Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

"É impossível jogar contra a Alemanha e ter duas faltas"

Selecionador nacional resignado.

"É impossível jogar contra a Alemanha e ter duas faltas"
Notícias ao Minuto

19:18 - 19/06/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Fernando Santos

Fernando Santos em declarações à Sport TV+, logo após a derrota de Portugal frente à Alemanha (2-4), em jogo da 2.ª jornada do grupo E do Euro'2020. 

Análise: Vamos ter que ler o jogo com atenção, perceber o que não esteve bem. Nos primeiros minutos estivemos mais ou menos, mas já faltava alguma coisa, que é a capacidade de lutar pela posse da bola. Nos últimos 25 minutos, a equipa tentou chegar à bola, recuperou bolas, importunou o adversário... Nessa primeira fase estivemos mais ou menos. Depois, a partir do golo, a equipa baixou linhas, deixou o adversário circular e, pior do que isso, ficou a ver. O lateral-esquerdo teve influência em três golos. De qualquer maneira, depois de uma derrota, é preciso ter cabeça fria e olhar para aquilo que vamos ver. Temos que manter a serenidade, porque vamos ter um jogo muito importante contra França e é preciso perceber que Portugal é uma excelente equipa, com grandes jogadores. Mas não se pode pensar que os outros são todos piores do que Portugal, porque não é verdade. Temos que ser capazes de ganhar em outras coisas que não na capacidade técnica, porque, se perdermos sempre a bola, nem a capacidade técnica nos vale.

Renato Sanches trouxe mais agressividade: Não vou dizer o que era para dizer. Se fosse fazer uma análise séria ao jogo, é claro que o Renato teve essa capacidade. Ao intervalo, disse aos meus jogadores que é impossível jogar contra a Alemanha e ter duas faltas. É impossível no futebol. Nunca vimos. Isso demonstra, na minha opinião, alguma coisa. O que tentei com a entrada dos jogadores foi emprestar uma outra agressividade ao jogo e capacidade de disputar os lances. Se não tivermos capacidade para ganhar duelos individuais, dificilmente podemos sonhar alto. Nunca, desde que sou selecionador nacional, Portugal sofreu quatro golos.

Bons apontamentos: Pelo menos na reta final, após o 4-2, lutámos pela posse do jogo. Ganhámos bolas, corremos riscos... É verdade que a Alemanha também baixou um pouco a intensidade nessa fase. É preciso ter lucidez, olhar para o jogo com alguma calma e tomar as melhores decisões.

Contas mais complicadas: As contas nunca estiveram fáceis. Este é um grupo tremendo. França empatou com a Hungria. Não me surpreendeu nada, talvez a vocês vos tenha surpreendido. Vamos ter que jogar com França e ganhar o apuramento.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório