Meteorologia

  • 10 MAIO 2021
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

Clubes portugueses arriscam perder mais de 50 milhões após multa da AdC

Em causa está uma alegada violação da Lei da Concorrência. 31 sociedades desportivas acusadas.

Clubes portugueses arriscam perder mais de 50 milhões após multa da AdC

A Autoridade da Concorrência (AdC) confirmou, esta segunda-feira, que avançou com uma nota de acusação contra a Liga Portugal, liderada por Pedro Proença, e 31 sociedades desportivas, devido à assinatura de um acordo de não-contratação de trabalhadores em 2020.

Em causa está um acordo assinado na reta final da temporada 2019/20, após a pandemia de covid-19 suspender o campeonato, entre clubes dos escalões profissionais, e que foi alvo de um processo em maio de 2020, após uma medida cautelar interposta pela Autoridade da Concorrência.

Caso seja confirmada esta alegada violação da Lei da Concorrência, este conjunto de acusados poderá pagar uma multa milionária.

De acordo com a informação divulgada esta segunda-feira pelo jornal A Bola, os acusados poderão ter de pagar uma multa a rondar os 50 milhões de euros (51 592 774 euros mais concretamente).

No mesmo comunicado divulgado esta segunda-feira, a Autoridade da Concorrência sublinha que o "acordo impedia a contratação, pelos clubes da Primeira e Segunda Ligas, de futebolistas que rescindissem unilateralmente o contrato de trabalho invocando questões provocadas pela pandemia Covid-19".

Em suma, um jogador que terminasse o seu contrato invocando razões relacionadas com a pandemia não poderia ser contratado por outro clube da I e II Ligas.

Leia Também: AdC acusa 31 sociedades desportivas por acordo restritivo da concorrência

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório