Meteorologia

  • 10 MAIO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

"Os meus amigos de Kiev morreram todos"

O antigo jogador do AC Milan e do Chelsea, Andriy Shevchenko, lembra como foi crescer a 200 quilómetros do centro nuclear onde sucedeu o desastre de Chernobyl em 1986.

"Os meus amigos de Kiev morreram todos"
Notícias ao Minuto

19:53 - 03/05/21 por Notícias ao Minuto 

Desporto Shevchenko

O antigo futebolista ucraniano Andriy Shevchenko apresentou o seu novo livro La mia vita, il mio calcio (A minha vida, o meu futebol), escrito em conjunto com Alessandro Alciato, no qual abordou a sua vida pessoal e profissional.

Ao diário italiano Corriere Della Sera,  Shevchenko abordou o conteúdo do livro, revendo alguns aspectos muito importantes que marcaram a sua vida, como a tragédia de Chernobyl.

O antigo jogador do AC Milan e do Chelsea, entre outros, lembra como foi crescer a 200 quilómetros do centro nuclear onde sucedeu o desastre de Chernobyl em 1986.

“Espero não surpreender ninguém se disser que tudo me parecia normal. Eu tinha dez anos. Divertia-me como um louco a jogar futebol em qualquer lugar. Eles levaram-me para a Academia do Dínamo Kiev, mas depois o reator 4 explodiu e tiraram-nos a todos dali", começou por dizer o antigo internacional ucraniano. 

“Ainda me sinto angustiado, os autocarros da URSS chegaram e levaram todas as crianças entre os 6 e os 15 anos. Eu estava a 1.500 quilómetros de casa e recordo-me de ter vivido tudo isto como se estivesse num filme”, acrescentou Shevchenko, numa entrevista onde também explica como era viver na URSS: “Não era tudo mau, havia muitas escolas e muitos desportos por toda parte. Era um país fechado que te fazia ser fechado”.

Shevchenko viveu com muitos dos seus amigos de infância de Kiev, mas nem todos sofreram o mesmo destino. “No meu bairro comecei a ter cada vez menos. Todos morriam, não da radiação, mas do álcool, drogas, problemas com armas. As fissuras no muro da URSS foram ficando maiores. O mundo que conhecíamos estava a desabar  e os meus amigos, como todo o meu povo, não acreditavam em mais em nada e perderam-se. O amor dos meus pais e o futebol salvaram-me", reconheceu o Bola de Ouro de 2004.

Leia Também: "Haaland vai continuar no próximo ano em Dortmund e ele concorda"


 
 
 


 
 
 


 
 
 


 
 
 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório