Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Sporting 'engata a sétima' e já vê FC Porto a dez pontos

Equipa leonina somou a sétima vitória seguida e continua sem perder no campeonato. FC Porto, segundo classificado, está a 10 pontos de distância, Sporting de Braga a 11 e Benfica a 13.

Sporting 'engata a sétima' e já vê FC Porto a dez pontos
Notícias ao Minuto

22:09 - 15/02/21 por Rodrigo Querido

Desporto 19.ª Jornada

O Sporting recebeu e venceu, esta segunda-feira, o Paços de Ferreira por esclarecedores 2-0, em partida válida para a 19.ª jornada do campeonato nacional, somando a sétima vitória seguida em todas as competições (cinco na I Liga e duas na Taça da Liga

João Mário abriu o marcador no encontro ainda na primeira parte, através da cobrança de uma grande penalidade, e o médio João Palhinha dilatou a vantagem logo na abertura do segundo tempo.

Com a conquista destes três pontos, o Sporting aumentou para dez o pontos de vantagem sobre o segundo classificado FC Porto e colocou o rival lisboeta Benfica a 13 pontos da liderança.

Filme do jogo:

O Sporting entrou em campo com quatro novidades em relação ao último jogo com o Gil Vicente, resolvido na parte final pelo capitão Coates. Gonçalo Inácio entrou para o lugar de Luís Neto no centro da defesa, Nuno Mendes voltou à titularidade após lesão e relegou Antunes para o banco, João Mário entrou para o lugar de Matheus Nunes e Tiago Tomás substituiu Nuno Santos.

A primeira parte em Alvalade jogou-se a bom nível, mas contou com poucas oportunidades de golo, sendo que os leões foram mesmo a equipa mais perigosa nestes primeiros 45 minutos. O Paços de Ferreira, por seu turno, entrou também bem no encontro e esteve muito bem a nível defensivo, tendo criado algum perigo junto da baliza do Sporting.

Os líderes do campeonato foram mesmo os primeiros a criar perigo no encontro. Pote cruzou na direção de Paulinho, que atirou de calcanhar para uma boa intervenção do brasileiro Jordi.

Depois deste remate perigoso, eis que a formação orientada por Rúben Amorim chegou à vantagem no marcador. Rebocho fez falta sobre Pote dentro da grande área e na cobrança da respetiva grande penalidade, aos 20 minutos, João Mário não desperdiçou e abriu a contagem em Alvalade.

Num encontro pautado por muitas paragens por conta das muitas faltas apitadas pelo árbitro André Narciso, o Paços de Ferreira baixou os braços e foi à procura do golo que lhe desse a igualdade, algo que esteve perto de acontecer aos 43 minutos. Rebocho procurou Singh que em zona frontal disparou um remate fortíssimo que Adán defendeu com os joelhos.

Depois de ter terminado a primeira parte perto do segundo, com Coates a cabecear perto da trave de Jordi, os leões começaram a etapa complementar a aumentar a contagem no marcador. Porro marcou o pontapé de canto, Feddal desviou ao primeiro poste e Palhinha apareceu solto de marcação para fazer o segundo do Sporting aos 48 minutos.

Com o segundo golo no encontro, o Sporting geriu a vantagem de forma serena e conseguiu controlar o jogo, optando o treinador Rúben Amorim por rodar alguns jogadores tendo em vista os próximos jogos. Destaque apenas para um lance em que Feddal cortou aquele que prometia ser um lance perigoso dos pacenses.

Momento do jogo: Jogada ensaiada do Sporting deu origem ao segundo golo dos leões. Porro cobrou o pontapé de canto, Feddal desviou ao segundo poste e Palhinha apareceu solto para marcar logo a abrir o segundo tempo.

90+3' - Termina o encontro em Alvalade.

90' - Três minutos de compensação.

88' - Cartão amarelo para Jovane.

86' - Alteração também no Paços. Sai o veterano Luiz Carlos e entra Dor Jan.

85' - Mudança no Sporting. Sai Nuno Mendes e entra Matheus Reis.

81' - João Pedro remata à figura de Adán.

76' - Porro está queixoso depois de uma entrada mais dura. João Pereira já aquece.

76' - Cartão amarelo para Adán.

75' - Mudança também no Paços. Sai Tanque e entra João Pedro.

73 ' - Três alterações no Sporting. Saem João Mário, Pote e Tiago Tomás e entram Matheus Nunes, Tabata e Jovane.

69' - Douglas Tanque atira muito por cima.

65' - Remate de Tanque bate na linha lateral e assusta Adán.

64' - Aperta o Paços de Ferreira. Luther Singh lançou Luiz Carlos, que cruzou para Tanque, mas o corte de Feddal evitou males maiores.

63' - Já Pepa fez três alterações de uma assentada. Saíram Baixinho, Rebocho e Hélder Ferreira e entraram João Amaral, Marcelo e Uilton.

62' - Primeiras mexidas no Sporting. Saiu Paulinho e entrou Nuno Santos.

59' - Nuno Mendes cruza da esquerda, a bola atravessa toda a área do Paços de Ferreira, e Tiago Tomás não consegue desviar.

54' - Cartão amarelo para Porro.

Confira o logo do médio leonino

48' - GOOOOOOOOOLOOOOOOO DO SPORTING! MARCA JOÃO PALHINHA! Porro bate o pontapé de canto, Feddal desvia e o médio aparece a rematar de primeira para o seu primeiro golo da época na Liga.

46' - Começa o segundo tempo. Sem alterações nas duas equipas.

45+1' - Final da primeira parte em Alvalade.

45' - Um minuto de compensação.

45' - Sporting perto do segundo. Inácio ganhou de cabeça, a bola sobra para Paulinho que assiste para o cabeceamento de Coates que sai pouco por cima da trave.

43' - Grande defesa de Adán a remate de Singh. Cruzamento de Rebocho acaba nos pés do sul-africano que rematou forte para defesa do espanhol.

42' - Coates lança Tiago Tomás me velocidade, mas o jovem não consegue fazer o chapéu a Jordi.

40' - Lançado por Luiz Carlos, Tanque ultrapassa Feddal, mas Inácio e Palhinha emendam.

37' - Tiago Tomás sai do relvado para receber assistência médica depois de ser atingido por Hélder Ferreira.

33' - Jogo sem muitas oportunidades. A bola anda muito longe das balizas. Antes do golo de João Mário, o único destaque foi o remate de calcanhar de Paulinho.

24' - Feddal faz falta sobre Luiz Carlos e os jogadores do Paços ficam a pedirem o cartão amarelo, que seria o segundo para o central. O árbitro nada mostrou.

23' - André Narciso mostra cartão amarelo a elementos das equipas técnicas: Vasco Fernandes do lado do Sporting e Carlos Carneiro do lado do Paços de Ferreira.

22' - Cartão amarelo para Douglas Tanque.

Confira o golo do médio leonino

20' - GOOOOOOOOOOLOOOOOOOO DO SPORTING! MARCA JOÃO MÁRIO! Médio atira para um lado e o guarda-redes pacense vai para o outro.

19' - Cartão amarelo para Rebocho.

19' - Grande penalidade para o Sporting! Falta de Rebocho sobre Pote.

16' - Pote tenta lançar Paulinho nas costas da defesa pacense, mas Jordi chega primeiro que o avançado português.

14' - Cartão amarelo para Feddal.

13' - Cartão amarelo para Baixinho por falta sobre Palhinha.

10' - Jordi nega o golo a Paulinho com grande intervenção! Pote cruza na direção de Paulinho, que atira de calcanhar para uma boa intervenção do brasileiro.

8' - Cartão amarelo para Nuno Mendes.

3' - Paços de Ferreira aproxima-se com perigo da baliza de Adán, mas Coates corta pela linha de fundo.

1' - André Narciso apita para o início do encontro!

0' - Equipas iniciais e equipa de arbitragem sobem ao bem tratado relvado de Alvalade.

0' - Jogadores regressam agora aos balneários para ouvirem as últimas indicações.

0' - Equipas sobem ao relvado para fazerem o aquecimento.

Onzes:

Onze do Sporting:Adán; Gonçalo Inácio,CoateseFeddal;Porro, João Palhinha, João Mário e Nuno Mendes; Pote, Tiago Tomás ePaulinho

Onze do Paços de Ferreira: Jordi; Fernando Fonseca, Marco Baixinho, Maracás, Rebocho; Eustáquio, Luiz Carlos, Bruno Costa; Hélder, Luther e Douglas Tanque.

Antevisão: O Sporting recebe esta segunda-feira o Paços de Ferreira, em jogo da 19.ª jornada do campeonato nacional, e vai procurar aumentar a distância pontual para o segundo classificado FC Porto, que já nesta jornada empatou com o Boavista.

No estádio José Alvalade, colocam-se frente a frente os 'leões', que seguem invictos na I Liga, e Paços de Ferreira, uma das 'surpresas' da prova, que não perde há nove jogos no campeonato (seis vitórias e três empates),

Em caso de vitória da equipa da casa, que entra com sete pontos de vantagem sobre o mais direto perseguidor, o Sporting pode deixar o FC Porto a dez pontos da liderança e quase colocar um ponto final da luta pelo título, sendo que estas duas equipas se defrontam dentro de alguns dias.

Por outro lado, caso os pacenses arrecadem os três pontos, a formação orientada por Pepa iguala o quarto classificado Benfica, que tem três pontos de vantagem, mas mais um jogo.

O jogo entre o Sporting e o Paços de Ferreira, que será arbitrado por André Narciso, está agendado para as 20h15, e poderá acompanhá-lo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório