Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

'Revolução' à vista em Portugal: I Liga reduzida e nem as Taças escapam

Grupos de trabalho apresentaram propostas de alteração às mais variadas secções do futebol nacional, que serão agora "levadas ao Grupo de Trabalho Regulamentar que se encarregará de apresentar as propostas para alteração dos Regulamentos".

'Revolução' à vista em Portugal: I Liga reduzida e nem as Taças escapam
Notícias ao Minuto

14:49 - 07/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Liga Portugal

A Liga Portugal levou, esta quarta-feira, a cabo mais uma edição das Jornadas Anuais, nas quais os oito grupos de trabalho formados, maioritariamente, por elementos dos clubes, tiveram a oportunidade de apresentar propostas de alteração às competições, que prometem 'revolucionar' o futebol nacional.

A mais significativa de todas tem a ver com a "possibilidade de redução da I Liga para 16 equipas em 2022-23, evitando uma sobrecarga do calendário desportivo, tendo em conta a proximidade do Campeonato do Mundo do Catar, permitindo a preparação do novo ciclo da UEFA 2024-2027".

Em cima da mesa esteve, ainda, "a criação de um playoff entre o 3.º e o 4.º classificado da II Liga, a ser disputado numa partida, em casa do 3.º classificado", sendo que o vencedor "disputaria depois um segundo playoff, frente ao 16.º classificado da I Liga", para decidir o último participante da competição.

Nem mesmo as Taças escapam a esta 'revolução'. Foi proposto que "as meias-finais da Taça de Portugal passem a ser disputadas apenas a uma mão e em estádio neutro" e que a Taça da Liga passe "a ser disputada em 3 fases diferentes".

"Uma 1.ª fase, com 16 equipas da II Liga + 12 equipas da I Liga (exceção das equipas participantes nas competições internacionais). A 2.ª fase seria disputada entre as 14 qualificadas da fase inicial + 2 equipas que disputarão a UEFA Europa Conference League. A 3.ª fase seria disputada numa fase de grupos com 12 equipas (8 da 2.ª fase + 4 melhores classificados). 4 grupos de 3 equipas cada, onde o vencedor de cada grupo se qualificaria, então, para a Final 4", explica a nota.

No que ao grupo de trabalho das competições diz respeito, foi ainda lançada a possibilidade do "licenciamento de seis estádios alternativos pela Liga Portugal, nos casos de interdições ou suspensões de recintos, tanto na I Liga, como na II Liga".

No plano financeiro, foi analisada a possibilidade da "alteração do critério de calendarização, inclusão das transferências definitivas de treinadores e o melhoramento do critério de transparência". Clique aqui e fique a par de todas as restantes mudanças em estudo no quadro competitivo do futebol nacional.

Leia Também: Pedro Proença diz que videoárbitro é "incomportável" abaixo da I Liga

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório