Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

"Passado de Fábio Cardoso no Benfica? Claro que vai haver pressão extra"

O defesa-central é um dos dois reforços já assegurados pelo FC Porto para a nova temporada. Mansur, que foi seu colega na última temporada ao serviço do Santa Clara, acredita que o português tem tudo para dar certo ao serviço dos azuis e brancos.

"Passado de Fábio Cardoso no Benfica? Claro que vai haver pressão extra"
Notícias ao Minuto

07:59 - 13/07/21 por Rodrigo Querido

Desporto Exclusivo

Fábio Cardoso é uma das caras novas no FC Porto para atacar a temporada 2021/22. Depois de três épocas ao serviço do Santa Clara, o defesa-central luso deu o salto para um dos três grandes do futebol português, ele que já tinha passado pela formação do Benfica.

Nos Açores, Fábio Cardoso envergou a braçadeira de capitão, e para Mansur não é uma surpresa que o português tenha rumado aos azuis e brancos.

Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, o brasileiro, que na última temporada foi colega de equipa de Fábio Cardoso no Santa Clara, acredita que o central tem tudo para dar certo ao serviço dos azuis e brancos, elogiando ainda a sua forte personalidade

"Fiz uma época com o Fábio. Não tive muitos anos a conviver com ele, mas tivemos uma época muito positiva, não só do clube como dele também, e é por isso é que ele está no FC Porto hoje. Tem todas as condições para dar o seu melhor e conseguir fazer o trabalho dele. Torço por ele e tenho a certeza que pela personalidade que tem possa dar essa volta por cima, no que toca a essa exigência", começou por contar Mansur, que revelou ainda o que Fábio Cardoso pode trazer de diferente ao FC Porto.

"O Fábio está totalmente adaptado ao país, e ao estilo de jogo português. Acho que não vai ter dificuldades nenhumas quando for solicitado. O Fábio vai para o FC Porto e vai acrescentar algo. Eles têm outros jogadores para essa posição, com os quais acredito que vai aprender muito. E os jogadores do FC Porto também vão poder aprender muito com ele porque tem feito muito boas épocas. O mais importante agora é o Fábio chegar e fazer o seu trabalho. Se chega a uma equipa de um nível como o FC Porto é porque tem algo a acrescentar", atirou.

No FC Porto, Fábio Cardoso vai envergar a camisola 2, que já foi utilizada por históricos portistas como João Pinto, Jorge Costa e Bruno Alves. Mansur não acredita que isso vá afetar o defesa-central, de 27 anos.

"Isso não vai ser um fator que o possa atrapalhar ou a qualquer outro jogador. Isso é mais uma questão dos adeptos e de outras pessoas que estão fora das quatro linhas. O facto de ele ter escolhido esse número mostra a grande personalidade que o Fábio tem", sustentou.

Formado do Benfica, Fábio Cardoso mudou-se neste verão para um dos maiores rivais dos encarnados, que também estiveram interessados na sua contratação. Apesar deste passado ligado ao clube da Luz, Mansur relembra os inúmeros casos de jogadores que trocaram de rivais, sublinhando que o central "vai fazer um bom trabalho".

"Temos vários exemplos em Portugal dessas situações. No Brasil, de onde venho, também assisti a muitos jogadores que estavam num clube e depois mudaram-se para um rival, onde conseguiram fazer o seu trabalho. Claro que isso exige uma pressão extra. Estamos a falar de grandes equipas, e todas elas têm as suas pressões. Acredito que o Fábio vai fazer um bom trabalho. Poderia ter outras propostas na mesa, mas acabou por aceitar a proposta do FC Porto", afirmou Mansur, antes de acrescentar:

"Claro que essa pressão vai existir, mas o Fábio vai sair-se bem até porque durante os jogos vai poder demonstrar isso. A situação muda muito rápido por causa das exibições que um jogador apresente dentro do campo. Mas tenho a certeza de que as atuações do Fábio vão demonstrar isso para os adeptos."

Mansur mostra-se ainda convicto de que Fábio Cardoso irá conseguir convencer alguns dos adeptos que terão ficado descrentes com a sua chegada, reconhecendo ainda que esta é mais uma questão que pesa mais na cabeça de quem está fora das quatro linhas.

"Aí já não estamos a falar do atleta em si, mas do que se passa fora das quatro linhas. Infelizmente são coisas que são de adeptos. Se formos falar da qualidade do Fábio acho que essa é inquestionável. Isso é mais para os adeptos, e para a imprensa. Eu acredito que vai ser uma época muito boa para ele, até porque tem jogado de forma frequente na Liga portuguesa nos últimos anos. A conduta dele dentro de campo é inquestionável", vincou.

O lateral brasileiro ressalva ainda que Fábio Cardoso tem todas as condições necessárias evoluir ainda mais ao serviço do FC Porto, destacando também que a sua qualidade pode fazer diferença nos jogos de maior exigência.

"A exigência de competições é totalmente diferente se compararmos com o Santa Clara. Acredito que se o FC Porto contratou o Fábio é porque ele tem esse potencial, e o clube vê nele essa qualidade. O facto de estar há muitos anos a jogar em Portugal vai fazer com que sejam poucas as coisas más que ele possa apresentar. O jogo português já faz parte dele e isso vai ajudá-lo muito. As competições grandes que vai ter pela frente só vão aprimorar ainda mais a sua qualidade e a exigência. O Fábio é muito competitivo em tudo, até num meinho, e isso é muito bom num atleta", afirmou Mansur, prosseguindo:

"O Fábio já tem uma certa experiência em Clássicos. Sabemos que os jogadores que se saem bem neste tipo de jogos são aqueles que têm grande vontade, qualidade e são altamente competitivos. O Fábio tem tudo isso e acredito que ele tem tudo para se sair bem nestes jogos grandes. Se fosse um jogador mais novo, talvez pudesse sentir um pouco essa pressão."

Questionado sobre uma eventual chamada de Fábio Cardoso à seleção num futuro, Mansur acredita que o defesa-central está no melhor momento de forma, e que isso pode estar prestes a acontecer.

"Claro que existem grandes possibilidades disso acontecer. O futebol são momentos, e o Fábio está no melhor momento dele. Temos o exemplo do Pepe que tem sido convocado para a seleção e é inquestionável. Mas daqui a uns anos sabemos que o Pepe poderá sair dos relvados, e o Fábio pode aproveitar para ser chamado à seleção. Tem qualidade para isso, e torço para que isso aconteça", finalizou.

Leia Também: FC Porto oficializa a contratação de Fábio Cardoso

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório