Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Sporting de Braga nunca seguiu em frente após começar com derrota caseira

O Sporting de Braga nunca conseguiu dar a volta a uma eliminatória das taças europeias de futebol depois de uma derrota em casa, cenário que vai enfrentar na quinta-feira pela sétima vez.

Sporting de Braga nunca seguiu em frente após começar com derrota caseira
Notícias ao Minuto

08:40 - 23/02/21 por Lusa

Desporto Liga Europa

Depois do 0-2 na receção à Roma, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, os 'arsenalistas' têm, assim, que fazer história para chegar aos 'oitavos', sendo que só por uma vez 'ameaçaram' concretizar uma reviravolta.

Na época 2011/12, sob o comandado de Leonardo Jardim, os bracarenses começaram os 16 avos de final da Liga Europa também com uma derrota por 2-0, então face ao Besiktas, curiosamente liderada por Carlos Carvalhal, atual técnico dos minhotos.

Tomas Sivok, aos 37 minutos, e Simão Sabrosa, aos 58, apontaram os tentos da formação turca, que teve no 'onze' mais dois internacionais 'AA' lusos, o médio Manuel Fernandes e o extremo Ricardo Quaresma, substituído, aos 66, por Hugo Almeida.

Na segunda mão, em Istambul, em 23 de fevereiro de 2012, os 'arsenalistas' justificaram o porquê de terem sido finalistas vencidos na época anterior -- 0-1 com o FC Porto -, mas o golo do brasileiro Lima, aos 25 minutos, foi insuficiente.

Ainda assim, esta foi a única vez em que o Sporting de Braga, depois de perder em casa na primeira mão, esteve perto - ou pelo sonhou -- com a reviravolta, já que, nas restantes cinco, a formação minhota voltou a perder fora.

Os ingleses do Tottenham foram 'carrascos' dos 'arsenalistas' em duas ocasiões: em 1984/85, na primeira ronda da Taça UEFA, ganharam em Braga por 3-0 e em White Hart Lane por 6-0 e, em 2006/07, nos oitavos de final da mesma prova, somaram dois 3-2.

As outras equipas que venceram em Braga na primeira mão foram os também ingleses do West Bromwich, em 1978/79 (2-0 fora e 1-0 em casa), os suecos do Elfsborg, em 2009/10 (2-1 e 2-0) e os ucranianos do Shakhtar Donetsk, em 2015/16 (2-1 e 4-0).

O encontro entre Roma e Sporting de Braga, da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, realiza-se na quinta-feira, às 20:00 (de Lisboa), no Estádio Olímpico da capital italiana.


                                                                    
                                

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório