Médios comandaram à lei da bomba: Notas do Gil Vicente-FC Porto

Matheus Uribe e Sérgio Oliveira deram cor à vitória portista em Barcelos com dois remates indefensáveis.

Sérgio Oliveira

© Global Imagens

Francisco Amaral Santos
07/03/2021 07:28 ‧ 07/03/2021 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O FC Porto arrancou, na tarde de sábado, uma importante vitória na visita ao Gil Vicente (2-0), em jogo da 22.ª jornada da I Liga. Os dragões vinham de dois jogos sem ganhar, e com a eliminação na Taça de Portugal ainda na memória, mas cedo deram uma resposta cabal em vésperas de um emocionante duelo com a Juventus que irá ditar o futuro europeu na presente temporada.

Sérgio Conceição apostou na titularidade de Nanu e Diogo Leite, mas os protagonistas foram outros.

O segredo do triunfo do FC Porto em Barcelos esteve... no meio-campo. Uribe e Sérgio Oliveira resolveram a partida recorrendo à lei da bomba e não poderiam ficar de fora das figuras centrais da tarde.

A figura

Sérgio Oliveira assumiu o papel de patrão no meio-campo do FC Porto e deu um murro na mesa quando aos 60 minutos pegou na bola e assinou um golaço no Estádio Cidade de Barcelos. Naquela altura, o Gil Vicente estava com a corda toda e Sérgio Oliveira estancou qualquer possível calafrio que poderia estar prestes a acontecer.

Além disso, somou dados categóricos que refletem, de forma factual, a sua importância no esquema tático de Sérgio Conceição e que fazem parte do equilíbrio natural da equipa.

A surpresa

Uribe também se exibiu a grande nível em Barcelos e aquele golo, logo aos sete minutos, facilitou, e de que maneira, a missão do FC Porto. O médio colombiano parece, aos poucos, recuperar o melhor nível numa altura de muita sobrecarga para o conjunto azul e branco.

Deu, ainda, uma ajuda preciosa a defender na segunda parte, altura em que Pepe teve de ser substituído por conta de um problema no gémeo. A jogar assim dificilmente sairá do onze base de Sérgio Conceição.

A desilusão

Pedrinho esteve longe de conseguir entrar, verdadeiramente, no jogo. Não conseguiu impedir as consecutivas investidas de Manafá pelo corredor esquerdo e raramente apareceu em boa posição de ajudar o Gil Vicente a criar perigo na manobra ofensiva. Pelo meio, ainda perdeu a bola mais de uma dezena de vezes. Tarde para esquecer para Pedrinho.

Ricardo Soares

O Gil Vicente demonstrou ser uma equipa organizada, mas falhou no assalto à baliza do FC Porto. Os gilistas raramente incomodaram Marchesín e apenas Pedro Marques obrigou o guardião do FC Porto a intervir. Esperava-se mais.

Sérgio Conceição

Mexeu na equipa, depois da derrota diante do Sp. Braga (2-3), e viu os jogadores responderam de forma positiva e pragmática. Na segunda parte foi obrigado a tirar Pepe e Tecatito, dois jogadores com enorme peso na equipa, mas ainda assim o FC Porto nunca perdeu o equilíbrio. Conseguiu, também, recuperar a tal coesão defensiva que faltou na Taça de Portugal.

Árbitro

Nuno Almeida teve uma tarde tranquila em Barcelos. O jogo nunca entrou em grandes lances de agressividade, mas o árbitro teve o mérito de ir deixando alguns avisos aos jogadores que ia contestando algumas decisões. No lance de maior dúvida, quando Evanílson marcou o terceiro golo, esperou pelo parecer do VAR e só depois anulou o golo ao avançado brasileiro.

Leia Também: "O resultado se calhar peca por escasso"

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas