Powered bySolverde
Disclaimer

Portugal vence à 'lei de Bruno' e chega embalado ao Euro'2020

Médio marcou e deu a marcar no triunfo no encontro particular diante de Israel, que antecedeu o arranque da participação lusa no Campeonato da Europa.

Portugal-Israel

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
09/06/2021 21:33 ‧ 09/06/2021 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Particular

A seleção portuguesa despediu-se, esta quarta-feira, da fase de preparação para o Campeonato da Europa de 2020 com um triunfo, por categóricos 4-0, na partida de cariz particular diante da congénere israelita, que se disputou no estádio de Alvalade.

Bruno Fernandes foi a grande figura da noite, ao marcar dois golos e fazer uma assistência para Cristiano Ronaldo. Já o outro, pertenceu a João Cancelo. Segue-se, agora a Hungria, já na terça-feira, na partida que ‘abre as hostilidades’ no Grupo F.

Bruno Fernandes desbloqueou um jogo a ritmo de treino

No papel, a diferença de qualidade individual entre Portugal e Israel era por demais evidente. E, assim que o árbitro francês Jérémie Pignard fez soar o apito inicial no estádio de Alvalade, a prática revelou-se igualmente esclarecedora.

Sem nunca encantar, especialmente por se ver obrigada a assumir as despesas do jogo - onde, passe o tempo que passar, continua sem se conseguir sentir confortável… - a equipa das quinas instalou-se no meio-campo adversário e de lá não mais saiu.

As dificuldades coletivas na hora de construir jogo foram ‘disfarçadas’ por uma frente de ataque móvel composta por Bernardo Silva e Diogo Jota nas alas, e Cristiano Ronaldo no centro, devidamente acompanhado por Bruno Fernandes.

O jogador do Manchester United foi, de resto, a chave para desbloquear o particular. Após ver Ofir Marciano negar-lhe o golo, aos 16 minutos, e de rematar ‘para as nuvens’ pouco depois, acabou por conseguir acertar com o alvo.

Aos 42 minutos, o médio, assistido por João Cancelo, atirou de primeira para o golo que desfez a resistência israelita. E, apenas dois minutos depois, lançou Cristiano Ronaldo, que, com um remate forte, fez o 2-0.

Mudou o desenho, mas não o sentido

No segundo tempo, Fernando Santos optou por um ‘desenho’ diferente na frente de ataque, lançando André Silva para o lugar de Diogo Jota, o que acabou por ‘empurrar’ Cristiano Ronaldo mais para as alas.

No entanto, a toada pouco mudou. Portugal teve sempre mais bola, mas as ‘machadadas finais’ apenas surgiram à beira do final. João Cancelo penetrou na grande área pela ala direita e marcou. Pouco depois, ainda houve tempo para Bruno Fernandes voltar a ‘molhar a sopa’.

A seleção nacional chega, assim, embalada ao Campeonato da Europa. O primeiro adversário é a Hungria, já na próxima terça-feira. Seguem-se Alemanha e França, as duas outras equipas que integram o Grupo F.

Momento do jogo: A seleção portuguesa somou oportunidades desperdiçadas atrás de oportunidades desperdiçadas na primeira parte, e o nervosismo ameaçava começar a fazer-se notar. O golo de Bruno Fernandes acabou, no entanto, por serenar a equipa, empurrando-a para uma vitória ‘sem espinhas’.

Acompanhamento

90' - Apito final em Alvalade! Portugal bate Israel, por categóricos 4-0. Bruno Fernandes marcou dois golos, ao passo que Cristiano Ronaldo e João Cancelo marcaram um cada.

90+1' - GOOOOOOLOOOOO de Portugal! Uma autêntica 'bomba' de Bruno Fernandes, que só parou no fundo das redes.

86' - GOOOOOOLOOOOO de Portugal! Que golaço de João Cancelo! O lateral penetrou na grande área pela ala direita e disparou forte para o fundo das redes à guarda de Ofir Marciano.

80' - Atenção a Israel! Rui Silva teve que se aplicar para evitar que Eran Zahavi marcasse e relançasse o jogo em Alvalade.

72' - Mais alterações na equipa das quinas. Saem Cristiano Ronaldo, William Carvalho e Bernardo Silva, entram Gonçalo Guedes, Renato Sanches e Pedro Gonçalves.

71' - Volta a defender Ofir Marciano! O remate de André Silva saiu forte, mas o guarda-redes desviou-o com uma 'sapatada'.

61' - Hora de mexidas em Alvalade. Em Portugal, entram Danilo Pereira e João Moutinho para o lugar de Rúben Dias e Rúben Neves. Em Israel, saem Natcho e Kinda, e entram Fani e Halila.

59' - O que acabou de desperdiçar Bernardo Silva! Completamente solto na cara de Ofir Marciano, o criativo picou a bola, mas o guarda-redes levantou o braço e defendeu.

46' - Arranca a segunda parte em Alvalade. Fernando Santos aproveitou para mexer e lançou André Silva para o lugar de Diogo Jota.

45' - Jérémie Pignard dá por terminada a primeira parte. Os golos de Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo vão fazendo a diferença a favor de Portugal ao intervalo.

44' - GOOOOOOLOOOOO de Portugal! Depois de marcar, Bruno Fernandes fez de 'garçon' e serviu Cristiano Ronaldo, que, com um remate forte, fez o gosto ao pé. No entanto, o guarda-redes Ofir Marciano não fica nada bem na fotografia...

42' - GOOOOOLOOOOOOO de Portugal! João Cancelo ganhou a linha na ala direita do ataque e cruzou rasteiro para Bruno Fernandes, que, de primeira, atirou para o 1-0 no estádio de Alvalade.

41' - Que pontapé-livre desastroso de Cristiano Ronaldo. A cerca de 30 metros da baliza, o capitão da equipa das quinas encheu o pé... e atirou para as bancadas.

36' - Cristiano Ronaldo volta a testar a atenção de Ofir Marciano! A passe de Bruno Fernandes, o avançado atirou forte, mas à figura do guarda-redes israelita.

34' - Bruno Fernandes tenta a sorte de longe. O médio tinha melhores opções, mas optou pelo remate de fora da grande área, que não criou qualquer tipo de perigo.

28' - Mais uma chance desperdiçada... Cristiano Ronaldo foi às alturas cabecear sem perigo para a baliza à guarda de Ofir Marciano.

16' - Agora foi Bruno Fernandes quem 'cheirou' o golo! O médio apareceu em posição privilegiada a rematar para uma bela defesa de Ofir Marciano

15' - Vão-se multiplicando as oportunidades. Já lá vão três! João Cancelo ganhou a linha e cruzou ao segundo poste, onde apareceu Diogo Jota a cabecear muito longe da baliza.

10' - Nova oportunidade para Portugal! Bernardo Silva recuperou a bola na ala direita e cruzou rasteiro para Diogo Jota, que atirou muito longe do alvo.

1' - O jogo ainda agora começou e Cristiano Ronaldo já tentou a sorte! O avançado avançou pela ala esquerda, fletiu para o centro e, já no coração da grande área, atirou fraco, para as mãos do guarda-redes.

0' - Jérémie Pignard faz soar o apito inicial. Já se joga o Portugal-Israel.

Onzes

Portugal: Rui Silva; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes; William Carvalho, Rúben Neves, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.

Israel: Ofir Marciano; Eli Dasa, Eitan Tibi, Orel Dgani, Arad Ofri; Bibras Natcho, Neta Lavi, Sun Menachem; Gabi Kinda, Eran Zahavi e Manor Solomon.

Antevisão

A seleção portuguesa dará, esta quarta-feira, por encerrada a fase de preparação tendo em vista a participação no Campeonato da Europa, com o encontro de cariz particular diante da congénere israelita, no estádio de Alvalade.

Fernando Santos já sabe que poderá contar com todos os 26 jogadores convocados à disposição, incluíndo Rúben Dias, João Cancelo, Bernardo Silva e Gonçalo Guedes, que falharam a visita a Espanha, que culminou num empate sem golos.

Esta partida, de resto, permitirá ao selecionador nacional 'afinar a máquina' antes da partida para Budapeste, onde os campeões europeus em título irão dar o tão aguardadao 'pontapé de saída' no Grupo F, que partilham com Hungria, Alemanha e França.

O Portugal-Israel joga-se no estádio de Alvalade, em Lisboa, será ajuizado pelo árbitro francês Jérémie Pignard, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Seleção portuguesa sem casos de Covid-19 na última bateria de testes

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Passou despercebido? Liverpool eternizou Diogo Jota com pormenor tocante

Inglaterra

Passou despercebido? Liverpool eternizou Diogo Jota com pormenor tocante

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Produção de carros elétricos em Portugal. Eis os números

mercado automóvel

Produção de carros elétricos em Portugal. Eis os números

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas