Jozef Venglos, antigo técnico que orientou o Sporting entre 1982 e 1984, morreu esta terça-feira aos 84 anos. O eslovaco, que deixou os relvados como treinador em 2002, notabilizou-se como selecionador da antiga Checoeslováquia e da Eslováquia.
Venglos orientou também o Aston Villa e o Celtic, ambos durante uma temporada. Em 1982, o técnico aceitou o convite do Sporting e foi ele o responsável pelo lançamento do jovem Paulo Futre na equipa principal dos leões. O melhor que Jozef Venglos conseguiu em Alvalade foi um 3.º lugar no campeonato.
A FIFA já reagiu e lamentou a morte do antigo treinador eslovaco.
"A FIFA está muito triste pelo falecimento de Jozef Venglos. Entre as suas muitas conquistas, destaque por ter levado a Checoslováquia aos quartos-de-final do Mundial de 1990, em Itália. As nossas condolências estão com a sua família e amigos neste momento. Descanse em paz", escreveu o organismo que rege o futebol mundial.
The former Czechoslovak player and coach who was the assistant coach during the winning EURO 1976 or bronze medalist four years later, Jozef Vengloš, has passed away in the age of 84. Rest in Peace. pic.twitter.com/MEzDdUPG6C
— Czech Football Team (@ceskarepre_eng) January 26, 2021