Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Avança a 'revolução' da Champions: 36 equipas e número 'louco' de jogos

Novo formato deverá ser aprovado no próximo congresso do Comité de Competições de Clubes da UEFA, que está agendado para terça-feira.

Avança a 'revolução' da Champions: 36 equipas e número 'louco' de jogos
Notícias ao Minuto

13:49 - 16/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto UEFA

O Comité de Competições de Clubes da UEFA tem marcada, para esta sexta-feira, uma reunião decisiva para o futuro do futebol europeu, onde ficarão 'limados' os detalhes relativamente ao novo formato da Liga dos Campeões, que entrará em vigor a partir de 2024.

O jornal espanhol Marca traz, esta sexta-feira, a público os detalhes dos planos já 'desenhados' pelo organismo, que serão, formalmente, aprovados na próxima terça-feira, dia para o qual está agendado o próximo congresso.

A 'nova' prova milionária contará com 36 equipas, ao contrário das atuais 32, e começará desde logo pela implementação do tão badalado 'modelo suíço', o que significa que todos os participantes disputaram um único grupo onde todos se encontram.

No entanto, nem todos se irão defrontar entre si. Haverá lugar a quatro potes formados com base no coeficiente dos emblemas em prova, dos quais sairão os emparelhamentos dos dez jogos a disputar na fase inaugural (cinco em casa e cinco fora).

Terminada esta primeira ronda, as oito equipas que tiverem somados mais pontos garantem o apuramento direto para os oitavos-de-final, ao passo que aquelas que ficarem entre o 9.º e o 16.º lugar disputarão uma eliminatória com os últimos classificados.

Daí em diante, todas as eliminatórias serão disputadas a duas mãos, com exceção, claro está, da final. Significa isto que o vencedor da Liga dos Campeões realizará 17 jogos, sendo que, ao todo, haverá lugar a um total de 100 jogos por temporada.

Leia Também: UEFA não 'brinca em serviço' e pune de forma severa defesa do Atl. Madrid

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório