Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Quantos milhões ganhou o FC Porto na Champions?

Dragões foram eliminados, esta terça-feira, nos quartos de final da prova milionária.

Quantos milhões ganhou o FC Porto na Champions?
Notícias ao Minuto

23:36 - 13/04/21 por Lusa

Desporto Liga dos Campeões

O FC Porto embolsou mais de 73 milhões de euros na Liga dos Campeões de futebol, apesar de ter caído esta terça-feira nos 'quartos', com um 1-0 ao Chelsea que não anulou o 0-2 da primeira mão.

A bicicleta de Taremi, aos 90+4 minutos, só serviu de consolação, pois nem euros valeu aos portistas, já que, nesta fase, apenas a equipa apurada ganhava. O Chelsea levou mais 12 milhões de euros, por ser semi-finalista.

No total, em prémios diretos, o FC Porto totalizou 73,5 milhões de euros, os últimos 10,5 por ter superado nos oitavos de final a poderosa Juventus, de Cristiano Ronaldo.

Ao valor já arrecadado acresce ainda o do 'market pool', relacionado com os direitos televisivos. A UEFA distribuirá um total de 292 milhões de euros pelos 32 clubes, em função do valor proporcional dos países, sendo que, com a 'ajuda' do Benfica, o FC Porto recebe em 2020/21 os 100% de Portugal.

Antes de iniciar a participação, o conjunto portista já tinha quase 42 milhões nos cofres, mais precisamente 41,8 milhões. 15,25 como valor fixo pela presença na fase de grupos e 26,6 pelo nono lugar, entre os presentes, no ranking da UEFA a 10 anos.

Entre as 32 equipas que chegaram à fase de grupos, os dragões apenas perdiam para Real Madrid (valor máximo, de 35,465 milhões de euros), Bayern Munique, Barcelona, Atlético Madrid, Chelsea, Juventus, Manchester United e Paris Saint-Germain.

Lá no fundo, os húngaros do Ferencvaros ainda arrecadaram uma parcela (1,108 milhões de euros).

O FC Porto partiu acima dos 41 milhões de euros e contabilizou mais de 21 na fase de grupos, pelos resultados conseguidos e pelo apuramento para os oitavos de final.

As quatro vitórias, duas face ao Olympiacos e outras tantas frente ao Marselha, valeram 10,8 milhões de euros (quatro vezes 2,7), o empate, na receção ao Manchester City, mais 0,9, enquanto a qualificação deu aos dragões 9,5.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório