O Santa Clara está na 3.ª pré-eliminatória da Liga Conferência, após eliminar, esta quinta-feira, no Estádio São Miguel, o Varazdin. A vitória, por 2-0, permitiu reverter a desvantagem (1-2) trazida da primeira mão, em solo croata.
Os 'bravos açorianos' precisaram apenas de cinco minutos para empatarem a eliminatória, graças a um golo de Vinícius Lopes, que 'matou' a bola no peito à entrada da área, antes de atirar para o fundo das redes.
Ao longo da primeira parte, a equipa portuguesa foi superior, mas faltava um segundo golo para ficar em vantagem na eliminatória.
Na segunda parte, a formação liderada por Vasco Matos revelou a eficácia necessária. Aos 68', Serginho isolou Vinícius Lopes, que não deu hipóteses ao marcador direto. O avançado brasileiro ganhou na velocidade e rematou para defesa incompleta do guarda-redes, que soltou o esférico para os pés de Gabriel Silva, limitando-se a empurrar a bola para baliza deserta.
O Santa Clara deixou pelo caminho o 4.º classificado da última edição do campeonato croata e vai agora medir forças com o vencedor do Larne-Prishtina.
A primeira partida da 3.ª eliminatória será disputada fora de casa, no dia 7 de agosto. Três dias volvidos, o emblema insular dá o pontapé de saída na I Liga de futebol, com a deslocação ao terreno do Famalicão, jogo agendado para às 17 horas (horário de Portugal Continental).
Vasco Matos destaca a "justiça" da vitória e da qualificação
"Queríamos a vitória. Sabíamos que enfrentávamos um adversário difícil, com qualidade, muito agressiva e intensa. Fizemos uma grande partida, fomos justos vencedores, as melhores oportunidades de golo são nossas e o resultado é merecedor. Na primeira mão, os primeiros 25 minutos não agradaram-me. Conversámos, analisámos e demos uma grande resposta. Esta é a nossa equipa e o caminho que temos de percorrer. Estamos felizes e agradecer o apoio dos nossos adeptos, que foram inexcedíveis no apoio durante os 90 minutos. Claramente, todos juntos somos mais fortes. Não abdicamos dos nossos valores, da união, temos uma identidade muito forte e é isto que vamos cultivar, sabendo que vai ser um ano extremamente desafiante para nós e precisamos do apoio de toda a gente. Temos de pés assentes no chão e não abdicar do nosso compromisso com as tarefas."
Leia Também: [0-0] Sporting-Benfica: Rola a bola