Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

As notas do FC Porto-Paços: Heróis de Turim derrubaram muro pacense

Pepe e Sérgio Oliveira marcaram os golos da vitória portista frente a uma formação pacense que vendeu cara a derrota.

As notas do FC Porto-Paços: Heróis de Turim derrubaram muro pacense
Notícias ao Minuto

08:07 - 15/03/21 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

O FC Porto aproveitou este domingo o embalo europeu de Turim, e depois de ter garantido, diante da Juventus, a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões, os campeões nacionais venceram na receção ao Paços de Ferreira, a equipa sensação da edição deste ano do campeonato português, por 2-0.

Sérgio Conceição tinha alertado, antes do jogo, para um possível clima de euforia que existiria entre os jogadores depois da noite histórica em Turim, e os jogadores portistas venceram o encontro de forma profissional, apesar de terem encontrado pela frente uma equipa que soube defender bem.

Depois de 45 minutos muito pobres no Dragão, e com apenas uma oportunidade de golo para a equipa da casa, os jogadores do FC Porto tiveram de esperar quase meia-hora para festejarem, de rajada, os golos da vitória que foram marcados por Pepe e Sérgio Oliveira, os dois motores da vitória europeia da passada terça-feira, derrubando o muro construído pela defesa pacense desde o apito inicial de Tiago Martins. O defesa-central abriu a contagem aos 77 minutos, a passe de Oliveira, e um minuto depois o médio atirou uma bomba que deixou Jordi Martins muito mal na fotografia.

Um resultado que permite ao FC Porto não perder o norte ao líder Sporting, mantendo os dez pontos de distância para o primeiro lugar, e subir provisoriamente ao segundo lugar, por troca com o Sporting de Braga, que visita nesta segunda-feira o Famalicão.

Mas vamos às notas deste encontro:

A figura

Longe de ser uma surpresa, dada a excelente forma que tem apresentado esta época, Pepe continua a mostrar que é um dos melhores defesas centrais a atuar no futebol neste momento. Depois da épica exibição em Turim, o defesa central voltou a mostrar, cinco dias depois, que é um dos pilares fundamentais desta equipa. Aos 38 anos continua a demonstrar uma frescura física e capacidade de reação quase inigualáveis. Depois de ter avisado no primeiro tempo, o internacional luso quebrou a resistência pacense com um cabeceamento certeiro que encaminhou o FC Porto rumo à vitória.

A surpresa

Sérgio Oliveira continua a ser o 'carregador de piano' do FC Porto. Depois de ter sido fundamental para a vitória em Turim, com dois golos, o médio portista voltou a estar em evidência no encontro. Foi ele que marcou o pontapé de canto que deu origem ao golo de Pepe e um minuto depois voltou a fazer o gosto ao pé com um remate fortíssimo que deixou Jordi Martins aos papéis, isolando-se como o melhor marcados dos portistas esta época.

A desilusão

Jordi Martins tinha tudo para ser o melhor do lado do Paços de Ferreira, mas o lance do segundo golo do FC Porto deixou-o muito mal na fotografia. Depois de uma prestação positiva no primeiro tempo, o brasileiro 'borrou a pintura' no lance do remate certeiro de Sérgio Oliveira. Defendeu por cima da cabeça e a bola acabou por ir na direção da baliza.

Arbitragem:

Bom trabalho da equipa de arbitragem liderada pelo lisboeta Tiago Martins, sem influência direta no resultado final. Ainda assim, ficam algumas dúvidas depois de um lance com Fernando Fonseca na grande área, que também foi analisado pelo vídeoárbitro António Nobre.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório