Powered bySolverde
Disclaimer

Federação alemã "frontalmente contra" criação de Superliga Europeia

A Federação Alemã de Futebol (DFB) manifestou-se hoje "frontalmente contra" a iniciativa "egoísta" de 12 clubes europeus, nenhum deles germânico, de criar uma Superliga europeia.

bayern

© Getty Images

Lusa
19/04/2021 10:32 ‧ 19/04/2021 por Lusa

Desporto

Alemanha

Em comunicado, a DFB refere que "o futebol deveria sempre reger-se pelo rendimento desportivo" e não por "interesses económicos e egoístas de alguns clubes".

O organismo considera que o sistema de competições vigente é "solidário", pois as equipas qualificam-se tendo em conta "as classificações obtidas nas respetivas competições nacionais".

O organismo federativo alemão entende que "cada equipa deve decidir se quer continuar a ser parte solidária da organização do futebol, ou pensar apenas, de forma egoísta, nos seus interesses, fora da UEFA e das respetivas associações nacionais".

A criação de uma Superliga europeia de futebol foi no domingo anunciada por 12 dos principais clubes de Espanha, Inglaterra e Itália, que pretendem desenvolver uma competição de elite, concorrente da Liga dos Campeões, em oposição à UEFA.

AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham, treinado pelo português José Mourinho, "uniram-se na qualidade de clubes fundadores" da Superliga, indica o comunicado.

Os promotores da Superliga adiantam que a prova será disputada por 20 clubes, pois, aos 15 fundadores -- apesar de terem sido anunciados apenas 12 -, juntar-se-ão mais cinco clubes, qualificados anualmente, com base no desempenho da época anterior.

Apesar de não ter sido anunciado o nome de qualquer clube alemão, circulam rumores que indicam a possibilidade de serem convidados o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund, clubes que ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Leia Também: Manchester United e Juventus deixam Associação Europeia de Clubes

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristianinho é mais alto do que Cristiano Ronaldo? CR7 esclarece tudo

Portugal

Cristianinho é mais alto do que Cristiano Ronaldo? CR7 esclarece tudo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

George Russell vence GP do Canadá de Fórmula 1 atrás do safety car

Fórmula 1

George Russell vence GP do Canadá de Fórmula 1 atrás do safety car

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas