Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Conselho Fiscal do Benfica suspende Luís Filipe Vieira

SAD prestou esclarecimentos à CMVM após pedido feito por Vieira.

Conselho Fiscal do Benfica suspende Luís Filipe Vieira
Notícias ao Minuto

19:49 - 09/07/21 por Francisco Amaral Santos

Desporto Benfica

A SAD do Benfica anunciou que suspendeu Luís Filipe Vieira de funções, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), "na sequência de um pedido que lhe foi dirigido pelo mesmo". 

"O Conselho Fiscal da Benfica SAD suspendeu o Presidente do Conselho de Administração, Luís Filipe Vieira, em conformidade com o disposto no número 1, alínea b) do artigo 400.º do Código das Sociedades Comerciais (“CSC”), na sequência de um pedido que lhe foi dirigido pelo mesmo, tendo em consideração que se encontra em curso um inquérito no âmbito de uma investigação criminal que o envolve e no contexto da qual foi detido", pode ler-se no comunicado da SAD encarnada. 

Assim sendo, Vieira encontra-se suspenso de "todos os poderes, direitos e deveres do Presidente do Conselho de Administração", com exceção dos "deveres que não pressuponham o exercício efetivo de funções." Na sequência desta suspensão, e tal como a direção do Benfica já informou, é Rui Costa quem assume desempenhará as "funções de Presidente do Conselho de Administração". 

Refira-se que Rui Costa assumia, até então, funções de vice-presidente das águias, tendo sido escolhido pelos restantes membros da direção para ocupar o lugar deixado vago por Vieira. 

Recorde-se, ainda, que o advogado de Luís Filipe Vieira anunciou, na manhã desta sexta-feira, que o empresário suspende funções enquanto presidente do Benfica. Vieira foi um dos quatro detidos na quarta-feira na sequência do processo 'Cartão Vermelho' que envolve negócios e financiamentos superiores a 100 milhões de euros, com prejuízos para o Estado e algumas sociedades.

Segundo o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) estão em causa factos suscetíveis de configurar "crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento de capitais".  

[Notícia atualizada às 19h57]

Leia Também: Oficial: Rui Costa assume presidência do Benfica com efeitos imediatos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório