Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Chegam uns, saem outros. FC Porto pode 'cortar' um dos centrais

Entrada de Fábio Cardoso no plantel dos azuis e brancos pode abrir lugar a uma saída. Mbemba, Diogo Leite ou Marcano na 'corda bamba'.

Chegam uns, saem outros. FC Porto pode 'cortar' um dos centrais
Notícias ao Minuto

08:02 - 19/06/21 por Ruben Valente

Desporto FC Porto

O FC Porto deverá proceder a várias mudanças no plantel para 2021/22, e as movimentações já começaram. Fábio Cardoso está perto de ser oficializado, pelo que sobe para cinco o número de defesas-centrais às ordens de Sérgio Conceição.

Sendo que, na maior parte dos jogos, o FC Porto utiliza um sistema de apenas dois centrais, e olhando para o que foi 2020/21, algum central poderá sair. Se tivermos em conta de que, na passada época, Conceição teve quase sempre quatro centrais à disposição - Pepe, Mbemba, Diogo Leite e Malang Sarr -, esta temporada não deverá ser muito diferente. Referimos quase sempre quatro centrais apenas porque Iván Marcano passou quase toda a época a recuperar de uma grave lesão. Grave lesão essa que foi debelada e que deverá colocar o espanhol como opção para 2021/22.

Perante este cenário, o treinador dos dragões terá, à partida, cinco nomes: Pepe, Mbemba, Diogo Leite, Iván Marcano e Fábio Cardoso. Cinco jogadores para dois lugares. Alguém poderá sair, e os únicos com 'cativo' serão Pepe, pela mística e pela renovação de contrato que fez na época anterior, e Fábio Cardoso, porque é o único novo reforço.

Mbemba no último ano de contrato

De há dois anos a esta parte, Chancel Mbemba fixou-se como titularíssimo na equipa do FC Porto. O central congolês ganhou a confiança de Sérgio Conceição e passou a ser um dos imprescindíveis da defesa azul e branca. No entanto, esta temporada, entra no seu último ano de contrato com o clube.

Mbemba termina contrato em junho de 2022, e, a partir de janeiro, pode sair a custo zero do Dragão. Um filme que o FC Porto certamente não quererá ver realizado. Por isso, de duas, uma: ou o central de 26 anos renova, ou terá de ser vendido já este verão. Caso contrário o FC Porto arrisca-se a perder um bom ativo - está avaliado em 16 milhões de euros pelo site Transfermakt.

Notícias ao Minuto  

Diogo Leite partirá desta vez?

Formado nas escolas do Olival, o jovem central de 22 anos tem sido sucessivamente apontado à saída do FC Porto. É certo que tem ficado, mas o agenciado pela Gestifute, de Jorge Mendes, foi inúmeras vezes ligado ao Valencia.

Foi claramente o terceiro central da temporada, atrás de Pepe e Mbemba, mas somou ainda 19 jogos em 2020/21. Diogo Leite ainda não teve uma época de clara afirmação ao mais alto nível, e isso pode jogar contra si e contra a sua continuidade no FC Porto, uma vez que a falta de minutos e a ausência da titularidade pode obrigar o jovem a procurar jogar noutras paragens.

Notícias ao Minuto  

Regresso de Marcano para a titularidade ou... para a saída?

O espanhol de 33 anos voltou ao FC Porto com a clara intenção de ser um dos patrões da defesa azul e branca. Uma lesão atirou-o para fora dos relvados durante toda a temporada 2020/21, e, apesar de já ter regressado e somado minutos na equipa B, as condições físicas de Marcano podem deixar algumas dúvidas.

Terá ainda capacidade para lutar por um lugar no Dragão? Em condições normais, sem ter passado por uma grave lesão, o espanhol iria lutar pela titularidade. Assim... pode ser um dos candidatos à saída, visto que há mais de um ano sem ritmo competitivo.

Notícias ao Minuto  

Leia Também: Sérgio Oliveira é o novo alvo da Juventus para o meio-campo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório