Que corrida de loucos no Hungaroring! Esteban Ocon dificilmente se esquecerá do dia 1 de agosto de 2021, uma vez que foi este domingo que venceu a sua primeira corrida na Formula 1. O jovem piloto francês da Alpine levou a melhor sobre toda a concorrência e conquistou o Grande Prémio da Hungria. Sebastian Vettel e Lewis Hamilton fecharam os lugares de pódio.
E se não assistiu a um minuto que seja desta prova, neste momento estará provavelmente a perguntar o que se passou com Lewis Hamilton ou Max Verstappen. E a resposta começa com uma primeira volta de loucos. Valtteri Bottas arrancou mal, exagerou na velocidade na curva 1 e um erro na travagem fez com que batesse em Lando Norris e provocasse um choque entre vários pilotos.
SAFETY CAR DEPLOYED (LAP 1/70)
— Formula 1 (@F1) August 1, 2021
Bottas gets a slow start and rear-ends Norris at Turn 1, who then cannons into Verstappen
Bottas, Leclerc, Perez and Stroll are out#HungarianGP 🇭🇺 #F1 pic.twitter.com/VwFEolQx1R
A bandeira vermelha foi mostrada e os pilotos regressaram ao pit-lane. No recomeço de corrida, Hamilton foi para a grelha... sozinho. Todos os outros pilotos arrancaram do pit-lane, uma vez que preferiram trocar logo de pneus devido à pista que já se encontrava seca. O britânico parou mais tarde e ficou na última posição.
O piloto da Mercedes teve de fazer uma corrida de trás para a frente, uma vez mais, e o melhor que conseguiu, depois de várias duras batalhas, foi o terceiro lugar. Max Verstappen não conseguiu estar ao nível do rival e o melhor que fez foi apenas um ponto com o seu 10.º lugar. Com este resultado, Lewis Hamilton é o novo líder do Mundial e o piloto da Red Bull cai assim para a 2.ª posição.
LAP 67/70
— Formula 1 (@F1) August 1, 2021
Hamilton muscles his way past Sainz, and up into third#HungarianGP 🇭🇺 #F1 pic.twitter.com/AAfSUfJr38
Lá na frente, o duelo entre Esteban Ocon e Vettel foi aguerrido, mas o jovem de 24 anos levou a melhor sobre o tetracampeão de F1. Houve duelo até à última volta, mas o gaulês viu a bandeira de xadrez no 1.º lugar. Nota também para a fantástica e quase histórica corrida para a Williams. A dupla de pilotos da equipa britânica conseguiu pontuar, algo que não acontecia deste o Grande Prémio da Alemanha em 2019. Nicholas Latifi foi 8.º e George Russel terminou na 9.ª posição.