Powered bySolverde
Disclaimer

João Manuel Pinto vaticina "final antecipada" na Luz

O 'clássico' de quinta-feira entre Benfica e FC Porto, da 31.ª jornada da I Liga de futebol, será uma "final antecipada" quanto às aspirações dos dois rivais, reconheceu à agência Lusa o ex-internacional português João Manuel Pinto.

FC Porto-Benfica

© Global Imagens

Lusa
04/05/2021 09:01 ‧ 04/05/2021 por Lusa

Desporto

I Liga

"Se o FC Porto quer chegar à liderança, tem de ganhar na Luz. Se o Benfica quer chegar ao segundo lugar, tem de ganhar ao FC Porto. Se houver empate, a almofada continua melhor para o FC Porto, mas o Sporting poderá ficar a oito pontos [caso vença o Rio Ave] e não acredito que deixe mais fugir o título", vincou o ex-defesa de 'águias' e 'dragões'.

O Benfica, terceiro classificado, com 66 pontos, recebe o campeão nacional FC Porto, segundo, com 70, seis abaixo do líder invicto Sporting, na quinta-feira, às 18:30, no Estádio da Luz, em Lisboa, quando restam quatro rondas para o final do campeonato.

"Nesta fase, o importante não é jogar bem, mas sim fazer pontos. Tudo ainda é possível, pelo que teremos aqui um verdadeiro 'clássico'. Acredito que será muito intenso, com grande concentração e determinação, e espero que os intervenientes estejam à altura, incluindo a arbitragem, que tem estado muito debaixo de fogo e cometido erros", notou.

Advertindo que o FC Porto "tem levado mais pontos da Luz que o contrário" em partidas da I Liga nos últimos anos, João Manuel Pinto admite que um novo desaire do Benfica "arruma de vez" as contas do acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões.

"Quando chegas ao final da época e não ganhas o título, que é o objetivo principal, nunca é bom. Se o Benfica ganhar a Taça de Portugal, continuo a dizer que não foi uma época boa. Ficando em segundo lugar, continua a ser má. Se for terceiro, as coisas são ainda piores, e terá de fazer uma pré-eliminatória, que este ano não correu nada bem", avaliou.

O "dinheiro e o prestígio" proporcionados pela presença na principal prova europeia são "muito importantes" para os clubes portugueses e podem, no caso dos 'encarnados', ajudar a compensar um recorde de investimento de 105 milhões de euros em 2020/21.

"O Benfica faz bons jogos de repente, mas é muito inconstante, e tem tido uma época de altos e baixos, enquanto FC Porto e Sporting são bem mais regulares. Foram criadas expectativas tão grandes em cima de um clube muito grande, sendo que alguns reforços não conseguiram impor a sua qualidade e a covid-19 trouxe muitas dificuldades", frisou.

Nesse lote de fatores prejudiciais ao desempenho do Benfica, João Manuel Pinto, de 47 anos, prioriza a ausência de público nos estádios, algo "importantíssimo" na esfera dos 'grandes', ao ponto de dosear a pressão contra adversários teoricamente acessíveis.

"O Benfica teve uma oportunidade de ouro com um grande plantel e treinador, muitas soluções e gente muito competente. Sei é que foram dadas todas as condições aos jogadores, mas, por vezes, as coisas não correm bem. A balança pesou mais para o lado não das expectativas", resumiu o ex-central das 'águias', nas épocas 2001/02 e 2002/03.

A estabilização no 'onze' do defesa brasileiro Lucas Veríssimo, único reforço contratado na reabertura de mercado, estimulou as 'águias' a apostarem numa estrutura com três centrais, que "certamente será implementada" no 'clássico', em vez do habitual 4-4-2.

"Os atletas tiveram de se adaptar rapidamente ao modelo, que não é o do Jorge Jesus, mas introduz mais unidades na área e dá liberdade aos laterais para fazerem o corredor. Isso tem dado frutos e mais golos, com a exceção do jogo com o Gil Vicente [derrota em casa por 2-1], mas em Tondela [vitória por 2-0] voltaram à linha de quatro", constatou.

Atendendo às melhorias do meio-campo do Benfica, mediante os "bons momentos" de Pizzi e do alemão Julian Weigl e as "variações dos extremos para zonas interiores", João Manuel Pinto acredita numa modificação do tradicional 4-4-2 do FC Porto para um 4-3-3.

"É uma equipa com muita experiência, grande qualidade na frente e jogadores muito evoluídos em termos técnicos. O FC Porto tem sempre algo na manga nas bolas paradas e o Sérgio Conceição tem sempre algo de estratega para poder surpreender o oponente. Por norma, os 'clássicos' decidem-se hoje em dia com pequenos pormenores", apontou.

O técnico irá cumprir o segundo de quatro jogos de suspensão e "fará muita falta" no banco, mas o ex-defesa dos 'azuis e brancos', entre 1995 e 2001, ressalva que "nestes jogos não é preciso dizer nada aos jogadores, pois todos já sabem o que têm de fazer".

"O FC Porto vem com tudo para esta grande final, que servirá para o Sporting perceber o que sairá dali. Um empate ou uma vitória do Benfica irá dar mais conforto até ao fim", concluiu João Manuel Pinto, que venceu quatro campeonatos, três Taças de Portugal e duas Supertaças nas Antas e partilhou balneário com Sérgio Conceição de 1996 a 1998.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Óbito

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Fórmula 1

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas