Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Sporting-Sp. Braga: Supertaça serve para acentuar rivalidade crescente

Leões e arsenalistas defrontam-se no próximo sábado, naquele que será o primeiro jogo oficial das duas equipas na época 2021/22. O histórico recente mostra-nos que os verde e brancos tiveram sucesso nos últimos jogos com os bracarenses, mas tudo pode mudar no jogo de Aveiro.

Sporting-Sp. Braga: Supertaça serve para acentuar rivalidade crescente
Notícias ao Minuto

07:17 - 29/07/21 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

É já com cerca de dez mil adeptos nas bancadas do Estádio Municipal de Aveiro que Sporting e Sporting de Braga dão, no próximo sábado, o pontapé de saída oficial na época 2021/22, um confronto que nos últimos anos tem sorrido mais aos campeões nacionais.

Depois de uma época de sucesso para os leões no campeonato nacional e para os arsenalistas na Taça de Portugal, as duas equipas vão disputar aquele que será o primeiro de, no mínimo, três duelos entre si que vão acontecer ao longo da presente temporada.

Este é o mais recente capítulo de uma rivalidade que tem vindo a ganhar algum relevo nos últimos anos, e mais recentemente por culpa de Rúben Amorim ter trocado a Pedreira, onde estava ter muito sucesso, por Alvalade, onde acabou por se sagrar campeão nacional, colocando um ponto final a um jejum de 19 anos dos leões.

Sporting com mais sucesso em finais

Se o Sporting já conta com algumas Supertaças no palmarés, o Sporting de Braga pode, no próximo sábado, acrescentar o primeiro troféu ao seu museu, mas para isso terá de dar a volta a um passado recente de derrotas em jogos decisivos em que tiveram como adversário o emblema leonino.

Nas quatro finais anteriores entre os clubes, os minhotos nunca conseguiram bater os homens de Alvalade, com destaque para a recente derrota na Taça da Liga, que deu o primeiro título a Rúben Amorim no Sporting, depois de o mesmo técnico ter conquistado este troféu para os bracarenses em 2019/20.

Esta será a quinta vez que Sporting e Sporting de Braga se defrontam em finais, com a vitória a sorrir sempre aos leões. Primeiro foi na final da Taça de Portugal em 1981/82, jogo no qual os leões golearam por 4-0. Seguiu-se a Supertaça na época seguinte, na altura ainda jogada a duas mãos. Os minhotos venceram por 2-1 em Braga, mas acabaram goleados por 6-1 em Alvalade, naquela que é a maior goleada de sempre na competição.

Mais recentemente, as duas formações encontraram-se na final da Taça de Portugal em 2015. Depois de terem estado em vantagem com dois golos de diferença, os minhotos viram os leões, já reduzidos a dez unidades, igualar o encontro, antes da vitória no desempate por grandes penalidades. O último duelo em finais foi em janeiro deste ano para a Taça da Liga, e terminou com a vitória dos verde e brancos por 1-0, num jogo em que Rúben Amorim e Carlos Carvalhal acabaram expulsos pela equipa de arbitragem.

História de sucesso dos leões nos duelos recentes

A ida de Rúben Amorim de Braga para Lisboa trouxe consigo uma mudança no que diz respeito aos duelos entre as duas equipas. Se o jovem técnico tinha ganho os jogos que realizados frente aos verde e brancos, tudo mudou com o regresso de Amorim a Lisboa.

Em menos de um mês, o treinador, de 36 anos, derrotou por duas vezes os verde e brancos quando ainda estava no comando técnico do Sporting de Braga. A primeira foi em janeiro de 2020 na meia final da Taça da Liga, que haveria de ser ganha pelos arsenalistas, seguindo-se nova vitória a 2 de fevereiro desse mesmo ano no jogo para o campeonato.

Rúben Amorim haveria de se mudar de armas e bagagens para Alvalade em março do ano passado, e transportou de Braga para Lisboa o sucesso que estava a ter nos minhotos, ao ponto de ter ganho os últimos três duelos contra a sua antiga equipa.

A primeira vitória foi em janeiro deste ano no campeonato, com os leões a vencerem em casa por 2-0, à qual se seguiu a já referida vitória na final da Taça da Liga, por 1-0. O último duelo terminou também com vitória dos verde e brancos, graças a um golo solitário de Matheus Nunes na Pedreira.

Leia Também: Jogo da Supertaça entre Sporting e Sp. Braga vai ter adeptos nas bancadas

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório