Powered bySolverde
Disclaimer

Djokovic reforça liderança e João Sousa cai 13 lugares no ranking ATP

O sérvio Novak Djokovic reforçou a liderança do 'ranking' mundial de ténis, ao conquistar o 20.º título do Grand Slam em Wimbledon, enquanto o italiano Matteo Berretini, vice-campeão, ultrapassou Roger Federer e João Sousa caiu 13 lugares.

Djokovic reforça liderança e João Sousa cai 13 lugares no 'ranking' ATP

© Lusa

Lusa
12/07/2021 11:56 ‧ 12/07/2021 por Lusa

Desporto

Ténis

O seis vezes campeão do terceiro 'major' da temporada conseguiu defender na relva londrina os pontos conquistados em 2019 e, assim, distanciar-se do russo e número dois mundial Dannil Medvedev, que chegou ao All England Club com hipóteses de subir ao topo da hierarquia, caso alcançasse a final e Djokovic fosse eliminado antes.

Já Matteo Berretini, o primeiro italiano a disputar a final de Wimbledon, apesar de ter cedido perante o sérvio, ascendeu uma posição no 'ranking' ATP e superou o suíço Roger Federer, que, ao perder nos quartos de final, não foi capaz de defender os pontos embolsados em 2019 quando disputou a final.

No 'top 10' registam-se, esta semana, ainda mais algumas alterações, nomeadamente a subida do alemão Alexander Zverev ao quinto lugar, por troca com o austríaco Dominc Thiem, e a ascensão do canadiano Denis Shapovalov ao 10.º lugar, logo à frente do polaco Hubert Hurkacz, 'carrasco' de Federer no 'major' britânico, que escalou sete posições.

Entre os portugueses, Pedro Sousa recuperou o estatuto de número um nacional, ao figurar no 119.º posto, enquanto João Sousa caiu 13 lugares e ocupa, esta semana, a 133.ª posição na hierarquia mundial, depois de ter sido eliminado na estreia no All England Club, onde há dois anos tinha atingido os oitavos de final.

Frederico Silva mantém-se no 176.º lugar, Gastão Elias 'trepou' oito degraus e é 232.º e João Domingues 240.º classificado. Enquanto Nuno Borges desceu quatro posições e figura no 275.º posto, Gonçalo Oliveira escalou seis e está no 291.º lugar.

Na hierarquia WTA, a australiana e campeã de Wimbledon, Ashleigh Barty, mantém-se sólida no comando, ao passo que a bielorrussa Aryna Sabalenka, graças à presença nas meias-finais, atingiu o terceiro lugar do pódio, logo atrás da japonesa Naomi Osaka.

Numa semana em que a romena Simona Halep caiu seis posições e ocupa agora o nono lugar no 'ranking', a norte-americana Sofia Kenin trepou para o quarto posto, a canadiana Bianca Andreescu para o quinto lugar e a polaca Iga Swiatek para a oitava posição.

De regresso ao 'top 10' mundial estão a checa Karolina Pliskova, vice-campeã de Wimbledon, que ascendeu ao sétimo posto, e a espanhola Garbiñe Muguruza, atual 10.ª classificada.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, reage à morte de Diogo Jota

Diogo Jota ,Led Zeppelin

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, reage à morte de Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Diogo Jota

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas