Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

FC Porto-Benfica: As quatro armas com que águias e dragões vão a jogo

Cada equipa tem as suas valências, mas, à partida para este Clássico, com que armas se apresentam FC Porto e Benfica?

FC Porto-Benfica: As quatro armas com que águias e dragões vão a jogo
Notícias ao Minuto

08:10 - 14/01/21 por Ruben Valente

Desporto Clássico

Esta sexta-feira há Clássico entre FC Porto e Benfica, às 21h00, no estádio do Dragão. Um jogo importante nas contas para o título, onde as duas equipas não vão querer perder pontos para continuar na perseguição ao líder do campeonato, o Sporting.

A quatro pontos da liderança, dragões e águias somam neste momento os mesmos 31 pontos na I Liga, mas o seu trajeto até aqui traça-lhes um perfil ligeiramente diferente e há algumas armas a ter em conta em cada uma das equipas.

Comecemos então por analisar primeiro a equipa da casa, o FC Porto. Sérgio Conceição não se pode queixar do caudal ofensivo da sua equipa, uma vez que a turma azul e branca conta com o melhor ataque do campeonato.

Com 35 golos marcados, o FC Porto lidera a tabela dos golos apontados na I Liga, com Sérgio Oliveira (7) e Taremi (6) no papel de melhores marcadores da equipa azul e branca. Aliás, o avançado iraniano tem ganhado espaço no FC Porto e, aos poucos, tem-se revelado o homem golo do conjunto orientado por Sérgio Conceição. Taremi chega ao Clássico com cinco golos nos últimos cinco jogos.

A contar para esta primeira estatística está também o facto de o FC Porto ser a equipa que mais goleadas ofereceu aos adversários no campeonato. O ataque é mesmo uma das armas mais fortes dos dragões e que o digam o Boavista (5-0), o Moreirense (3-0) e o Famalicão (4-1).

Notícias ao MinutoMehdi Taremi a festejar um dos seus golos em Famalicão© Global Imagens 

Além disto, os azuis e brancos contam com a moral de já terem vencido o Benfica para a Supertaça, mas também chegam a este Clássico numa forma bastante positiva. O FC Porto conta com 10 vitórias consecutivas e 16 jogos sem perder. 

Dados coletivos muito aprazíveis para a turma do Dragão, mas há ainda um aspeto individual a destacar nesta equipa. Mais uma vez, falando de ataque, o FC Porto conta com o jogador da I Liga que mais faltas sofre por jogo. Otávio tem uma média de 3,3 faltas sofridas por jogo, algo que demonstra aquilo que o médio brasileiro pode desequilibrar.

É tempo agora de analisar a equipa do Benfica. Começando pelos aspetos coletivos da equipa de Jorge Jesus, importa referir que a predileção é ter a bola nos pés. O que quer isto dizer? Sim, como já deve calcular, os encarnados dominam no que à posse de bola diz respeito. Com uma média de 60% de posse de bola por jogo, o Benfica é a equipa que lidera nesta estatística de I Liga. E se há coisa que gostam de fazer é.. dribles.

A equipa encarnada aposta muito nos duelos individuais e é por isso que é a equipa com a maior percentagem de fintas realizadas do campeonato português. À frente FC Porto e Vitória SC, as águias somam praticamente uma média de 15 dribles por encontro. Rafa é dos jogadores que mais arrisca com uma média de quatro dribles efetuados por jogo.

Notícias ao MinutoRafa no jogo frente ao Paços de Ferreira© Global Imagens

Nem Benfica, nem FC Porto possuem o melhor marcador da I Liga nas suas equipas, mas as águias contam com o jogador que mais passes para golo efetuou no campeonato. Darwin Núñez tem neste momento sete assistências e lidera isolado essa tabela. No que concerne aos golos, o uruguaio soma apenas três na I Liga.

Porém, quando falamos de golos no campeonato no Benfica, é preciso falar de Haris Seferovic. O suíço conta com sete golos marcados na I Liga e é uma espécie de melhor 'joker' do campeonato. O que quer isto dizer? Seferovic é o futebolista que mais golos marcou saindo do banco de suplentes. No total marcou cinco golo na condição de suplente utilizado.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório