A Federação alemã (DFB) anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da tarde deste domingo, que recebeu da UEFA a confirmação do arquivamento do inquérito à braçadeira de capitão utilizada por Manuel Neuer.
A dita braçadeira foi utilizada pelo guarda-redes germânico nos encontros da fase de grupos do Campeonato da Europa, contra França e Portugal, como sinal de apoio às causas defendidas pela comunidade LGBTI+.
O organismo que rege o futebol europeu procurou saber se este poderia ser considerado um gesto de cariz político - o que iria contra os regulamentos disciplinares - mas concluiu que, dado o significado, não haveria motivos para a aplicação de qualquer tipo de sanção.
"A UEFA partilhou, hoje, com a DFB que concluiu a análise à braçadeira de capitão colorida utilizada por Manuel Neuer. Na carta, a braçadeira foi entendida como um símbolo coletivo pela diversidade, e, assim sendo, por uma boa causa", refere a nota.
UEFA have today shared with the DFB that they have stopped the review of the rainbow captain's armband worn by @Manuel_Neuer.
— Germany (@DFB_Team_EN) June 20, 2021
In a letter, the armband has been assessed as a team symbol for diversity and thus for a 'good cause.' #EURO2020 #GER pic.twitter.com/HFiAAQ6F5D
Leia Também: Gesto de Kroos após vitória frente a Portugal lança alerta na Alemanha