Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Tomás Esteves regressa ao Dragão, mas tem lugar em risco

Concorrência de Manafá e adaptação de João Mário a lateral podem dificultar as hipóteses do jovem de 19 anos singrar na equipa principal do FC Porto.

Tomás Esteves regressa ao Dragão, mas tem lugar em risco
Notícias ao Minuto

07:55 - 10/06/21 por Ruben Valente

Desporto FC Porto

Tomás Esteves teve, nesta temporada que passou, a sua primeira experiência no estrangeiro. O lateral de 19 anos formado no Olival foi emprestado ao Reading, equipa que milita no segundo escalão do futebol inglês, onde participou em 30 jogos.

No entanto, apesar de começar a época como titular, Esteves foi perdendo algum espaço e acabou mais por ser um suplente regularmente utilizado. Ainda assim, estima-se que deverá ter somado mais minutos do que aqueles que poderia somar ao serviço da equipa principal do FC Porto.

O objetivo dos dragões era que Tomás Esteves somasse minutos para regressar ao FC Porto com mais experiência. Será que chega?

Concorrência não lhe falta

Tomás Esteves não vai ter tarefa fácil, e tudo porque Wilson Manafá e João Mário apareceram, ambos, em bom plano em 2020/21. Manafá foi mesmo um dos mais utilizados por Sérgio Conceição. Foram 3980 minutos somados num total de 48 encontros realizados.

À direita ou à esquerda, Manafá fez uso da polivalência e convenceu Sérgio Conceição de que era um jogador fundamental na dinâmica defensiva do FC Porto. 

Por outro lado, e já mais perto do final da época, o treinador dos dragões foi apostando em João Mário como lateral direito. O jovem de 21 anos correspondeu, não só em termos exibicionais, mas também em termos numéricos. Ora vejamos: em menos de 1000 minutos disputados, João Mário apontou três golos e assistiu para mais três. Isto num total de 25 jogos realizados.

Se olharmos apenas a números, Tomás Esteves fica a perder, uma vez que em 1317 minutos - 30 jogos - marcou apenas um golo.

Notícias ao Minuto  

Oportunidade na pré-época

Apesar de não ser fácil, não é impossível. Tomás Esteves terá uma palavra a dizer quando a pré-temporada do FC Porto arrancar. Depois de um ano lá fora, o jovem lateral quer impressionar Sérgio Conceição e o clube também deposita grandes esperanças em si.

Afinal de contas, Esteves foi um dos jovens que venceu a UEFA Youth League e que pertence a uma das 'fornadas' mais talentosas dos últimos tempos do Olival. Além disso, os três encontros que somou em 2019/20 mostram precisamente que Sérgio Conceição conta com Tomás Esteves, caso contrário não teria somado os primeiros minutos na equipa principal com apenas 18 anos.

Leia Também: "É urgente que o FC Porto olhe para a continuidade de Diogo Costa"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório