A seleção portuguesa despediu-se, esta quarta-feira, da fase de preparação para o Campeonato da Europa de 2020 com um triunfo, por categóricos 4-0, na partida de cariz particular diante da congénere israelita, que se disputou no estádio de Alvalade.
Bruno Fernandes foi a grande figura da noite, ao marcar dois golos e fazer uma assistência para Cristiano Ronaldo. Já o outro, pertenceu a João Cancelo. Segue-se, agora a Hungria, já na terça-feira, na partida que ‘abre as hostilidades’ no Grupo F.
Bruno Fernandes desbloqueou um jogo a ritmo de treino
No papel, a diferença de qualidade individual entre Portugal e Israel era por demais evidente. E, assim que o árbitro francês Jérémie Pignard fez soar o apito inicial no estádio de Alvalade, a prática revelou-se igualmente esclarecedora.
Sem nunca encantar, especialmente por se ver obrigada a assumir as despesas do jogo - onde, passe o tempo que passar, continua sem se conseguir sentir confortável… - a equipa das quinas instalou-se no meio-campo adversário e de lá não mais saiu.
As dificuldades coletivas na hora de construir jogo foram ‘disfarçadas’ por uma frente de ataque móvel composta por Bernardo Silva e Diogo Jota nas alas, e Cristiano Ronaldo no centro, devidamente acompanhado por Bruno Fernandes.
O jogador do Manchester United foi, de resto, a chave para desbloquear o particular. Após ver Ofir Marciano negar-lhe o golo, aos 16 minutos, e de rematar ‘para as nuvens’ pouco depois, acabou por conseguir acertar com o alvo.
Aos 42 minutos, o médio, assistido por João Cancelo, atirou de primeira para o golo que desfez a resistência israelita. E, apenas dois minutos depois, lançou Cristiano Ronaldo, que, com um remate forte, fez o 2-0.
Mudou o desenho, mas não o sentido
No segundo tempo, Fernando Santos optou por um ‘desenho’ diferente na frente de ataque, lançando André Silva para o lugar de Diogo Jota, o que acabou por ‘empurrar’ Cristiano Ronaldo mais para as alas.
No entanto, a toada pouco mudou. Portugal teve sempre mais bola, mas as ‘machadadas finais’ apenas surgiram à beira do final. João Cancelo penetrou na grande área pela ala direita e marcou. Pouco depois, ainda houve tempo para Bruno Fernandes voltar a ‘molhar a sopa’.
A seleção nacional chega, assim, embalada ao Campeonato da Europa. O primeiro adversário é a Hungria, já na próxima terça-feira. Seguem-se Alemanha e França, as duas outras equipas que integram o Grupo F.
Momento do jogo: A seleção portuguesa somou oportunidades desperdiçadas atrás de oportunidades desperdiçadas na primeira parte, e o nervosismo ameaçava começar a fazer-se notar. O golo de Bruno Fernandes acabou, no entanto, por serenar a equipa, empurrando-a para uma vitória ‘sem espinhas’.
Acompanhamento
90' - Apito final em Alvalade! Portugal bate Israel, por categóricos 4-0. Bruno Fernandes marcou dois golos, ao passo que Cristiano Ronaldo e João Cancelo marcaram um cada.
90+1' - GOOOOOOLOOOOO de Portugal! Uma autêntica 'bomba' de Bruno Fernandes, que só parou no fundo das redes.
86' - GOOOOOOLOOOOO de Portugal! Que golaço de João Cancelo! O lateral penetrou na grande área pela ala direita e disparou forte para o fundo das redes à guarda de Ofir Marciano.
80' - Atenção a Israel! Rui Silva teve que se aplicar para evitar que Eran Zahavi marcasse e relançasse o jogo em Alvalade.
72' - Mais alterações na equipa das quinas. Saem Cristiano Ronaldo, William Carvalho e Bernardo Silva, entram Gonçalo Guedes, Renato Sanches e Pedro Gonçalves.
71' - Volta a defender Ofir Marciano! O remate de André Silva saiu forte, mas o guarda-redes desviou-o com uma 'sapatada'.
61' - Hora de mexidas em Alvalade. Em Portugal, entram Danilo Pereira e João Moutinho para o lugar de Rúben Dias e Rúben Neves. Em Israel, saem Natcho e Kinda, e entram Fani e Halila.
59' - O que acabou de desperdiçar Bernardo Silva! Completamente solto na cara de Ofir Marciano, o criativo picou a bola, mas o guarda-redes levantou o braço e defendeu.
46' - Arranca a segunda parte em Alvalade. Fernando Santos aproveitou para mexer e lançou André Silva para o lugar de Diogo Jota.
45' - Jérémie Pignard dá por terminada a primeira parte. Os golos de Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo vão fazendo a diferença a favor de Portugal ao intervalo.
44' - GOOOOOOLOOOOO de Portugal! Depois de marcar, Bruno Fernandes fez de 'garçon' e serviu Cristiano Ronaldo, que, com um remate forte, fez o gosto ao pé. No entanto, o guarda-redes Ofir Marciano não fica nada bem na fotografia...
42' - GOOOOOLOOOOOOO de Portugal! João Cancelo ganhou a linha na ala direita do ataque e cruzou rasteiro para Bruno Fernandes, que, de primeira, atirou para o 1-0 no estádio de Alvalade.
41' - Que pontapé-livre desastroso de Cristiano Ronaldo. A cerca de 30 metros da baliza, o capitão da equipa das quinas encheu o pé... e atirou para as bancadas.
36' - Cristiano Ronaldo volta a testar a atenção de Ofir Marciano! A passe de Bruno Fernandes, o avançado atirou forte, mas à figura do guarda-redes israelita.
34' - Bruno Fernandes tenta a sorte de longe. O médio tinha melhores opções, mas optou pelo remate de fora da grande área, que não criou qualquer tipo de perigo.
28' - Mais uma chance desperdiçada... Cristiano Ronaldo foi às alturas cabecear sem perigo para a baliza à guarda de Ofir Marciano.
16' - Agora foi Bruno Fernandes quem 'cheirou' o golo! O médio apareceu em posição privilegiada a rematar para uma bela defesa de Ofir Marciano
15' - Vão-se multiplicando as oportunidades. Já lá vão três! João Cancelo ganhou a linha e cruzou ao segundo poste, onde apareceu Diogo Jota a cabecear muito longe da baliza.
10' - Nova oportunidade para Portugal! Bernardo Silva recuperou a bola na ala direita e cruzou rasteiro para Diogo Jota, que atirou muito longe do alvo.
1' - O jogo ainda agora começou e Cristiano Ronaldo já tentou a sorte! O avançado avançou pela ala esquerda, fletiu para o centro e, já no coração da grande área, atirou fraco, para as mãos do guarda-redes.
0' - Jérémie Pignard faz soar o apito inicial. Já se joga o Portugal-Israel.
Onzes
Portugal: Rui Silva; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes; William Carvalho, Rúben Neves, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.
Israel: Ofir Marciano; Eli Dasa, Eitan Tibi, Orel Dgani, Arad Ofri; Bibras Natcho, Neta Lavi, Sun Menachem; Gabi Kinda, Eran Zahavi e Manor Solomon.
Antevisão
A seleção portuguesa dará, esta quarta-feira, por encerrada a fase de preparação tendo em vista a participação no Campeonato da Europa, com o encontro de cariz particular diante da congénere israelita, no estádio de Alvalade.
Fernando Santos já sabe que poderá contar com todos os 26 jogadores convocados à disposição, incluíndo Rúben Dias, João Cancelo, Bernardo Silva e Gonçalo Guedes, que falharam a visita a Espanha, que culminou num empate sem golos.
Esta partida, de resto, permitirá ao selecionador nacional 'afinar a máquina' antes da partida para Budapeste, onde os campeões europeus em título irão dar o tão aguardadao 'pontapé de saída' no Grupo F, que partilham com Hungria, Alemanha e França.
O Portugal-Israel joga-se no estádio de Alvalade, em Lisboa, será ajuizado pelo árbitro francês Jérémie Pignard, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Seleção portuguesa sem casos de Covid-19 na última bateria de testes