O Sporting sofreu para vencer, na sexta-feira, o Farense (1-0), em jogo da 27.ª jornada da I Liga. Depois de dois empates consecutivos, e de quatro pontos perdidos entretanto, os leões estavam obrigados a ganhar e não foi apenas o golo de Pedro Gonçalves, ainda na primeira parte, que garantiu o regresso aos triunfos. Na baliza leonina mora a outra razão pela qual o Sporting triunfou em Faro. Antonio Adán voltou a assinar nova exibição categórica, e foi um autêntico pesadelo para os jogadores do Farense.
O guardião espanhol assinou várias defesas de elevado grau de dificuldade, foi eleito o homem do jogo e confirmou a chegada a um registo nunca antes vistos na equipa leonina.
Adán acumula um registo de 13 golos sofridos em 27 jogos, números que colocam o ex-Atlético de Madrid na história do Sporting. Porquê? Pois bem, segundo revela a plataforma especializada PlaymakerStats, este é mesmo o melhor registo defensivo - de sempre, leia-se - do Sporting ao fim de 27 jornadas do campeonato.
13 golos sofridos após 27 jogos: melhor registo de sempre do 🦁Sporting
— playmakerstats (@playmaker_PT) April 16, 2021
Golos sofridos Sporting após 27 jogos na Liga🇵🇹 :
13: 2020/21
14: 1996/97
14: 2006/07
15: 1990/91
15: 1994/95 pic.twitter.com/9DkOBCPK63
Amorim foi o primeiro a ser convencido
Antonio Adán chegou ao Sporting no último verão a custo zero proveniente do Atlético de Madrid. Na sombra de Jan Oblak, o guardião espanhol teve de convencer os adeptos que olhavam para a sua chegada com alguma desconfiança por conta da boa resposta de Luís Maximiano, jovem guardião formado em Alcochete que havia ganho a titularidade na época transata.
No entanto, Adán depressa convenceu Rúben Amorim a dar-lhe um lugar no onze e tem justificado, jogo após jogo, que merece ser dono da baliza verde e branca.
Duas épocas com poucos minutos
A desconfiança inicial por parte dos adeptos do Sporting também se explica pelos escassos jogos realizados pelo guardião de 33 anos nas duas épocas anteriores. Ser suplente de Oblak não é tarefa fácil para ninguém, e Adán apenas foi a jogo por sete ocasiões no conjunto das temporadas 2019/20 e 2018/19.
O passado já lá vai, e Adán é, por esta altura, um dos esteios do Sporting de Rúben Amorim. O espanhol espelha sempre tranquilidade na baliza e não treme quando é chamado a intervir.
Leia Também: Rúben Amorim recupera titulares após a vitória no Algarve