Powered bySolverde
Disclaimer

"Perdemos uma pessoa que era pura vida. Foi a maior derrota de sempre"

O Selecionador Nacional de andebol recordou, numa conversa com o Desporto ao Minuto, Alfredo Quintana e revelou-nos uma história que sucedeu no Mundial do Egito e que ficará para a posteridade.

HANDBALL-EURO-FRA-POR

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
27/02/2021 07:57 ‧ 27/02/2021 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Exclusivo

Alfredo Eduardo Quintana Bravo nasceu a 20 de março de 1988 na capital cubana, Havana, mas foi com as cores de Portugal que gritou ao mais alto nível dentro da quadra. Com as cores de Portugal, e também as do FC Porto, clube pelo qual se sagrou seis vezes campeão nacional, conquistou uma Taça de Portugal e duas Supertaças nacionais.

Ainda bem presente na memória está o Mundial do Egito, afinal, poucas semanas passaram desde esse histórico 10.º lugar, a melhor classificação de sempre de Portugal neste certame desportivo. Mas tão depressa como fomos 'às nuvens' com esse feito, hoje estamos a chorar "a pior derrota do andebol nacional". Quintana partiu, nesta sexta-feira, após uma paragem cardiorrespiratória no início desta semana durante um treino.

Agora, o desafio passa por levantar uma equipa, uma Seleção. E o 'comandante' de Portugal, Paulo Jorge Pereira, deu a voz ao Desporto ao Minuto para falar sobre o adeus ao número 1... o eterno Alfredo Quintana.

“Situações destas são anti-naturais e quando acontecem deixam-nos um pouco desprevenidos, porque têm um enorme impacto na vida das pessoas, sobretudo quando são muito próximas. É difícil gerir uma situação destas e passar por isto", começou por dizer o Selecionador Nacional, que não escondeu a emoção ao proferir estas primeiras palavras.

"De qualquer maneira são situações reais que sucedem todos os dias em diferentes domínios, e não apenas no desporto. A diferença é que no desporto existe um maior mediatismo e choca-nos sempre quando vemos um atleta a desaparecer desta maneira. A verdade é que estas coisas acontecem e temos de estar preparados para tudo nesta guerra que acaba por ser a vida. Agora é preciso reagir com coragem e sabedoria e aceitar que é uma realidade, para depois podermos continuar a construir este projeto mesmo sem ele entre nós".

Paulo Jorge Pereira lamenta a perda de um "guerreiro" e de alguém que tinha um enorme lado emocional: "Custou-nos muito, era de certa forma até esperado, porque desde segunda-feira ele estava em estado crítico, mas estamos sempre à espera que um milagre possa suceder. Apesar de ser sempre difícil aceitar. Agora é necessário guardar as melhores memórias, e no caso dele guardamos uma pessoa que era guerreira, porém também com um grande lado emocional e que nunca passava despercebido para o bem e para o mal, felizmente que era quase sempre para o bem".

Uma morte que "gera muita confusão, até pela pela forma como ele partiu". O timoneiro da equipa das Quinas relembrou uma pessoa que "espalhava vida todos os dias".

"Era uma pessoa contagiante, sempre a dançar, sempre a cantar, e com uma forma de estar que era pura vida. Nunca ninguém está preparado para isto. Nós temos de ultrapassar esta dificuldade para encarar este desafio, porque sofremos a pior derrota de sempre. Agora importa levantarmo-nos, não sabemos é quando, porque cada um tem o seu ritmo. Temos de lutar contra tudo isto e ficar com boas as memórias".

E uma dessas memórias remonta ao Mundial do Egito que aconteceu no início deste ano: "Nós agora no Mundial estávamos a fazer séries de trabalho de treino intermitente de corrida e houve um atleta que me perguntou quantas repetições faltavam, e eu, na altura, como não gostei muito da pergunta, respondi: ‘Devias era perguntar quantos dias faltam para seres campeão’. E o Quintana a partir desse dia começou a perguntar: ‘Quantos dias faltam para sermos campeões?'. Esta é uma pequena história que revela o seu lado mais competitivo e mais guerreiro. Ele praticamente todos os dias perguntava isso no estágio, porque ele acreditava que podíamos sempre chegar mais longe".

Leia Também: FC Porto retira o número 1 das camisolas de andebol

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Depois de ser apontado ao Benfica, Rafael Obrador despede-se do Deportivo

Mercado de Transferências

Depois de ser apontado ao Benfica, Rafael Obrador despede-se do Deportivo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

MotoGP

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas