Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Benfica confirma alterações na direção e dá 'nega' a John Textor

Encarnados consideram "inoportuna" a operação de compra das ações da SAD a José António dos Santos.

Benfica confirma alterações na direção e dá 'nega' a John Textor
Notícias ao Minuto

12:13 - 16/07/21 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

A direção do Benfica emitiu um comunicado ao final da manhã desta sexta-feira, no qual confirmou as alterações à direção eleita em outubro do ano passado, na sequência da renúncia de Luís Filipe Vieira ao cargo de presidente do clube da Luz, conhecida na tarde de quinta-feira.

De acordo com a nota do clube da Luz, Jaime Antunes, até agora suplente da direção, sobe ao cargo de vice-presidente efetivo.

Na mesma reunião, a direção do Benfica revela que discutiu o "atual momento do clube", e em cima da mesa esteve o interesse do empresário norte-americano John Textor na compra de 25% das ações dos encarnados a José António dos Santos.

O clube da Luz informa que "desconhecia em absoluto a existência de negociações" para a compra de 25% da SAD entre José António dos Santos,  arguido na operação "Cartão Vermelho", e John Textor, sustentando que "apenas tomou conhecimento da existência desse acordo, cujo conteúdo desconhece, quando o mesmo foi noticiado ao público".

Os encarnados consideram ainda "inoportuna" a oferta de John Textor, sublinhando ainda que a direção "se oporá, no exercício dos seus direitos e deveres, caso esta matéria venha a ser sujeita a deliberação em Assembleia Geral de Acionistas da Benfica SAD."

"Neste contexto, a Direção do Sport Lisboa e Benfica esclarece ainda que considera inoportuno receber, de maneira formal ou informal, o Sr. John Textor nesta altura", termina a nota do clube da Luz.

Leia Também: Benfica confirma pedido de renúncia de Luís Filipe Vieira e pede "união"

Confira o comunicado na íntegra:

"1 – A Direção do Sport Lisboa e Benfica reuniu esta manhã para formalizar, no âmbito dos estatutos, as alterações necessárias à sua composição em face da renúncia ao mandato de Luís Filipe Vieira. Jaime Antunes foi confirmado como Vice-Presidente efetivo.

2 – No decurso desta reunião foi igualmente realizada uma reflexão sobre o atual momento do Clube, com particular destaque para as declarações públicas do Sr. John Textor e o anunciado interesse em adquirir parte da SAD do Sport Lisboa e Benfica.

3 – A Direção do Sport Lisboa e Benfica desconhecia em absoluto a existência das negociações que conduziram à assinatura de um acordo para a compra de 25% do capital da Benfica SAD entre o acionista privado José António dos Santos e o investidor John Textor. Apenas tomou conhecimento da existência desse acordo, cujo conteúdo desconhece, quando o mesmo foi noticiado ao público.

4 – Como detentor de ações de Categoria A no capital da Benfica SAD, o Sport Lisboa e Benfica pode, em determinadas circunstâncias definidas no art. 13.º dos estatutos daquela empresa, nomeadamente se estiver em causa a aquisição de uma participação qualificada por entidade concorrente, vetar essa aquisição. Esse direito foi objeto de formulação específica na revisão estatutária da Benfica SAD promovida por iniciativa do Clube durante o último mandato dos órgãos sociais.

5 – Em face do exposto, e uma vez que o investidor John Textor invoca que a referida compra depende de aprovação prévia em Assembleia Geral da Benfica SAD com o voto favorável do Sport Lisboa e Benfica com base no referido art. 13.º dos estatutos da Benfica SAD, a Direção do Sport Lisboa e Benfica, na sua reunião de hoje, declara considerar inoportuna esta operação, pelo que à mesma se oporá, no exercício dos seus direitos e deveres, caso esta matéria venha a ser sujeita a deliberação em Assembleia Geral de Acionistas da Benfica SAD, tornando pública esta sua decisão de imediato por entender que a mesma contribui para esclarecer a posição do Sport Lisboa e Benfica a este respeito, evitando-se assim dúvidas e especulações.

6 – Neste contexto, a Direção do Sport Lisboa e Benfica esclarece ainda que considera inoportuno receber, de maneira formal ou informal, o Sr. John Textor nesta altura."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório