Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

"Será difícil evitar a perda de gerações de talento"

Diretor do futebol de formação do FC Porto fala dos efeitos da pandemia no futebol de formação.

"Será difícil evitar a perda de gerações de talento"
Notícias ao Minuto

15:27 - 16/03/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Fernando Gomes

Fernando Gomes, ex-jogador do FC Porto e atual de diretor para o futebol de formação dos portistas, analisou em declarações ao Porto Canal o impacto que a pandemia de Covid-19 teve no futebol de formação.

O antigo internacional português fala de uma oportunidade perdida por causa da pandemia, referindo mesmo que "será difícil evitar a perda de gerações de talento".

"Nunca imaginei que passado todo este tempo estivéssemos ainda pior. Na altura, tinha mas esperança de que as coisas não fossem tão negativas, mas a realidade é esta é com esta realidade que temos de viver", começou por dizer Fernando Gomes.

"Vai ter repercussões bastante negativas, ou pode ter. É uma pena porque o nosso presidente tinha uma grande aposta na formação para esta época e há um ano e meio que não competimos e há um mês e meio que não treinamos. A competição é a maior motivação dos jovens futebolistas e o melhor meio de avaliação da sua evolução. Estamos numa situação difícil, podemos ter jogadores, os mais velhos, a acabar a formação sem fazer um jogo durante um ano e meio", acrescentou, sublinhando que esta situação irá fazer o FC Porto perder muitos talentos.

"Como é que vamos gerir esta questão? Por outro lado, podemos correr o risco de perdermos gerações de talento. Tudo faremos para que isso não aconteça. No entanto, vai ser bastante difícil porque a idade destes miúdos é a idade de ouro da aprendizagem do futebol e eles vão perder esse tempo e sem retorno. Por muito que possamos fazer, vai ser difícil, repito, impedir que gerações de talento se possam perder", atirou.

Fernando Gomes confessou ainda que já existe uma certa saudade dos jovens para regressar às competições de formação.

"Estamos todos com saudades.  Vamos trabalhar para que tudo passe e que possamos também minorar as dificuldades e prejuízos que possamos ter. Têm sido momentos difíceis e tem sido importante estabelecer metas e planos de desenvolvimento em todas as vertentes, física, técnica, tática e psicológica, para minorar as perdas do que está a acontecer. O staff técnico tem tido um papel central na criação de estímulos a nível individual e de grupo. Neste momento, sem jogar e treinar, estamos com formações de treino online, da ordem técnica e tática, mas também formações de ordem psicológica e de nutrição", assegurou.

"Tem sido importante estabelecer metas e planos de desenvolvimento em todas as vertentes - física, técnica, tática e psicológica - para minorar as perdas. Todo o nosso staff tem tido um papel central na criação de estímulos, quer a nível individual quer de grupo. Porque não podemos jogar nem treinar, estamos a ter formações de treino online, inclusive ao nível psicológico e de nutrição. E temos tido conversas com todos os miúdos para os mantermos ligados ao clube, procurando dar uma palavra de conforto e de motivação", finalizou.

Leia Também: Dragão com semana inédita: Há cinco meses que não havia tanto descanso

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório