Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

"Na soma de tudo, o Benfica não foi a melhor equipa. Foi o Sporting"

Jorge Jesus garante que, neste momento, pensa apenas em ultrapassar o FC Porto no segundo lugar.

"Na soma de tudo, o Benfica não foi a melhor equipa. Foi o Sporting"
Notícias ao Minuto

14:31 - 16/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Jorge Jesus

Jorge Jesus defendeu, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que o Benfica tem "capacidade e obrigação de somar mais uma vitória", desta feita diante do Gil Vicente. No que às contas do campeonato diz respeito, treinador encarnados assegurou que, para já, só pensa no segundo lugar.

Covid-19 afetou Benfica: Foi uma novidade em todas as áreas, e no futebol também. Não estávamos habituados a lidar com uma situação destas. Já está ultrapassado, felizmente. Conseguimos recuperar o grupo, e agora há que continuar como temos vindo a fazer neste último mês e meio, com todos os jogadores disponíveis, com uma condição física muito melhor, que fez com que melhorassem individualmente. A equipa, por tabela, também melhora coletivamente.

Que Gil Vicente espera: É uma equipa bem organizada, com uma intensidade de jogo alta, um jogo agressivo no bom sentido. É uma equipa que não é fácil de bater, seja fora ou dentro. Vamos ter um jogo difícil, como temos tido vários na Luz, continuando sempre a pensar que temos capacidade e obrigação de somar mais uma vitória. O nosso caminho é esse, não há outro. Vamos ter dificuldades no jogo, sabendo que o adversário tem as suas estratégias e não podemos deixá-lo ter. Estamos muito confiantes para somar mais uma vitória.

Pepe "envergonhado" com declarações de Jorge Jesus sobre Eustáquio: Falo diretamente dos meus rivais, que foi o caso do Eustáquio. Não vou falar de outros jogos. Aquilo que aconteceu no jogo com o Paços entre o Eustáquio e o Julian [Weigl]... Depois de ter analisado o lance, percebi por que é que o Eustáquio chegou tarde ao momento da decisão. Quem jogou futebol e quem muito andou muitos anos nisto... Sou do tempo em que havia jogadas de pé em riste e não se passava nada. Hoje, isso já não pode existir no futebol. Normalmente, quando o jogador chega tarde à bola, leva amarelo ou vermelho. Depois de ver a jogada do Eustáquio, percebi por que é que fez aquilo. Fez aquilo sem intenção, sem querer magoar o Julian, ao contrário do que achei, porque vi com outros olhos. Vi coisas que só quem joga é que percebe. O que me deu a indicação de que não tinha intenção foi a perna de apoio dele. Sou de outro tempo, sei o que são tempos de entrada. A perna de apoio do Eustáquio escorregou e ele desequilibrou-se. Não vou comentar o que o Pepe disse. Comentar aquilo que o Pepe disse sobre uma jogada destas? Grande moral.

Equipa pode melhorar: Acredito sempre que as equipas e os seus jogadores melhoram. Se melhoras os jogadores individualmente, vais melhorar coletivamente. Ainda faltam oito jogos e sei que o Benfica ainda tem muito para crescer, mas isso é normal, porque o tempo de trabalho aumenta a qualidade das equipas e a qualidade individual dos jogadores.

Gil Vicente tem marcado: O nosso grande objetivo é somar os três pontos, sabendo que, não sofrendo golos, estamos mais perto de poder ganhar. É nisso que acreditamos. Vamos tentar ser perfeitos como temos vindo a ser do ponto de vista ofensivo e defensivo. Às vezes não se sofre golos por sorte, às vezes é porque o adversário não tem possibilidades para criar ações de finalização. Queremos ser uma equipa com grande organização defensiva, que não dê possibilidades ao adversário de ter essas mesmas possibilidades de finalização. É isso que vamos tentar fazer amanhã, e fazer golos com a nossa qualidade e criatividade. O Benfica tem, cada vez mais, jogadores que, a qualquer momento, podem fazer a diferença, e acreditamos que isso pode acontecer amanhã.

Campeonato em aberto: Estamos a tentar recuperar jogo a jogo em relação aos adversários que estão à nossa frente. Para chegar ao primeiro, é preciso chegar ao segundo, e depois há uma desvantagem. Para chegar ao segundo, dependes de ti, mas para chegar ao primeiro não dependes de ti. É dentro dessa lógica que acreditamos que, jogo a jogo, somando os três pontos como temos feito, podemos recuperar o segundo lugar porque estamos dependentes de nós. O resto... É o nosso adversário que vai à frente que tem essa responsabilidade. Estamos dependentes deles.

Calendário até final da época: No futebol, às vezes, os jogos que parecem mais fáceis são os mais difíceis. Aquilo que nos agrada nestes últimos jogos é que dois deles são contra rivais que vão à nossa frente. Para nós, isso é importante. Baseamo-nos no que podemos controlar, que são os nossos jogos, e mesmo assim, às vezes, não conseguimos controlar tudo. É um fator que nos dá mais confiança.

Sistema tático: Temos feito algumas alterações no sistema tático do Benfica. Vocês sabem que acredito na evolução do futebol, e a evolução do futebol passa por isso. Estamos a trabalhar o plano A e o plano B, porque não dá para trabalhar muitos ao mesmo tempo. Temos estado bem em ambos os sistemas, também tem a ver com os jogadores, que estão num nível individual forte num sistema, ao passo que noutro são os nossos avançados que estão mais fortes. Tudo isso tem a ver com os jogadores do Benfica e zero com o adversário. É nisso que apostamos.

Aspeto mais fraco da equipa: Tem a ver com o tempo que trabalhas com os jogadores, em que lhes vais dando qualidade de trabalho, vais mostrando ideias que eles vão observando e sacando para se poderem desenvolver individualmente. Não é por acaso que um treinador, quando tem dois ou três anos de trabalho, essas equipas são muito mais fortes. Vão desenvolvendo ideias que o jogador vai acumulando e vai-se valorizando. Acredito que a soma do trabalho justifica a qualidade do jogo da equipa e do próprio jogador. Podem crescer mais em todos os momentos do jogo, uns são mais difíceis do que outros. Ao longo da minha carreira, quanto mais tempo os jogadores trabalham comigo, mais forte a equipa fica.

Benfica é a equipa mais forte da I Liga: Há momentos em que as equipas estão melhor ou pior durante a época, mas a melhor é a que chega ao fim e ganha. Ao longo do percurso, da soma de todos os 34 jogos, foi a que mais pontos fez, por isso tem que ser a melhor equipa. O facto de o Benfica, nos últimos jogos, ter feito alguns interessantes... Na soma de todos os jogos não foi a melhor. A melhor é o Sporting, que está à frente.

I Liga com 16 ou 18 equipas: Com 16 equipas, pode ser mais vantajoso para as equipas que vão às competições europeias, porque têm menos jogos durante o campeonato e isso pode dar vantagem... Acredito que sim. Mas, por outro lado, também acredito que, reduzindo de 16 para 18, deixas de ter duas equipas na I Liga. Fazendo um plantel de 25, são 50 jogadores que podem ficar com mais dificuldade em ter trabalhos. Há interesses para uma parte e interesses para outra. O que estou mais preocupado é que esses 50 jogadores tenham mercado e possam estar na I Liga.

Antevisão

O Benfica atravessa a melhor fase da temporada e irá procurar, este sábado, somar a oitava vitória consecutiva, na receção ao Gil Vicente, em partida a contar para a 27.ª jornada da I Liga.

Antes disso, esta sexta-feira, Jorge Jesus irá passar pela sala de imprensa do complexo do Seixal, onde irá antever o duelo com o emblema de Barcelos.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 14h00 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador do conjunto encarnado.

Leia Também: 'Revolução' de Barcelos à Luz: Como Jorge Jesus meteu o Benfica nos eixos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório