O Vizela garantiu o direito a acompanhar o já campeão Estoril na promoção ao principal escalão do futebol português, ao receber e bater, este sábado, o Vilafranquense, por categóricos 5-2, em partida a contar para a 34.ª e última jornada da II Liga.
Os homens da casa entraram bem e marcaram logo aos dois minutos, por Diogo Ribeiro, mas, pouco depois, Evandro Brandão repôs a igualdade. O avançado angolano ainda acabaria por marcar novamente, já na segunda parte, mas um 'bis' de Raphael Guzzo e tentos de Kiko e Tavinho selaram o resultado final.
Com este triunfo, o Vizela passou a somar 66 pontos, pelo que encerra a temporada 2020/21 na segunda posição, e ascende diretamente à I Liga. Já o Vilafranquense, termina com 31 pontos, e não evita a despromoção, juntamente com a Oliveirense.
Arouca vai ao playoff
O Arouca, por sua vez, irá jogar a promoção ao principal escalão do futebol nacional num playoff que o colocará, frente a frente, com o Rio Ave (16.º e antepenúltimo classificado da I Liga), após bater o Desportivo de Chaves, em casa, por 3-1.
André Silva marcou aos 14, e Juninho igualou num dos últimos lances do primeiro tempo. No entanto, o conjunto da casa recusou baixar os braços e, já no segundo tempo, garantiu o triunfo à boleia de dois golos assinados por Pité nos espaço de 19 minutos.
O Arouca encerra a campanha na terceira posição, com 65 pontos, mais três do que a Académia de Coimbra, que, à mesma hora, foi a Matosinhos derrotar o Leixões, por 2-1. Já o Chaves, é sexto classificado, com 57 pontos.
FC Porto B 'reforçado' mantém-se
Finalmente, o FC Porto B acabou por conseguir garantir a manutenção na II Liga 'in extremis'. Os homens de António Folha perderam na visita ao Benfica B, por 1-2, mas beneficiaram das derrotas de Vilafranquense e Oliveirense para se conseguirem 'salvar'.
João Mário, um dos oito jogadores da equipa principal utilizados (juntamente com Diogo Costa, Diogo Leite, Nanu, Fábio Vieira, Romário Baró, Francisco Conceição e Evanilson), inaugurou o marcador aos 38 minutos, mas, já no segundo tempo, Tiago Gouveia e Diogo Mendes consumaram a reviravolta.
O FC Porto B terminou, assim, a temporada na 16.ª e antepenúltima posição da II Liga, com 32 pontos, apenas mais um dos que os dois últimos classificados. Já o Benfica B, ficou-se pelo oitavo posto, com 44 pontos ao fim de 34 jornadas.
Leia Também: FC Porto B defronta Benfica B com 8 jogadores da equipa principal