Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Jorge Jesus com vantagem alargada sobre Rui Vitória

Jorge Jesus tem uma vantagem clara nos confrontos futebolísticos com Rui Vitória, com as suas equipas a somarem mais nove vitórias (13 contra quatro) e 24 golos (37 contra 13), em vésperas do 22.º 'duelo'.

Jorge Jesus com vantagem alargada sobre Rui Vitória
Notícias ao Minuto

08:48 - 03/08/21 por Lusa

Desporto Liga dos Campeões

No que será o primeiro confronto sem ser em provas nacionais, Vitória, ao comando dos russos do Spartak Moscovo, recebe Jesus, que regressou na época passada ao Benfica, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões em futebol.

Os dois treinadores lusos não se defrontam desde a época 2017/18, sendo que, então, Jesus comandava o Sporting e Rui Vitória o Benfica: em 05 de maio de 2018, na ronda 33 da I Liga, empataram a zero, em Alvalade... e deram o título ao FC Porto.

Esse confronto foi o oitavo que disputaram com essas 'cores', num 'duelo' que fez 'faísca', nas palavras, sobretudo na primeira época, a de 2015/16, a primeira de Jesus no Sporting, depois de seis anos no Benfica, no qual foi substituído por Vitória.

Numa série de conferências de imprensa para a 'lenda', Jesus falou de um Ferrari que Vitória não tinha mãos para conduzir, deu sempre a entender que aquele Benfica ainda era o 'seu' e chegou a dizer que nem o considerava treinador.

O então técnico do Sporting foi-se, ainda por cima, alimentando nos resultados, já que venceu nas primeiras três vezes que defrontou o Benfica, começando logo com um 1-0 no Algarve, para arrebatar a Supertaça Cândido de Oliveira.

Depois, logrou a mais emblemática das suas vitórias sobre Rui Vitória: em 25 de outubro de 2015, na oitava ronda da I Liga 2015/16, os 'leões' ganharam por 3-0, no regresso de Jesus à Luz, com três golos nos primeiros 36 minutos.

Menos de um mês depois, o Sporting voltou a vencer, desta vez em casa, por 2-1, após prolongamento, nos oitavos de final da Taça de Portugal, com Vitória, então, a clamar contra a arbitragem, dizendo que não queria "ser comido de cebolada" e pedindo "respeito" para com o Benfica e os seus jogadores.

Depois de três desaires, Rui Vitória, que nunca mais perdeu qualquer embate face a Jorge Jesus, conseguiu, a sua 'vingança', ao vencer em Alvalade por 2-1, em 05 de março de 2016, na 25.ª jornada da I Liga: um golo de Mitroglou permitiu ao Benfica roubar a liderança ao Sporting e seguir, imparável, rumo ao título.

No primeiro jogo da época seguinte, Rui Vitória logrou nova vitória, agora na Luz, por 2-1, com tentos do argentino Salvio e do mexicano Jiménez e os últimos três encontros acabaram empatados, todos para o campeonato.

Enquanto Jesus esteve na Luz (2009/10 a 2014/15), e com Vitória ao serviço de Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães, a superioridade do agora regressado técnico dos 'encarnados' foi clara, com 10 vitórias, um empate e apenas duas derrotas.

Ainda assim, o atual treinador do Spartak Moscovo logrou um triunfo marcante, ao vencer as 'águias', na liderança dos vitorianos, na final da edição 2012/13 da Taça de Portugal.

Em 26 de maio de 2013, no Jamor, o Benfica, muito marcado por dois desaires nos descontos, face Chelsea (final da Liga Europa) e FC Porto (golo de Kelvin que decidiu o campeonato), ainda esteve a vencer, com um tento de Gaitán (30), mas Soudani (79) e Ricardo (81) deram o triunfo ao 'onze' de Rui Vitória.

Por seu lado, Jesus selou face a Vitória o título de 2014/15, com um empate a zero no D. Afonso Henriques, e também o triunfo na final da Taça da Liga de 2010/11 - 2-1 ao Paços de Ferreira, com tentos de Franco Jara e Javi García.

O 22.º embate entre Rui Vitória, de 51 anos, e Jorge Jesus, de 67, está marcado para quarta-feira, em Moscovo, a contar para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões em futebol.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório