Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Benfica vence Spartak de Vitória e dá passo de gigante rumo ao playoff

Rafa Silva e Gilberto marcaram os golos que deixam os encarnados muito perto da qualificação para a próxima fase da Liga dos Campeões.

Benfica vence Spartak de Vitória e dá passo de gigante rumo ao playoff

O Benfica venceu, esta quarta-feira, na deslocação ao terreno do Spartak Moscovo, por 2-0, em jogo a contar para a primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

O primeiro golo do jogo foi marcado por Rafa Silva, aos 51 minutos, antes de Gilberto aumentar a contagem aos 73', naquele que foi o reencontro entre Jorge Jesus e Rui Vitória, após anos de tensão quando ambos orientavam Sporting e Benfica.

Filme do jogo:

Jorge Jesus surpreendeu ainda antes do apito inicial. Depois de ontem ter dito que a equipa do Benfica tinha jogado toda a pré-época num esquema de quatro defesas, eis que o técnico aposto num esquema com três centrais, e ainda na titularidade de Diogo Gonçalves, que tinha estado lesionado recentemente.

E foi precisamente através das alas que o Benfica criou duas boas oportunidades para inaugurar o marcador no estádio Otkrytie Arena. Aos seis minutos, de depois de uma bom cruzamento de Grimaldo, Pizzi atirou contra as pernas de um adversário.

O Spartak Moscovo respondeu com um remate de Larsson para boa defesa de Vlachodimos. Na área contrária, Maksimenko também esteve em bom plano ao defender, aos nove minutos, um cabeceamento de Diogo Gonçalves.

Num jogo em que o Benfica teve sempre maior tendência a criar ocasiões, voltou a ser Pizzi a tentar a sorte. Aos 17 minutos, e após cruzamento de Seferovic, atirou muito por cima da baliza do Spartak Moscovo.

A equipa russa pouco importunava as redes defendidas por Vlachodimos, e na segunda metade da primeira parte o único destaque vai para um remate de longa distância de Umyarov que foi defendido pelo grego.

Por outro lado, Rafa Silva esteve perto de abrir o marcador aos 27 minutos. O internacional luso tirou um adversário do caminho, e atirou de trivela um pouco ao lado do poste da baliza russa. Até final da primeira parte, destaque também para a lesão de Seferovic, que foi rendido pelo jovem Gonçalo Ramos.

E foi mesmo o internacional português que voltou a estar em destaque logo no arranque do segundo tempo, ao marcar o primeiro golo do encontro aos 51 minutos. Pizzi tabelou com João Mário, que tirou rasteiro para o golo de Rafa.

Após o golo, o Benfica foi procurando fazer o segundo do encontro. Gonçalo Ramos ficou a centímetros de o conseguir aos 70 minutos, mas Gilberto não desperdiçou aos 74'. Lucas Veríssimo subiu ao ataque e serviu na área o compatriota, que rematou de primeira para o segundo golo.

Pelo meio destes dois golos, os jogadores do Benfica reclamaram a marcação de duas grandes penalidades, mas o árbitro sérvio Srdjan Jovanović mandou seguir nas duas ocasiões, num jogo que não contava com vídeoárbitro.

Nos descontos, Everton Cebolinha teve nos pés a oportunidade de fazer o terceiro do Benfica, mas viu o guardião russo negar-lhe o remate certeiro.

O Benfica segue, assim, em vantagem para o jogo da segunda mão que acontece no próximo dia 10 de agosto no Estádio da Luz, em Lisboa.

Momento do jogo: Golo de Rafa Silva aos 51 minutos desbloqueou o jogo a favor dos encarnados, que já justificavam a vantagem.

Acompanhamento:

90+3' - Termina a partida na Rússia

90' - Três minutos de descontos.

87' - Cartão amarelo para Ignatov.

84' - Jorge Jesus também mexe. Saem Grimaldo e Rafa para as entradas de Gil Dias e Taarabt.

77' - Dupla substituição na equipa da casa: Saem Hendrix e Larsson para as entradas de Ponce e Král.

74' - GOOOOOOOOOOLOOOOOO DO BENFICA! MARCA GILBERTO! Lucas Veríssimo subiu ao ataque e serviu na área o compatriota, que rematou de primeira para o segundo golo.

70' - Gonçalo Ramos perto de marcar. Weigl desviou ao primeiro poste, e o avançado ficou a centímetros de fazer o segundo.

69' - Otamendi fica a reclamar um penálti para o Benfica, por mão de Ignatov, mas o árbitro manda seguir.

68' - Nova mexida no Spartak. Sai Bakaev e entra Moses.

67' - Bakaev aparece na direita a cruzar, mas a bola termina nas mãos de Vlachodimos.

65' - Dupla alteração no Benfica. Saem Diogo Gonçalves e Pizzi, para as entradas de Everton e Gilberto.

62' - Spartak pressiona à procura do empate, mas Lucas Veríssimo corta o lance em duas ocasiões.

60' - Gonçalo Ramos remata para defesa de Maksimenko. 

59' - Primeira mexida no Spartak. Sai Zobnin e entra Ignatov.

55' - Jogadores do Benfica ficam a pedir penálti. João Mário serve Rafa  que cruza para a área, e vê Gigot contar com o braço. O árbitro nada assinala.

51' - GOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO BENFICA! MARCA RAFA! Boa jogada coletiva dos encarnados. Pizzi tabelou com João Mário, que tirou rasteiro para o golo do internacional português.

48' - Cartão amarelo para Vertonghen.

46' - Recomeça a partida.

45+2' - Intervalo no jogo!

45+1' - Umyarov continua queixoso. Pode ter de ser substituído ao intervalo.

44' - Rafa sai em velocidade pela esquerda, mas é desarmado por Umyarov, que fica em dificuldades após um choque involuntário com um companheiro de equipa. 

45' - Dois minutos de descontos.

42' - Remate de Larsson sai por cima da baliza defendida por Vlachodimos.

40' - Vlachodimos afasta com as pernas Ayrton Lucas tira um cruzamento rasteiro, mas o grego estava atento e defendeu. Lucas Veríssimo atirou depois pela linha de fundo. 

37' - Confirma-se a saída de Haris Seferovic. Entra Gonçalo Ramos.

35' - Seferovic está caído no relvado e faz sinal para sair.

33' - Cartão amarelo para Sobolev.

32' - Ayrton Lucas corta a bola com o braço, mas o árbitro do encontro, o sérvio Srdjan Jovanović, manda seguir.

31' - Grimaldo tenta o remate de longe, mas a bola passa por cima da trave da baliza russa.

30' - Volta a carregar o Benfica. Rafa dá na esquerda para Pizzi que remata contra a defesa do Spartak. A bola sobra para Diogo Gonçalves que foi desarmado.

27' - Rafa Silva! Internacional luso tira um adversário do caminho, e atirou de trivela um pouco ao lado do poste da baliza russa.

25' - Umyarov tenta o remate de fora da área, mas Vlachodimos estava atento e defendeu pela linha de fundo.

22' - Fora de jogo assinalado a Haris Seferovic.

21' - Falta assinalada a Sobolev. Atingiu Otamendi na cara. 

17' - Outra vez Pizzi! Seferovic serve o médio em zona frontal, que com espaço atirou por cima da baliza dos russos.

15' - Rafa Silva tentava sair em contra-ataque, mas os jogadores do Spartak cortaram o lance.

12' - Larsson bate o pontapé de canto,  mas a defesa do Benfica afasta.

9' - Benfica volta a criar perigo! Rafa cruza para o cabeceamento de Diogo Gonçalves, mas Maksimenko nega o golo das águias com uma grande defesa.

9' - Responde o Spartak. Larsson, que surgiu sozinho na esquerda, rematou para boa defesa de Vlachodimos. 

6' - Grande jogada do Benfica! Rafa abre para Grimaldo na esquerda e o lateral-esquerdo serve Pizzi que remata contra as pernas de um adversário.

4' - Encontro sem grandes incidências nestes minutos iniciais.

1' - Arranca a partida!

0' - Capitães de equipa escolhem campo ou bola antes do arranque do encontro.

0' - Menos de quatro minutos para o arranque do jogo. Suplentes sobem ao relvado.

Pré-jogo:

17h42: Benfica também já faz o aquecimento antes do início da partida.

17h38: Jogadores do Spartak já experimentam o relvado.

Equipas iniciais:

Onze do Spartak: Maksimenko; Rasskazov, Gigot, Dzhikiya, Ayrton Lucas; Jorrit Hendrix, Umyarov, Zobnin, Bakaev; Jordan Larsson, Sobolev.

Suplentes do Spartak: Akmurzin, Rebrov, Moses, Ponce, Lomovitski, Ignatov, Kutepov, Král, Eschenko, Gaponov, Litvinov, Mirzov.

Onze do Benfica: Vlachodimos, Otamendi, Lucas Veríssimo, Vertonghen, Diogo Gonçalves, Weigl, João Mário, Grimaldo, Pizzi, Rafa e Seferovic.

Suplentes do Benfica: Helton Leite, Gilberto, Everton, Waldschmidt, Meite, Gil Dias, Taarabt, Florentino Luís, Gedson, Gonçalo Ramos, Morato, Carlos Vinícius

16h38: Já falta menos de hora e meia para o arranque do encontro em Moscovo. Espera-se uma noite chuvosa na capital russa.

16h09: Spartak Moscovo recorda o último jogo com o Benfica.

Antevisão:  O Benfica dá esta quarta-feira o pontapé de saída no ataque aos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, defrontado em Moscovo o Spartak, em jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da prova.

Depois de ter falhado a 11.ª presença consecutiva na fase de grupos na época passada, ao ser eliminado nesta mesma fase da prova pelos gregos do PAOK, o clube da Luz tenta agora fazer esquecer a desilusão da época passada e seguir para o play-off da Champions, onde poderá encontra o PSV ou o Midtjylland, numa altura em que a eliminatória pede claramente para os holandeses (3-0).

O terceiro encontro da história entre Spartak Moscovo e Benfica arranca as 18h00 desta quarta-feira (20h00 locais) e poderá acompanhar todas as incidências, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório