Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Morreu Tommy Docherty, antigo treinador do FC Porto, aos 92 anos

Antigo internacional escocês orientou os dragões entre 1970 e 1971.

Morreu Tommy Docherty, antigo treinador do FC Porto, aos 92 anos
Notícias ao Minuto

09:56 - 01/01/21 por Notícias Ao Minuto

Desporto Óbito

Tommy Docherty, antigo jogador e treinador de futebol, morreu, esta quinta-feira, na sua casa, na Escócia, aos 92 anos. A informação foi oficialmente anunciada pela Federação escocesa em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais.

Natural de Glasgow, o ex-médio deu os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço do Celtic, antes de se mudar para Inglaterra, onde representaria Preston North End, Arsenal e Chelsea, tendo 'pendurado as chuteiras' em 1962.

Foi, de resto, precisamente ao serviço dos blues que se estreou enquanto treinador, num período que durou entre 1962 e 1967. Seguiram-se passagens por Roterham, Queens-Park Rangers e Aston Villa, bem mais curtas.

Foi então que, em 1970, chegou ao FC Porto, pela mão do então presidente Afonso Pinto Magalhães, para suceder ao romeno Elek Schwartz no comando técnico da equipa principal de futebol.

Tommy Docherty manteve-se ao leme dos dragões durante, aproximadamente, um ano, ao cabo do qual somou 17 vitórias, sete empates e 11 derrotas, antes de ser substituído pelo português António Teixeira.

O treinador regressou, então, à Escócia para assumir o comando técnico da seleção principal até 1972, quando partiu para o Manchester United, onde acabaria por conquistar uma Taça de Inglaterra.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório