Powered bySolverde
Disclaimer

Portugal-França: Forçar o músculo e levantar a cabeça para os 'oitavos'

A seleção nacional tem de esquecer duas coisas frente à congénere francesa: o naufrágio alemão e a calculadora.

Cristiano Ronaldo

© Reuters

Ricardo Santos Fernandes
23/06/2021 07:06 ‧ 23/06/2021 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Euro'2020

Portugal e França defrontam-se, nesta quarta-feira, pelas 20 horas, em Budapeste, num duelo relativo à terceira e última jornada do Grupo F. 

Os gauleses partem para este encontro já com a qualificação assegurada, mas ainda desconhecendo a posição em que terminam. 

Para já, os pupilos de Didier Deschamps lideram o grupo, com quatro pontos, mais um do que Portugal e Alemanha, com a Hungria na última posição, com apenas um ponto.

Portugal ainda tem de carimbar o 'selo para os oitavos' e para isso pode vencer, empatar ou até perder, desde que seja, apenas, por dois golos de diferença. Uma derrota que, a surgir, tem de vir acompanhada de um triunfo ou de um empate da Alemanha no outro jogo do grupo, que se inicia à mesma hora em Munique. 

Entre jogos oficiais e particulares, as duas congéneres já se defrontaram por 27 ocasiões, com a balança a sorrir claramente aos gauleses com 19 triunfos e por apenas seis a vitória pertenceu ao conjunto das quinas. 

Porém, se há cinco anos Eder escreveu a página mais bonita do futebol português, cabe agora ao campeão europeu fazer da França, mais uma vez, o 'boost' perfeito para colocar a caravela novamente em bom porto. Afinal, o naufrágio de Munique é para apagar da memória. 

Treinadores em discurso direto

Fernando Santos

Reação ao jogo frente à Alemanha: Eu disse que a seguir ao jogo frente à Alemanha afundámos, mas até no termo positivo do termo, e assumimos a responsabilidade do que fizémos. Agora a reação dos jogadores surgiu logo no dia seguinte, até porque estes jogadores estão habituados a jogar às quartas e aos sábados e têm experiência em reagir num curto reduzido de tempo.

Corrigir a falta de agressividade que não existiu frente à Alemanha: Não é ao nível de treino que se melhora a agressividade, só se fizéssemos um treino de boxe. Agora, jogando no sábado, com um calor incrível, o importante é recuperar jogadores. A intensidade dos futebolistas não se vê nos treinos, mas nos jogos. A matriz de Portugal não esteve no jogo da Alemanha, apesar de ter havido algumas coisas positivas. Esta equipa sofreu quatro golos frente à Alemanha e a última vez que sofreu três foi contra a Hungria, em 2016. Temos de voltar a fazer o que fizémos em 90% dos jogos. 

Diferenças a nível ofensivo para o jogo contra a França: Em termos estratégicos são abordagens diferentes. Os húngaros atacavam a quatro, com a incorporação dos dois laterais, já os alemães apostavam em três avançados com o apoio de dois médios, e logo ai não tínhamos igualdade numérica contra os germânicos, uma vez que tínhamos uma linha intermédia de quatro, contra a França já será um cenário diferente. A equipa francesa joga com três avançados móveis, mas depois com dois médios que atacam bem a profundidade. Teoricamente, vamos ter vantagem numérica no meio-campo sobre a França, e se tivermos a intensidade e a concentração certa acredito que podemos ganhar.

Didier Deschamps:

Jogo: O que nós queremos é ter o melhor resultado possível amanhã [quarta-feira], independentemente das consequências que pode ter na classificação no grupo ou o efeito no adversário, é algo acessório. Pensamos apenas em nós, no desejo e na ambição que passa por ter o melhor resultado possível.

Mudanças no onze: Quanto ao 'onze', só vão saber amanhã [quarta-feira]. Podíamos estar aqui já com seis pontos, mas se estivéssemos com seis a abordagem seria a mesma. Um resultado negativo pode ter impacto na classificação no grupo. Temos a garantia de estar nos oitavos, o que dá uma certa tranquilidade.

Qualidades de Portugal: É equipa muito sólida, perigosa, tem um ataque muito rápido, isso é certo. São perigosos nas bolas paradas, é uma das melhores equipas da Europa.

Últimos onzes

Portugal - Rui Patrício, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Raphaël Guerreiro, Danilo, Wiliam Carvalho, Bruno Fernandes, Diogo Jota, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo.

França - Lloris; Digne, Kimpembe, Varane, Pavard; Rabiot, Kanté, Pogba; Mbappé, Griezmann, Benzema.

Últimos resultados

Portugal - D-V-V-E-V

França - E-V-V-V-V

Ausências

Portugal - Nuno Mendes.

França - Dembélé e Coman

Leia Também: Três alterações à vista: O possível onze da França contra Portugal

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Kochorashvili reage à apresentação no Sporting com esta curta mensagem

Redes Sociais

Kochorashvili reage à apresentação no Sporting com esta curta mensagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Dicas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas