Powered bySolverde
Disclaimer

Liga espanhola "energicamente contra" proposta de Superliga Europeia

A Liga espanhola de futebol manifestou-se hoje "energicamente contra a proposta anunciada de criação de uma competição secessionista e elitista", a Superliga europeia, por "atacar os princípios de competitividade aberta e mérito desportivo".

Presidente liga espanhola, javier tebas

© Reuters

Lusa
19/04/2021 11:30 ‧ 19/04/2021 por Lusa

Desporto

Espanha

"A nova proposta de competição europeia não é mais do que um plano egoísta, desenhado para enriquecer ainda mais os mais ricos. Sorverá o atrativo de todo o jogo e terá um impacto profundamente prejudicial para toda a 'La Liga', os clubes que a compõem e todo o ecossistema futebolístico", pode ler-se em comunicado.

Atlético de Madrid, Real Madrid e FC Barcelona são três dos 12 clubes fundadores proponentes da prova, que a Liga espanhola quer agora combater com "todas as ferramentas", para "defender a integridade e o futuro do futebol espanhol".

"Os adeptos de futebol de toda a Europa podem sonhar com que o seu clube, seja qual for a dimensão, possa destacar-se numa competição, chegar ao lugar mais alto, e competir entre o topo do futebol europeu. 'La Liga' defende esta tradição futebolística europeia de futebol para todos. O conceito proposto pelos 12 clubes destrói este sonho", criticam.

No domingo, AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham, treinado pelo português José Mourinho, "uniram-se na qualidade de clubes fundadores" da Superliga, indica um comunicado enviado à AFP.

"A época inaugural (...) iniciar-se-á o mais brevemente possível", informam os subscritores do comunicado, sem precisar qualquer data, adiantando que a nova competição pretende "gerar recursos suplementares para toda a pirâmide do futebol".

Os promotores da Superliga adiantam que a prova será disputada por 20 clubes, pois, aos 15 fundadores -- apesar de terem sido anunciados apenas 12 -, juntar-se-ão mais cinco clubes, qualificados anualmente, com base no desempenho da época anterior.

A época arrancará em agosto, com dois grupos de 10 equipas e os jogos, em casa e fora, serão realizados a meio da semana, mas todos os clubes participantes continuarão a disputar as respetivas ligas nacionais.

O comunicado dos 12 clubes surge no mesmo dia em que a UEFA reafirmou que excluirá os clubes que integrem uma eventual Superliga europeia de futebol, e que tomará "todas as medidas necessárias, a nível judicial e desportivo" para inviabilizar a criação de um "projeto cínico".

Leia Também: Federação alemã "frontalmente contra" criação de Superliga Europeia

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristianinho é mais alto do que Cristiano Ronaldo? CR7 esclarece tudo

Portugal

Cristianinho é mais alto do que Cristiano Ronaldo? CR7 esclarece tudo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

George Russell vence GP do Canadá de Fórmula 1 atrás do safety car

Fórmula 1

George Russell vence GP do Canadá de Fórmula 1 atrás do safety car

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas