O Dínamo Kiev é o novo campeão da Ucrânia. A formação treinada por Mircea Lucescu venceu este domingo o Inhulets Petrove, por 5-0, e conquistou o 16.º título da sua história, colocando um ponto final na hegemonia do Shakhtar Donetsk.
A equipa de Luís Castro, por seu lado, não conseguiu evitar a derrota por 0-2 frente ao Oleksandriya e ficou assim a 13 pontos do líder numa altura em que faltam disputar apenas três jornada do campeonato ucraniano.
Depois de vencer o título durante quatro temporadas consecutivas, o Shakhtar, treinado pelo técnico português, o melhor que pode garantir esta época é o 2.º lugar - que para já ainda não está seguro.
A continuidade de Luís Castro no Shakhtar não deverá estar assegurada, até porque o português já deu conta de que o seu futuro pode mesmo não passar pela Ucrânia. Em março passado, Castro referiu que as opções estavam em aberto.
"Quanto ao meu futuro, na próxima época vão ver-me nas competições europeias seja no Shakhtar, seja talvez noutro clube, mas no momento não estou nem um pouco preocupado com isso. Para já queremos ser campeões na Ucrânia. É só nisso que penso", referiu há um mês e uma semana.