Powered bySolverde
Disclaimer

Estrela do capitão guiou leão a recorde: As notas do Sporting-Santa Clara

Sebastian Coates voltou a vestir a pele de herói e marcou o golo que permitiu aos leões vencer os açorianos e assegurar um recorde de invencibilidade.

Sebastián Coates

© Reuters

Rodrigo Querido
06/03/2021 07:38 ‧ 06/03/2021 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Foi com mais um golo nos descontos do segundo tempo que o Sporting conseguiu alcançar os três pontos na receção ao Santa Clara (2-1). Coates voltou a ser o 'salvador' e marcou o golo que permitiu aos comandados de Rúben Amorim escrever uma página de ouro na história do clube de Alvalade.

Mas já lá vamos. Num jogo sem muitas oportunidades de jogo, o marcador no estádio José Alvalade foi aberto aos 22 minutos, por intermédio de Pedro Gonçalves, que voltou aos golos depois de um mês de 'seca' e aumentou para 15 os golos apontados na I Liga, mas o Santa Clara empatou aos 84, por Rui Costa.

A caminho do apito final, Rúben Amorim fez uso de uma estratégia já utilizada e lançou Sebastian Coates na frente de ataque, uma opção que rendeu frutos já que foi o uruguaio que, mais uma vez, 'salvou' o Sporting de perder pontos e marcou o golo da vitória aos 90+3'.

Tal como já referido, este triunfo permitiu ao Sporting quebrar um recorde que tinha sido estabelecido pela última vez em 1981/82. Pela primeira vez na história, os verde e brancos completaram as primeiras 22 jornadas da I Liga invictos, somando 18 vitórias e quatro empates, além terem consolidado ainda mais a liderança no topo do campeonato, com 58 pontos, provisoriamente mais 12 do que o segundo colocado, Sporting de Braga.

Mas vamos às notas do encontro:

Figura

O Sporting voltou a ter a estrela de campeão e coube ao 'São Sebastian Coates' ser, mais uma vez, o herói de serviço, à semelhança do que tinha acontecido em Barcelos com o Gil Vicente. Tal como o uruguaio referiu na flash interview, o encontro só termina quando o árbitro apitar e foi mais com o coração do que com a cabeça que os leões alcançaram a conquista dos três pontos diante do Santa Clara. O capitão leonino foi sempre impecável no processo defensivo e quando foi preciso salvar o jogo apareceu para marcar o golo da vitória.

Surpresa

Lincoln foi a figura de destaque no lado dos açorianos, tendo estado muito envolvido no jogo do Santa Clara. Ganhou muitos duelos, arrancou inúmeras faltas e teve enorme peso no processo ofensivo dos comandados de Daniel Ramos. Para lá do apoio ao ataque, o médio ajudou recorrentemente no processo defensivo.

Desilusão

Rafael Ramos foi o elemento menos na partida. Depois de cumprir um jogo de castigo com o Paços de Ferreira, o lateral voltou à titularidade, mas não foi capaz de anular as iniciativas do Sporting, ainda que poucas, pelo lado direito.

Rúben Amorim

Acreditar é provavelmente a palavra que melhor define esta vitória no Sporting. Num jogo pobre no que toca oportunidades de golo criadas, os leões voltaram a contar com os desconto para alcançar a vitória. Foi mais coração do que com a cabeça que os leões procuraram a sorte, depois dos açorianos empatarem, e alcançaram-na pela cabeça do capitão.

Daniel Ramos

Excelente réplica dos bravos açorianos. O Santa Clara entrou bem e mostrou vontade de incomodar o líder, e depois de se ver a perder não virou a cara à luta e partiu à procura do golo do empate. Conseguiu-o na parte final do encontro, mas o Sporting voltou a ter estrelinha e conseguiu alcançar a vitória nos descontos do encontro.

Arbitragem:

Manuel Oliveira esteve em bom plano no início do encontro, deixando as duas equipas jogar, mas rapidamente mudou de postura e decidiu recorrer cada vez mais ao apito, quebrando, ainda mais, o ritmo de um jogo que teve pouca qualidade.

Leia Também: Coates 'resgata' vitória nos descontos e Sporting bate Santa Clara

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Di María despede-se do futebol europeu: "Foram 18 anos..."

Dí María

Di María despede-se do futebol europeu: "Foram 18 anos..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 volta ao seu 'berço'. Os horários do GP da Grã-Bretanha

Fórmula 1

Fórmula 1 volta ao seu 'berço'. Os horários do GP da Grã-Bretanha

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas