Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Benfica trava a fundo no vermelho e Taça de Portugal segue para Braga

Em ano de centenário, os minhotos conquistam pela terceira vez a prova-rainha do futebol nacional, num jogo que teve golos, mas também situações que em nada dignificaram a modalidade.

Benfica trava a fundo no vermelho e Taça de Portugal segue para Braga

O Sporting de Braga conquistou, este domingo, a terceira Taça de Portugal em, precisamente, 100 anos de história, ao derrotar o Benfica, no Estádio Cidade de Coimbra, por 2-0, graças aos golos de Lucas Piazón e Ricardo Horta.

Os encarnados jogaram durante mais de 70 minutos reduzidos a dez, por via da expulsão ‘madrugadora’ de Helton Leite (e mais tarde a nove, por culpa de Adel Taarabt), e dão, assim, por encerrada a temporada 2020/21 sem vencer um único troféu.

Uma ‘chapelada’ no estômago

Sporting de Braga e Benfica entraram em campo de ‘faca nos dentes’, protagonizando um duelo, muitas vezes, mais disputado do ponto de vista físico do que, propriamente, bem jogado, ainda que com maior pendor para o lado dos encarnados.

A equipa orientada por Jorge Jesus conseguiu pressionar o adversário e recuperar a bola em posições adiantadas, mas a estratégia acabaria por cair por terra quando, aos 16 minutos, Nuno Almeida expulsou Helton Leite por falta sobre Abel Ruiz.

Os minhotos começaram, finalmente, a conseguir jogar no meio-campo ofensivo e a criar oportunidades de perigo. Galeno tentou a sorte de longe, mas sem sucesso, e, pouco depois, Nicolás Otamendi teve que se aplicar para impedir o golo de Ricardo Horta.

Já à beira do intervalo, o Benfica viveu a melhor fase, e esteve à beira de marcar, primeiro, por Haris Seferovic, e depois, por Julian Weigl. Mas quem não marca arrisca-se a sofrer, e Lucas Piazón aproveitou um adiantamento de Odysseas Vlachodimos para marcar um golaço.

Vitória minhota só pecou por escassa

A segunda parte arrancou com um autêntico ‘massacre’ do Sporting de Braga, que se instalou último terço do terreno e foi somando desperdiçando oportunidades, ora por intervenções ‘miraculosas’ de Odysseas Vlachodimos, ora por desacerto dos avançados.

O Benfica foi tentando responder, mas apenas conseguiu chegar à frente a espaços, e, tirando um remate já em desequilíbrio de Darwin Núñez, pouco mais fez para fazer por merecer a conquista da prova-rainha do futebol nacional.

A ‘machadada final’ acabaria por surgir já à beira do apito para o intervalo. Rafa perdeu a bola para Ricardo Esgaio junto à linha lateral, e esta sobrou para Abel Ruiz, que assistiu para um autêntico ‘míssil’ de Ricardo Horta.

A pior parte da noite estaria reservado para o tempo de compensação. Adel Taarabt atirou com Lucas Piazón ao chão, e envolveu-se numa ‘troca de galhardetes’ com Eduardo. Nuno Almeida não hesitou e expulsou os jogadores e o treinador de guarda-redes.

O Sporting de Braga conquista, desta maneira, a terceira Taça de Portugal da história. A última remontava a 2016, quando, sob as ordens de Paulo Fonseca, bateu o FC Porto, no estádio do Jamor, no desempate por grandes penalidades.

Momento do jogo: O Benfica parecia estar melhor nesta Taça de Portugal durante os primeiros minutos, colocando sérias dificuldades à circulação de bola do Sporting de Braga. No entanto, a expulsão de Helton Leite acabaria por transfigurar por completo o jogo.

Acompanhamento

90' - Apito final em Coimbra! O Sporting de Braga bate o Benfica, por 2-0, graças aos golos de Lucas Piazón e Ricardo Horta, e conquista a Taça de Portugal.

90+1' - Confusão instalada no relvado! Adel Taarabt atirou com Lucas Piazón ao chão e ainda se 'pegou' com Eduardo, protagonizando cenas muito feias em Coimbra. O treinador de guarda-redes do Sporting de Braga recebeu ordem de expulsão, assim como o jogador Adel Taarabt e Lucas Piazón.

85' - GOOOOOOLOOOOO do Sporting de Braga! É de Ricardo Horta, que, a passe de Abel Ruiz, 'fuzilou' a baliza à guarda de Odysseas Vlachodimos.

82' - Mais um cartão amarelo. Agora é para João Novais, por falta sobre Chiquinho.

81' - Jorge Jesus coloca a 'carne toda no assador'. Sai Morato, entra Chiquinho.

75' - Contratempo no Sporting de Braga. Al Musrati sai lesionado e em lágrimas para dar o lugar a André Horta.

70' - Carlos Carvalhal também mexe. Entra João Novais, para o lugar de André Castro.

67' - Atenção, que o Benfica ainda está 'vivo' no jogo! Adel Taarabt bombeou a bola para a grande área, e Darwin Núñez esticou-se para atirar por cima da baliza.

66' - Nuno Almeida volta a 'sacar' do cartão amarelo. Agora é para Al Musrati, por falta sobre Adel Taarabt.

60' - Mais uma oportunidade desperdiçada pelo Sporting de Braga! Galeno levou tudo à frente e, já na grande área, atirou por cima da baliza. Os arsenalistas já podiam estar bem mais confortáveis nesta final...

57' - Jorge Jesus faz três alterações de uma vez. Saem Diogo Gonçalves, Everton e Seferovic, entram Nuno Tavares, Darwin Núñez e Rafa.

54' - O que acaba de desperdiçar Abel Ruiz! O avançado espanhol, lançado por Galeno, apareceu à boca da baliza, mas atirou ao lado. Na repetição é possível ver que um ligeiro toque de Otamendi foi o suficiente para atrapalhar o ex-Barcelona.

48' - Esteve à vista o segundo golo do Sporting de Braga! Odysseas Vlachodimos, com uma bela estirada, tirou o 2-0 a Castro.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Sporting de Braga-Benfica.

45' - Nuno Almeida dá por terminada a primeira parte. O golaço de Lucas Piazón vai fazendo a diferença entre Sporting de Braga e Benfica no final dos primeiros 45 minutos.

Não perca as imagens do golaço do Sporting de Braga

45+3' - GOOOOOOLOOOOO do Sporting de Braga! Que grande 'chapéu' de Lucas Piazón, que, ao ver Odysseas Vlachodimos adiantado, fez a bola 'voar' para o fundo das redes. Um belo lance, provocado por uma clara falta de comunicação entre o guarda-redes e a defesa do Benfica...

45+1' - Mais uma grande oportunidade para o Benfica! Julian Weigl encheu o pé e rematou forte, para uma grande defesa de Matheus.

45' - Seferovic ficou muito perto do golo! O avançado do Benfica 'disparou' contra as pernas de Vitor Tormena e a bola saiu ligeiramente ao lado da baliza.

40' - Que corte 'miraculoso' de Otamendi! Ricardo Horta estava completamente isolado com a baliza 'escancarada', após passe de Abel Ruiz, mas o internacional argentino apareceu, na hora H, a desviar para canto.

36' - Responde o Benfica! Após jogada estudada, Grimaldo apareceu na grande área a cabecear ao lado do alvo.

35' - Nuno Almeida exibe mais um cartão. Agora é amarelo e para Ricardo Esgaio, por falta sobre Adel Taarabt.

32' - O Sporting de Braga está cada vez mais perto do golo! Após uma jogada de insistência, Castro rematou cruzado, e a bola passou a centímetros da baliza do Benfica.

30' - Galeno volta a tentar sorte! Se na primeira tentativa a bola saiu fraca... agora saiu forte demais e passou a largos metros da baliza encarnada.

29' - Desatenção da defesa do Benfica! Galeno aproveitou, 'galgou metros' e rematou, mas a bola foi à figura de Vlachodimos.

21' - Jorge Jesus mexe de imediato. Pizzi sai visivelmente contrariado, para dar o lugar a Odysseas Vlachodimos.

O lance que levou à expulsão de Helton Leite

16' - Nuno Almeida exibe o cartão vermelho a Helton Leite! O guarda-redes do Benfica saiu da baliza e 'varreu' Abel Ruiz à entrada da grande área. O banco encarnado contestou veementemente, reclamando fora de jogo do avançado espanhol, mas as imagens deixam claro que este se encontrava em posição regular.

15' - Eis o primeiro sinal de aviso do Sporting de Braga! Abel Ruiz apareceu bem na grande área e tentou deixar a bola nos pés de Lucas Piazón, mas a dupla não se entendeu e a jogada perdeu-me.

14' - Quem protesta agora é Jorge Jesus. Raúl Silva fez uma 'placagem' a Haris Seferovic e Nuno Almeida assinalou falta, mas o treinador do Benfica queria algo mais.

12' - Muitos protestos da parte do banco do Sporting de Braga. Galeno recuperou a bola a Diogo Gonçalves e seguia para a baliza quando Nuno Almeida assinalou falta e 'cortou' o ímpeto arsenalista.

8' - Atento Raúl Silva! Everton cruzou para o coração da grande área, onde Haris Seferovic já se preparava para cabecear à baliza. Valeu a ação do central brasileiro a impedir a ação do avançado suíço.

0' - Nuno Almeida faz soar o apito inicial em Coimbra. Sporting de Braga e Benfica já disputam a final da Taça de Portugal.

Onzes

Sporting de Braga: Matheus; Tormena, Raul Silva, Sequeira; Esgaio, Al Musrati, Castro, Galeno; Piazon, Abel Ruiz, Ricardo Horta.

Suplentes do Sporting de Braga: Tiago Sá, João Novais, André Horta, Rui Fonte, Sporar, Borja e Bruno Rodrigues.

Benfica: Helton Leite; Diogo Gonçalves, Morato, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo; Weigl, Taarabt; Pizzi, Everton e Seferovic.

Suplentes do Benfica: Odysseas, Gabriel, Darwin, Chiquinho, Rafa, Jardel e Nuno Tavares.

Pré-jogo

19h30: Luisão garantiu, em declarações à TVI, que uma eventual derrota não irá influenciar o futuro de Jorge Jesus no Benfica: "Aqui dentro, durante o ano, essa maneira de pensar não existiu. Faltam um último jogo, e o nosso pensamento é só ganhar".

19h00: As duas equipas já estão no Estádio Cidade de Coimbra. Daqui a pouco ficaremos a conhecer os onzes oficiais escolhidos por Carlos Carvalhal e Jorge Jesus. 

18h34: Os jogadores do Benfica já estão no autocarro e vão abandonar o hotel rumo ao Estádio Cidade de Coimbra. Luís Filipe Vieira viaja em viatura própria. Perante a presença de vários adeptos, jogadores e presidente acenaram em resposta aos incentivos. 

Antevisão

A espera chegou ao fim. É já este domingo que Sporting de Braga e Benfica medem forças no Estádio Cidade de Coimbra, em busca de encerrar a temporada da melhor maneira possível, ou seja, com a conquista da Taça de Portugal.

Os encarnados são 'reis e senhores' da prova-rainha do futebol nacional, tendo-a conquistado por 26 vezes, a última das quais em 2016/17, quando bateram, na hora da decisão, o Vitória SC, eterno rival do conjunto arsenalista, no Jamor.

Já os minhotos, querem levar para casa o terceiro troféu da história. A memória mais recente que têm de o fazer remonta a 2016, quando derrotaram o FC Porto numa partida 'imprópria para cardíacos', que apenas ficou decidida no desempate por grandes penalidades.

O Sporting de Braga-Benfica será apitado por Nuno Almeida, árbitro da Associação de Futebol do Algarve, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental) deste domingo, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sp. Braga-Benfica: Coimbra serve "bolo", mas para onde pende a "cereja"?

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório