Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Tchaikovsky substitui hino russo no pódio olímpico

A Rússia vai substituir o hino nacional por um tema do compositor Pyotr Tchaikovsky durante os Jogos Olímpicos Tóquio2020, foi hoje anunciado pelo presidente do Comité Olímpico Russo (COR), Stanislav Pozdniakov.

Tchaikovsky substitui hino russo no pódio olímpico
Notícias ao Minuto

18:09 - 22/04/21 por Lusa

Desporto Tóquio2020

A proposta do COR, extensível aos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim2022, foi já validada pelo Comité Olímpico Internacional (COI), depois de rejeitada como substituta do hino a canção patriótica Katiusha, por se tratar de um tema intimamente ligado à Rússia.

"A partir de hoje, a nossa equipa olímpica tem todos os elementos identificadores. A bandeira tricolor do COR. Os uniformes oficiais, reconhecíveis, mas sem inscrições. E agora o acompanhamento musical com que os atletas russos serão homenageados em Tóquio e Pequim", refere Stanislav Pozdniakov.

A proposta de usar a música do compositor Pyotr Tchaikovsky (1840-1893) foi apresentada pelas autoridades desportivas russas no final de março, argumentando que a sua obra "faz parte do legado musical mundial".

Pozdniakov disse que esta proposta surgiu de uma ideia promovida pela treinadora russa de patinagem no gelo Tatiana Tarásova, a primeira a propor composições de Tchaikovsky ou Glinka como substitutas do hino.

Conforme relatado recentemente pelo COI, os atletas russos competirão nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020 e Pequim2022 sob a bandeira do seu comité olímpico (COR), devido ao veto imposto pela Agência Mundial Antidopagem (AMA).

De acordo com o comité olímpico russo, nome, emblema, uniforme e bandeira da seleção russa devem utilizar a sigla COR, sem qualquer referência ou menção ao nome do país, Rússia.

Durante os próximos dois anos, os atletas russos terão que competir como neutros em Jogos Olímpicos e campeonatos do Mundo, mas não em eventos de qualificação ou Europeus, nos quais poderão carregar a sua bandeira e ouvir o hino.

Leia Também: Tóquio2020: Telma Monteiro sobe no 'ranking' à boleia do título europeu

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório