começar esta nova aventura. Estamos numa cidade fabulosa e queremos desfrutar.

Chamada com Pochettino: Todo o balneário e equipa técnica teve uma grande influência. Quando começou o diálogo e vimos que era possível, a primeira coisa que fiz foi falar com ele, porque temos uma relação e conheço-o há muito tempo. Somos argentinos, o que também facilita muito. Falámos e correu tudo muito bem desde o início.

Saiu da zona de conforto: Cresci a nível futebolístico e pessoal, passaram-se muitos anos e tive muitas experiências. O que posso dizer é que tenho a mesma ambição de quando era criança. Adoro ganhar, e vou deixar tudo para que assim seja.

Adeptos do Barcelona tristes: Antes de sair, disse aos adeptos que estarei sempre agradecido pelo carinho. É a minha casa, cheguei lá muito pequeno, foram muitos anos, vivi muitas coisas, boas e más. Eles sabiam que vinha para uma equipa forte e competitiva, que iria lutar pela Liga dos Campeões. Eles conhecem-me e sabem que gosto de ganhar e quero continuar a conquistar objetivos. Não tinha dúvidas de que o PSG tinha os mesmos objetivos. Não sei se nos vamos enfrentar. Por um lado, será lindo regressar a Barcelona, oxalá seja com adeptos. Por outro, vai ser muito estranho voltar a jogar na minha casa, com outra camisola. Isto é o futebol, pode acontecer, veremos.

O que conhece do futebol francês: Claro que o segui, até porque tenho amigos no PSG. A Liga francesa cresceu muito nos últimos anos, até por aquilo que o PSG contribuiu para isso, com todas as contratações. Isso torna mais competitiva a Ligue 1, para que as equipas se reforçam para bater o PSG e conquistar o título. Será uma experiência nova para mim após tanto tempo num clube, mas estou muito feliz por poder fazê-lo.

Papel de Neymar na transferência: É claro que tenho amigos no balneário. Olhando para o plantel que têm, entusiasma. Têm muitas possibilidades de conquistar os objetivos que o clube tem. Espero que juntos sejamos mais fortes o possamos conseguir. É claro que um dos motivos pelos quais vim foi o balneário, o Ney, Di María, Paredes...

Veio para conquistar a Liga dos Campeões: É uma equipa praticamente feita, com contratações importantes. Recentemente, estiveram muito perto de conquistar a Liga dos Campeões. Venho para ajudar, para dar o máximo, com mais vontade do que nunca. O meu objetivo e sonho é levantar outra a Liga dos Campeões, e este é o local ideal para o conseguir.

O que falta para conquistar a Liga dos Campeões: Não é fácil. Por vezes, podemos ter a melhor equipa do mundo e não vencer. Isto é o futebol, e o mais pequeno detalhe pode deixar-te de fora. Sabemos quão difícil é a Liga dos Campeões. O PSG também o sabe, esteve muito perto nos últimos anos. Tem uma grande equipa, mas não conseguiu. É uma prova onde estão os melhores, e é difícil ganhar. É preciso ter um grupo unido e forte, como penso que têm, assim como um pouco de sorte. Nem sempre ganha o melhor, porque é uma competição especial, e é isso que a torna tão linda e é por isso que todos a querem.

Adeptos muito entusiasmados com a chegada: Estou muito agradecido a todos os que saíram à rua, foi uma loucura. Ainda estava em Barcelona quando saiu o comunicado, e estavam todos cá fora sem terem começado as negociações. Foi como se eu já estivesse a chegar. Agradeço-lhes, vamos ter muito tempo para nos vermos. Oxalá seja um ano extraordinário para nós e para eles, a nível desportivo.

Que tipo de emoções sente: Tudo o que aconteceu na última semana... Foi duro, por um lado, mas, ao mesmo tempo, foi rápido. Foi emocionante. Sem deixar para trás tudo aquilo por que passei, estou entusiasmado por esta nova etapa. Estamos muito felizes por estar cá. Passei por todos os sentimentos esta semana, e fui assimilando aos poucos.

Quando pode começar a jogar: Não sei. Venho de férias, estive mais de um mês parado. Certamente, terei que fazer uma pré-temporada. Quero começar a treinar bem e, quando estiver preparado, começar a jogar. Espero que seja o mais rapidamente possível, porque quero jogar.

Jogar com Neymar e Mbappé: É uma felicidade enorme. É uma loucura poder partilhar o dia-a-dia com este plantel, que tem grandes jogadores e fez contratações espetaculares. Estou ansioso por começar a treinar e a competir. Vou trabalhar com os melhores, e isso é sempre lindo.

A minha primeira palavra de agradecimento é para o presidente. Estou muito feliz. Todos sabem que a minha saída do Barcelona foi muito dura, porque foram muitos anos e é difícil essa mudança. Mas, assim que cheguei cá, a felicidade foi enorme. Quero muito começar a treinar, estou desejoso de que acabe tudo isto rapidamente. Estou a desfrutar muito do primeiro dia, com a minha família, mas quero começar a treinar, porque quero encontrar-me com os meus companheiros e o corpo técnico, para começar esta nova etapa. Agradeço pela forma como me trataram desde o dia em que saiu o comunicado do Barcelona, como se posicionaram, quão rápido trataram de uma situação muito difícil.

Estou feliz por estar cá, estou entusiasmado, com muita vontade. Tenho a ambição intacta de continuar a vencer, por isso é que vim para este clube, que é ambicioso. Vejo a equipa técnica e os jogadores que têm, e concluo que estão preparados para lutar por tudo, que é o meu objetivo. Quero continuar a crescer, a conquistar títulos, por isso é que vim. Espero que o possamos conseguir. Quero agradecer a todos em Paris. A verdade é que a minha chegada foi uma loucura, foi surpreendente. Se faltava algo mais para que estivesse feliz... Estou certo de que vamos lutar pelos objetivos do clube. Agradeço a todos, e que arranque tudo rapidamente.

Nasser Al-Khelaifi

Como é possível cumprir com o fair-play financeiro da UEFA: Agradeço muito essa pergunta, estava à espera dela. Nós seguimos o regulamento do fair-play financeiro desde o dia em que começámos. Antes de fazer alguma coisa, consultamos o departamento comercial, financeiro e jurídico. Se contratámos o Leo, é porque tínhamos capacidade para o contratar. Caso contrário, não iríamos prometer algo com que não poderíamos cumprir. O que o Leo traz para o clube é enorme. É nisso que vocês, enquanto jornalistas, se devem focar. Não é só o lado negativo, há muito de positivo a nível comercial e de redes sociais. É um grande ativo para o clube, que já ficou a ganhar em várias áreas. É incrível. Nos próximos dias, vou apresentar números, e vão ver. Espero o que o Leo não peça mais de ordenado [risos]. Iremos sempre cumprir o regulamento do fair-play financeiro.

Estou muito feliz e orgulhoso por apresentar Messi como jogador do PSG. É um dia histórico para o clube, para o mundo do futebol. É fantástico para nós. Todos conhecem o Leo, foi o único jogador que venceu seis Bolas de Ouro. Leo torna o futebol mágico, belo. É um vencedor. Será muito entusiasmante para os nossos adeptos e de todo o mundo. Foi fantástico o que fizemos ao trazer o Leo. No dia em que começámos aqui, no clube, há dez anos, houve gente que disse 'O que vão fazer?'. Tínhamos grandes ambições, um projeto desportivo, e estamos muito orgulhosos onde chegámos. Não houve segredos no acordo com o Leo, o melhor jogador do mundo. Houve um entendimento entre ambas as partes para que isto acontecesse.

Leo, gostaria de te agradecer, à tua mulher, pai e equipa pelo fantástico trabalho que fizeram. Também não esqueço a minha equipa, ao diretor desportivo, o Leonardo. Muita gente não sabe, mas posso dizê-lo agora, estou muito orgulhoso de ti. Estás a fazer um trabalho fantástico pelo clube e pelos adeptos. Jean-Claude, muito obrigado, também. Também gostaria de agradecer ao nosso parceiro comercial. Estou muito agradecido por terem acreditado no nosso projeto desde o primeiro dia. É um momento fantástico para a história do clube, mas é só o início. O trabalho vai começar agora. Tenho aqui, ao meu lado, alguém que conquistou muitos troféus, e estou certo de que vai trazer mais para o clube juntamente com os companheiros de equipa. Temos alguns dos melhores jogadores do mundo e um grande treinador. Para mim, é o melhor do mundo. Leo, dou-te as boas-vindas à família do PSG. Vejo que os teus filhos estão muito felizes em Paris, já me disseram que é uma das cidades favoritas.

10h06: A espera chegou ao fim. Lionel Messi e Nasser Al-Khelaifi abandonaram o gabinete presidencial e já se deslocam para a sala de imprensa do Parque dos Príncipes.

10h02: A expetativa é grande no Parque dos Príncipes. Milhares de adeptos já se juntaram nas imediações do estádio do Paris Saint-Germain para dar as boas-vindas a Lionel Messi. A apresentação começa dentro de instantes.

Antevisão

O Paris Saint-Germain colocou, esta terça-feira, ponto final no 'suspense', ao anunciar Lionel Messi como o mais mediático reforço para a nova temporada.

O internacional argentino irá falar, pela primeira vez, como jogador dos vice-campeões franceses em título esta quarta-feira, numa conferência de imprensa que está agendada para as 10h00 (hora de Portugal Continental).

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe a cerimónia, que se realizará no Parque dos Príncipes.

Leia Também: "Messi? Já enviei mensagem a Cristiano Ronaldo para vir para o Lille"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório