Powered bySolverde
Disclaimer

Jesus quis fazer igual, mas tudo foi diferente. As notas do Benfica-Gil

Águias foram derrotadas em casa e contas do campeonato podem ter ficado muito mais complicadas.

Benfica-Gil Vicente

© Global Imagens

Ruben Valente
18/04/2021 07:15 ‧ 18/04/2021 por Ruben Valente

Desporto

Análise

Este sábado, o Benfica perdeu pela segunda vez na Luz para o campeonato. Frente ao Gil Vicente, as águias foram derrotadas por 1-2 e podem ter complicado as hipóteses de chegar até mesmo ao segundo lugar.

Já o Gil Vicente atravessa a melhor fase da temporada. Nos últimos cinco jogos, venceu quatro deles. Para já, a equipa de Ricardo Soares soma 31 pontos em 27 jornadas, algo que se traduz no melhor desempenho dos gilistas nas últimas 9 edições do campeonato.

Além disto, a formação de Barcelos interrompeu também a melhor fase da época do Benfica. A equipa da Luz voltou a sofrer golos oito jogos depois, e voltou a conhecer o sabor da derrota, após seis vitórias consecutivas para a I Liga.

Num jogo onde o Benfica entrou apático, o Gil Vicente, que entrou muito bem na Luz, aproveitou para surpreender e marcar primeiro. Os gilistas estiveram melhor nos primeiros 45 minutos e na segunda parte ainda tiveram a eficácia necessária para sair do reduto do adversário com os três pontos.

Figura

Leáutey e Laurency marcaram os golos da vitória, mas foi Pedrinho um dos motores deste Gil Vicente. Assumiu o jogo desde cedo e foi um verdadeiro distribuidor de jogo. Se os gilistas fizeram a partida que fizeram, muito se deve ao trabalho do médio que encheu o meio-campo. Bem no capítulo do passe curto, como no passe longo e foi dos pés de Pedrinho que nasceu o primeiro e grande golo deste encontro.

Surpresa

Se houve um jogador que tentou agitar o jogo de uma equipa do Benfica apática, esse jogador foi Diogo Gonçalves. Longe de ter uma exibição de encher o olho, o lateral encarnado fez o suficiente para se destacar como o mais esforçado do onze que Jesus escalou para a partida. Ofensivamente fez vários cruzamentos, uns melhores que outros, é certo, mas alguns deles podiam mesmo ter dado em golo.

Desilusão

Depois de fazer dois golos e duas assistências frente ao Paços de Ferreira, Haris Seferovic parecia um jogador completamente diferente. Foi o jogador que teve as melhores ocasiões do Benfica e mostrou uma falta de eficácia tremenda em frente à baliza. Se já salvou a sua equipa em alguns jogos, diante do Gil Vicente deixou muito a desejar.

Treinadores

Jorge Jesus

Se olharmos para a ficha de jogo do encontro frente ao Paços e desta partida diante do Gil Vicente vemos que o onze escolhido por Jesus foi o mesmo. No entanto foram duas exibições completamente distintas. O 3x5x2 utilizado desde o primeiro minuto mostrou-se ineficaz perante um Gil Vicente que tinha a lição bem estudada. Entrar no último terço do terreno pareceu uma tarefa hercúlea para os encarnados. Ao intervalo mexeu bem e a equipa melhorou. Ainda assim exigia-se mais num jogo em casa.

Ricardo Soares

Muita organização, não só defensiva, e consistência, o que foi mérito do treinador da equipa de Barcelos. Provavelmente ninguém esperava um Gil Vicente mais subido no terreno desde início e essa premissa tenha talvez feito a diferença. Se o Benfica pouco chegou à baliza adversária no primeiro tempo muito se deve à estratégia inicial de Ricardo Soares.

Fábio Veríssimo

Critério apertado no que à mostragem de cartões diz respeito. Permitiu muitas paragens no jogo, o que acabou por ser mau para o espetáculo, merecendo também algumas críticas no final da partida por parte do técnico do Benfica, Jorge Jesus. 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Martim Mayer

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas