Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Contra chuva, vento e lama, Sporting vence e reforça liderança

Leões derrotaram o Nacional, por 2-0, num encontro marcado por condições meteorológicas (muito) adversas.

Contra chuva, vento e lama, Sporting vence e reforça liderança
Notícias ao Minuto

19:52 - 08/01/21 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O Sporting mostrou-se, esta sexta-feira, mais resiliente do que a intempérie que se faz sentir na Madeira, e saiu da Choupana com um triunfo arrancado ‘a ferros’ na deslocação ao terreno do Nacional, por 2-0.

Os golos de Nuno Santos, assinado na reta final da primeira parte, e Jovane Cabral, na da segunda, fizeram a diferença no Funchal. Os leões chegam, assim, às quatro vitórias consecutivas no campeonato nacional, e não largam o primeiro lugar.

Leão fincou garras no lamaçal

Os efeitos da depressão Filomena levaram ao adiamento da partida, que estava originalmente agendada para quinta-feira, e, como era de esperar, houve consequências claras no terreno do jogo, que rapidamente se transformou num autêntico lamaçal.

Nacional e Sporting tiveram algumas dificuldades em adaptar-se às condições. Se, por um lado, jogar curto era complicado, já que a bola travava no terreno, bater longo não era muito melhor, já que os fortes ventos tornavam a trajetória do esférico imprevisível.

Os leões acabaram, no entanto, por ser quem melhor se adaptou a esta realidade. Ainda que sem grande qualidade (uma missão praticamente impossível, dadas as condições), as oportunidades foram-se somando, mas a falta de pontaria e Daniel Guimarães foram adiando o golo.

Golo esse que apenas acabaria por chegar num dos últimos lances da primeira parte. Nuno Mendes bombeou a bola para a grande área, onde apareceu Pedro Gonçalves a amortecer para o desvio de Nuno Santos.

Cada vez mais chuva, cada vez menos futebol

Ao intervalo, Luís Freire mexeu e desfez o trio do meio-campo do Nacional, ao lançar Kenji Gorré para o lugar de Rúben Micael, e os homens da casa conseguiram, por fim, aproximar-se (ainda que ligeiramente) da baliza adversária.

Gorré e Azouni tentaram a sorte, sem sucesso, e, aos poucos, o Sporting foi conseguindo reequilibrar as forças, e ficou à beira do 2-0 quando, aos 82 minutos, Pedro Gonçalves, de fora da grande área, atirou ao poste.

As condições atmosféricas foram-se tornando cada vez mais complicadas no Funchal. Ainda assim, Rúben Amorim tirou um ‘coelho da cartola’ e lançou Jovane Cabral, que, já em tempo de compensação, atirou para selar o resultado final.

Com este triunfo, o Sporting passa a somar 35 pontos em 39 possíveis e reforça a liderança isolada do campeonato nacional. Já o Nacional, permanece com 13 pontos e arrisca perder a nona posição da tabela.

Momento do jogo: O líder, Sporting, foi colocado à prova na Choupana de formas que ainda não tinha sido colocado esta época, e o golo de Nuno Santos, instantes antes do apito para o intervalo, abriu caminho para uma vitória justa.

Acompanhamento

90' - Apito final na Choupana. O Sporting vence o Nacional, por 2-0, e reforça a liderança isolada.

90' - GOOOOOLOOOOO do Sporting! Jovane Cabral, acabadinho de entrar, marcou e acabou com as dúvidas na Choupana.

87' - Rúben Amorim também mexe. Entra Jovane Cabral para o lugar de Nuno Santos.

83' - Mais uma grande oportunidade para o Sporting! Pedro Gonçalves, de longe, acertou em cheio no poste. Daniel Guimarães atirou-se, não tocou na bola... e ficou coberto de lama.

82' - Luís Freire esgota as substituições. Saem Azouni e João Vigário, entra Witi e Francisco Ramos.

76' - Mais uma troca no Sporting. Sai João Mário, entra Matheus Nunes.

69' - Cartão amarelo para Rúben Freitas. O lateral do Nacional entrou de pitons sobre a coxa de Nuno Santos, que ficou muito queixoso.

66' - Ambos os treinadores mexem. Rúben Amorim lança Tiago Tomás para o lugar de Sporar. Luís Freire retira Nuno Borges e João Camacho para lançar João Víctor e Alhassan.

65' - O que acaba de desperdiçar Pedro Gonçalves! O médio fintou dois defesas adversários e, compltamente solto, atirou muito por cima.

64' - Pedro Gonçalves quer marcar! Lançado por Sporar, o goleador verde e branco rematou cruzado, mas Daniel Guimarães defendeu.

61' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Nuno Borges, devido a uma falta cometida sobre João Mário.

56' - Polémica na grande área do Nacional. Os jogadores do Sporting pediram mão na bola de Riascos após cabeceamento de Pedro Gonçalves. Manuel Mota manda seguir.

51' - Mais uma tentativa do Nacional. Azouni atirou de longe, mas Adán defendeu sem grandes dificuldades.

46' - Gorré entrou com a 'corda toda'! O avançado ainda agora entrou e, de longe, já ensaiou um remate, que saiu ligeiramente ao lado.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Nacional-Sporting. Luís Freire aproveitou para mexer e lançou Gorré para o lugar de Rúben Micael.

45' - Acaba a primeira parte na Choupana. O Sporting recolhe aos balneários em vantagem sobre o Nacional graças ao golo de Nuno Santos.

Não perca as imagens do golo do Sporting

43' - GOOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Após bola bombeada por Nuno Mendes para o coração da grande área, apareceu Pedro Gonçalves a amortecer para Nuno Santos, que só teve que encostar.

41' - Nuno Santos volta a tentar a sorte. O pontapé-livre cobrado pelo extremo passou, no entanto, a rasar o poste.

As imagens que comprovam o (mau) estado do relvado da Choupana

36' - Mais uma oportunidade para os leões! Luís Neto foi às alturas cabecear e a bola saiu ligeiramente ao lado da baliza. Pede-se grande penalidade por suposta mão na bola de um defesa insular, mas Manuel Mota nada assinalou.

34' - Esteve à vista o golo do Sporting! Pedro Gonçalves apareceu em posição privilegiada na grande área, a rematar forte, para a defesa com a face de Daniel Guimarães. O guarda-redes do Nacional ficou muito combalido e teve de ser assistido, tal a violência do pontapé.

33' - Responde o Nacional! Após passe longo, Rochez apareceu completamente isolado a cabecear para a defesa de Adán. No entanto, ao analisar a repetição, é clara a posição irregular do avançado dos insulares.

30' - Mais uma tentativa do Sporting. Os leões tentaram uma jogada ensaiada na cobrança de um pontapé de canto, que culminou no remate 'para as nuvens' de Nuno Santos.

27' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Feddal, que se deixou antecipar e cometeu falta sobre João Camacho. O internacional marroquino irá, de resto, cumprir castigo na próxima jornada, no duelo com o Rio Ave.

26' - Manuel Mota interrompe o jogo depois de um 'bate-boca' junto à linha lateral. Riascos trocava palavras com Pedro Porro quando se queixou de ter sido insultado por um membro do banco do Sporting.

21' - Alguma preocupação no relvado. Riascos ficou muito queixoso após um lance dividido com Luís Neto, mas tudo não terá passado de um susto.

11' - Eis o primeiro cartão amarelo da tarde. É para Rúben Micael, que travou o contra-ataque conduzido por João Palhinha.

8' - Sporting dá o primeiro sinal de perigo! Daniel Guimarães desviou um cruzamento 'venenoso' de Feddal e a bola sobrou para Pedro Porro, que 'disparou' ao lado do alvo.

0' - Manuel Mota dá o apito inicial na Choupana. A bola rola, finalmente, no Nacional-Sporting!

0' - A menos de uma hora para o apito nacional, mantêm-se as boas condições meteorológicas na Choupana, ainda que com algum vento e chuva.

0' - Aproveite para recordar os 'onzes' de ambas as equipas.

Nacional: Daniel Guimarães; Ruben Freitas, Lucas Kal, Júlio César, João Vigário; Nuno Borges, Azouni, Rúben Micael; Riascos, João Camacho e Róchez.

Sporting: Adán; Pedro Porro; Feddal, Coates, Luís Neto, Nuno Mendes; João Palhinha, João Mário; Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Sporar.

0' - Há boas notícias na Choupana. Tal como a imagem partilhada pelo Nacional comprova, o sol brilha no Funchal, pelo que a bola deverá mesmo começar a rolar a partir das 18h.

0' - 24 horas volvidas após o adiamento, a expetativa é que o Nacional-Sporting se realize esta sexta-feira. As previsões apontam para uma melhoria das condições meteorológicas no Funchal, pelo que, salvo novo imprevisto, Manuel Mota deverá mesmo dar ordem para se jogar a partir das 18h (hora de Portugal Continental).

Quinta-feira, 7 de janeiro

0' - A Liga Portugal acaba de confirmar, através das plataformas oficiais, a nova data para a partida. Nacional e Sporting regressam à Choupana já na sexta-feira, a partir das 18h (hora de Portugal Continental).

Aproxima-se, assim, um dia 'louco' de futebol em Portugal. O Nacional-Sporting joga-se às 18h, o Benfica-Tondela às 19h e o Famalicão-FC Porto às 21h.

0' - Já há novidades na Choupana. De acordo com a Sport TV, já há um princípio de acordo entre ambos os clubes para que o encontro se realize às 18h (hora de Portugal Continental) desta sexta-feira.

0' - Agora sim, é oficial: o Nacional-Sporting não se realiza esta quinta-feira. Os insulares acabam de anunciar, através da instalação sonora do estádio da Choupana, que foi tomada a decisão de adiar a partida da 13.ª jornada da I Liga. Resta, agora, saber se este terá lugar já na sexta-feira, ou se será reagendado para uma data posterior.

Este, recorde-se, é já o segundo encontro consecutivo que os insulares veem adiado, depois de, na passada semana, um surto de Covid-19 junto do plantel do Vitória SC ter impossibilitado a realização da 12.ª jornada. Já os leões poderão prolongar a estadia na Madeira, uma vez têm visita agendada ao Marítimo na segunda-feira, para a Taça de Portugal.

0' - Ao que tudo indica, não haverá mesmo jogo. Manuel Mota subiu ao relvado, colocou a bola no relvado e, ao constatar que esta não se mantinha imóvel, deixou bem claro que não haveria condições para a realização da partida. Já só falta mesmo que a decisão seja oficialmente anunciada.

0' - Manuel Mota decidirá, dentro de momentos, se há ou não condições para que se realize o jogo. O cenário de adiamento vai, no entanto, ganhando cada vez mais força, dado o agravar das condições climatéricas. Os responsáveis insulares reforçaram as marcações do relvado antes do apito inicial, mas estas vão desvanecendo com o passar dos minutos.

0' - Os intervenientes já se abrigaram todos nos balneários. Manuel Mota vai aguardar por 30 minutos, e depois tomará a decisão final quanto à realização (ou não) do Nacional-Sporting.

0' - As condições vão piorando na Choupana. Ao vento vai-se juntando uma chuva cada vez mais forte, e os jogadores de ambas as equipas regressaram aos balneários. Certo, para já, é que o jogo não arranca à hora que era suposto.

0' - Dúvidas instaladas quanto à realização do jogo. Manuel Mota colocou a bola no círculo central, mas o forte vento rapidamente a tirou do local. Para já, é possível constatar que o árbitro vai falando com os responsáveis de Nacional e Sporting. Os suplentes leoninos, que já estavam sentados no banco, regressaram ao balneário. Já os titulares, aguardam instruções no túnel de acesso ao relvado.

'Onzes'

Nacional: Daniel Guimarães; Ruben Freitas, Lucas Kal, Júlio César, João Vigário; Nuno Borges, Azouni, Rúben Micael; Riascos, João Camacho e Róchez.

Sporting: Adán; Pedro Porro; Feddal, Coates, Luís Neto, Nuno Mendes; João Palhinha, João Mário; Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Sporar.

Antevisão

É sob clima de indefiniçãoque se vão vivendo aquelas que são as horas que antecedem o encontro entre o Nacional e o Sporting, na Choupana,no qual será dado o 'tiro de partida' para a 13.ª jornada do campeonato nacional.

As previsões meteorológicas apontam para a ocorrência de chuvas e ventos fortes no arquipélago da Madeira à hora para a qual está agendada a partida, como consequência da depressão Filomena, o que poderá conduzir a um adiamento.

Os leões, recorde-se, chegam a este duelo com um registo de 32 pontos conquistados em 36 possíveis, o que os deixa na liderança isolada da I Liga. Já os insulares, levam 13 pontos e partilham o nono lugar com Moreirense-Gil Vicente.

O Nacional-Sporting será ajuizado por Manuel Mota, árbitro da Associação de Futebol de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório