Meteorologia

  • 08 FEVEREIRO 2023
Tempo
10º
MIN 6º MÁX 12º

Pinto da Costa suspenso 21 dias pelo Conselho de Disciplina da FPF

O presidente do FC Porto foi suspenso por 21 dias pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por declarações após o jogo com o Sporting de Braga, da Taça de Portugal.

Pinto da Costa suspenso 21 dias pelo Conselho de Disciplina da FPF

Para além da suspensão, Pinto da Costa foi multado em 612 euros pelo CD da FPF, devido às declarações após o jogo da primeira mão, disputado em Braga, que terminou empatado 1-1, com os 'dragões' reduzidos a nove, por expulsões de Luis Díaz e Uribe.

"Ao proferir as expressões "Nós queremos paz no futebol, mas não provoquem mais, não brinquem mais com o esforço de jogadores, dos treinadores e de todos os adeptos do Futebol Clube do Porto" e "não é desta forma [...] que nos vão vergar", o arguido adotou um tom notoriamente intimidatório e ameaçador, propalando que a "paz no futebol" está dependente de não "brincarem" e "provocarem" a equipa e a sociedade anónima desportiva a que o arguido se encontra associado", refere o CD da FPF.

Segundo o documento, as expressões utilizadas, vão "muito além da mera crítica à arbitragem ou à conduta ou decisões de qualquer órgão social da FPF".

"Encerram não só um juízo difamatório e depreciativo, além de intimidatório, que viola a dignidade e a honra profissionais dos visados, mas também a seriedade, a ética, a credibilidade e a lisura da competição desportiva, pelo que tais declarações não se afiguram cobertas pelo exercício de qualquer direito, incluindo o exercício da liberdade de expressão", acrescenta.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório