Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Leão treme, mas regressa às vitórias e reforça liderança

Golo de Pedro Gonçalves deixa, provisoriamente, os leões com nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o FC Porto.

Leão treme, mas regressa às vitórias e reforça liderança
Notícias ao Minuto

22:53 - 16/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

O Sporting ‘sacudiu’, esta sexta-feira, a pressão acrescida no seguimento dos empates concedidos nas duas últimas jornadas, diante de Moreirense e Famalicão, ao regressar às vitórias, na deslocação ao terreno do Farense, por 1-0.

O primeiro e único golo da noite foi marcado pelo inevitável Pedro Gonçalves, que recuperou, provisoriamente, a liderança da tabela dos melhores marcadores da I Liga, com vantagem mínima sobre Haris Seferovic, do Benfica.

Cerco ao leão, polémica e golo… do ‘suspeito do costume’

O Sporting entrou em campo pressionado pelas recentes ‘escorregadelas’, e o Farense tentou capitalizar essa circunstância a seu favor, ao aplicar uma pressão e intensidade de ‘alta voltagem’, que deixou o adversário em claras dificuldades.

A equipa orientada por Rúben Amorim (que cumpriu castigo e não se sentou no banco) ficou, claramente, surpreendida pela abordagem algarvia, e somou erros atrás de erros durante o primeiro tempo, que por muito pouco não deram em golo.

Sebastián Coates e Matheus Reis ‘tremeram que nem varas verdes’ perante o cerco montado pelos homens da casa, que chegaram, inclusive, a pedir grande penalidade por duas ocasiões, mas Hugo Miguel (e o VAR) optaram por nada assinalar.

Ainda assim, a espaços, os leões foram conseguindo somar oportunidades. Beto, com duas grandes defesas, negou o golo, primeiro a João Mário, e depois a Sebastián Coates, mas nada pôde fazer para desviar o remate de Pedro Gonçalves, aos 35 minutos.

Também aqui o VAR teve de entrar em ação, para averiguar se Paulinho estaria fora de jogo, mas as imagens não deixaram dúvidas. O avançado estava mesmo em jogo por 70 centímetros e o Sporting podia suspirar de alívio.

Muralha quase desabou à beira do final

No regresso dos balneários, o Sporting apresentou-se ligeiramente melhor, a encontrando mais alternativas para contornar a primeira linha de pressão do Farense, que, no entanto, foi até a primeira equipa a criar perigo.

Antonio Adán, com duas defesas atentas, manteve a baliza inviolada face aos remates de Eduardo Mancha e Pedro Henrique. No entanto, Beto não se quis ficar atrás, e fez o mesmo à tentativa de Paulinho, quando os leões se preparavam para festejar.

Já bem perto do apito final, Miguel Bandarra, acabado de sair do banco, atirou a bola para o fundo das redes, mas o lance acabou por ser invalidado, uma vez que Mansilla estava em posição irregular no início da jogada.

Com este triunfo, o Sporting passa a somar 69 pontos e reforça a liderança isolada da I Liga, com mais nove pontos do que o FC Porto, que visita o Nacional no fecho da jornada. Já o Farense, é 17.º e penúltimo classificado, com 22 pontos.

Momento do jogo: Há defesas que valem pontos, e aquela realizada por Antonio Adán à passagem dos 84 minutos, quando Brian Mansilla atirou cruzado, é uma delas. O Sporting voltou a não encantar, mas desta feita venceu, e em muito o deve ao guarda-redes.

Acompanhamento

90' - Apito final no estádio de São Luís. O Sporting regressa às vitórias na visita ao Farense graças ao golo solitário de Pedro Gonçalves.

83' - Rúben Amorim volta a mexer. Saem Paulinho e Daniel Bragança, entram Nuno Santos e Tiago Tomás.

81' - Golo anulado ao Farense! Bandarra, numa das primeiras vezes em que toca na bola, coloca-a no fundo das redes. No entanto, Mansilla estava em posição irregular no início da jogada.

78' - Mais substituições no Farense. Saem Licá e Jonatan Lucca, entram Fabrício Isidoro e Bandarra.

71' - Também há alteração no Sporting. Entra Matheus Nunes, para o lugar de João Mário.

64' - Jorge Costa mexe pela primeira vez. Entra Mansilla, sai Bilel.

57' - Responde o Sporting... e Beto! Paulinho, completamente solto, atirou para mais uma grande defesa do guarda-redes adversário.

53' - Que defesa enorme de Adán! Pedro Henrique apareceu completamente sozinho na grande área, mas o guarda-redes, com uma grande estirada, impediu o golo.

50' - O que acaba de desperdiçar Paulinho... Na cara de Beto, o avançado tentou meter a bola em João Mário, mas o passe saiu-lhe muito mal e a jogada perdeu-se.

47' - Segunda parte arranca com oportunidade para o Farense! Após canto cobrado do lado direito do ataque, Eduardo Mancha foi às alturas cabecear para as mãos de Adán.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Farense-Sporting.

45' - Hugo Miguel dá por terminada a primeira parte. O Sporting recolhe aos balneários em vantagem sobre o Farense graças ao golo de Pedro Gonçalves.

44' - Mais um lance polémico na área leonina! Tomás Tavares 'embrulhou-se com Nuno Mendes, caiu no relvado e protestou veementemente. Hugo Miguel, uma vez mais, nada assinalou, e o VAR validou a decisão. Ficam, no entanto, muitas dúvidas...

40' - Eis o primeiro cartão amarelo da noite. É por Matheus Reis, que 'abusou' de faltas consecutivas, tal como Hugo Miguel deu a entender.

Não perca as imagens do golo leonino

35' - GOOOOOLOOOOOO DO SPORTING!  No seguimento de uma jogada de insistência, Pedro Gonçalves 'disparou' para o fundo das redes e adiantou os leões no marcador.

35' - Que defesa 'monstruosa' de Beto! O cabeceamento de Coates levava 'selo de golo', mas o guarda-redes esticou-se e desviou para canto.

27' - João Mário voltou a 'cheirar' o golo! O internacional português apareceu na grande área, encheu o pé esquerdo e acertou em cheio... na malha lateral.

O lance em que os algarvios pediram penálti

21' - Polémica na grande área do Sporting! Abner caiu após lance dividido com Sebastián Coates e pediu falta, mas Hugo Miguel consultou o VAR e nada assinalou.

13' - Mais uma oportunidade para os algarvios! Após cruzamento de Ryan Gauld, Jonatan Lucca foi às alturas cabecear por cima do alvo.

9' - Responde o Sporting! Lançado por Pedro Gonçalves, João Mário 'disparou' para uma bela defesa de Beto.

8' - Tenta a sorte Ryan Gauld! O escocês encheu o pé e rematou de longe, mas a bola saiu por cima do alvo.

1' - Coates a facilitar bem cedo... O capitão leonino deixou-se ultrapassar por Pedro Henrique, que só não fez 'mossa' porque Adán estava atento e afastou para longe.

0' - Hugo Miguel faz soar o apito inicial. Rola a bola no Farense-Sporting.

Onzes

Farense: Beto; Tomás Tavares, César, Eduardo Mancha, Abner; Amine, Jonatan Lucca, Ryan Gauld; Bilel, Licá e Pedro Henrique.

Sporting: Adán; Pedro Porro, Matheus Reis, Coates, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes; João Palhinha, Daniel Bragança; Pedro Gonçalves, João Mário e Paulinho.

Antevisão

'Picado' pelos dois empates concedidos de forma consecutiva, diante de Moreirense e Famalicão, e pelo castigo imposto a Rúben Amorim (que não vai sentar-se no banco), o Sporting desloca-se, esta sexta-feira, ao Algarve, onde terá pela frente o Farense.

Os leões sabem que estão proibidos de perder mais pontos, uma vez que correm sérios riscos de terminar a 27.ª jornada do campeonato português com uma vantagem de apenas três pontos sobre o segundo classificado, o FC Porto, que vai visitar o Nacional.

No entanto, do outro lado, estará uma equipa que também não pode dar-se ao luxo de continuar a marcar passo, uma vez que entra para esta ronda na 17.ª e penúltima posição da tabela, pelo que terá que 'pedalar' para escapar aos lugares de despromoção.

O Farense-Sporting joga-se no estádio de São Luís, será ajuizado por Hugo Miguel, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 21h (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Rúben Amorim anuncia uma baixa e dois regressos nas opções do Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório