O Benfica caminha a passos largos para o arranque da nova temporada e, mais uma vez, com uma dúvida instalada... na baliza. Depois da novela em torno de Mattia Perín no verão de 2019 e do desejo de Jorge Jesus em ter um novo guarda-redes há precisamente um ano, esta nova temporada vai arrancar com nova interrogação na baliza encarnada. Odysseas Vlachodimos parece ter ganho pontos na pré-temporada, foi aposta a titular nos desafios mais exigentes, ante os franceses do Lille e Marseille, e deve ser a escolha de JJ para o jogo da próxima quarta-feira frente ao Spartak Moscovo, referente à 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Ora, o guardião grego parece ter voltado a assumir o primeiro lugar da hierarquia, depois de ter sido superado por Helton Leite no decorrer da época transata, mas neste momento está a ser alvo de muita cobiça por parte do Lille. O emblema francês parece ter gostado do que viu no Algarve e quer contar com o Odysseas para a nova época em que, recorde-se, vai defender o título de campeão francês.
O acordo entre Benfica e o Lille ainda não foi alcançado, mas as partes continuam em conversações, tal como adiantou o jornalista italiano Fabrizio Romano, especialista em mercado de transferências, na noite de terça-feira.
Odysseas Vlachodimos is the priority for Lille as new goalkeeper, as reported yesterday. Talks ongoing with Benfica to reach an agreement. #Benfica #Lille
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 27, 2021
There’s no chance for Sergio Rico to Besiktas - not even talks as of today. https://t.co/IG0Y6rk4T5
Está, assim, instalada uma nova 'novela' em torno da baliza encarnada. Odysseas deve assumir a baliza encarnada no importante duplo embate com os russos, mas a sua continuidade na Luz não está garantida. A situação deixará Jesus em alerta até porque Helton Leite está castigado, por ter sido expulso na final da Taça de Portugal, e vai falhar a visita a Moreira de Cónegos no arranque do campeonato.
Além de Odysseas e Helton Leite, está também em dúvida o futuro de Mile Svilar. O jovem guardião belga é atualmente o terceiro guardião na hierarquia, mas entrou no último ano e poderá negociar com outro clube a partir de janeiro, caso não renove com as águias até lá.
Últimos verões na Luz
2019
O Benfica foi ao mercado, a pedido de Bruno Lage, em busca de um guarda-redes mais experiente. O então treinador das águias revelou, posteriormente, em conferência de imprensa os nomes que o clube tentou contratar: Cillessen, Fabianski, Perin e Gulácsi.
No caso de Perin, o guardião italiano chegou a estar em Lisboa, depois do Benfica ter chegado a acordo com a Juventus, mas os exames médicos revelaram uma lesão no ombro que acabou por fazer o negócio cair.
2020
Jorge Jesus regressou ao Benfica e também pediu que a contratação de um guarda-redes para assumir a titularidade. Diego Alves era o grande desejo de JJ, mas Luís Filipe Vieira entendeu que reforçar a baliza não era uma prioridade.
2021
Novo verão, nova novela. Odysseas recuperou a titularidade perdida para Helton Leite no decorrer da última época, mas o Benfica parece disposto a deixá-lo sair caso o Lille avance com uma proposta a rondar os 20 milhões de euros.
Leia Também: JJ 'revoluciona' meio-campo. João Mário pega de estaca e há dois riscados