Powered bySolverde
Disclaimer

Odysseas segurou triunfo do Benfica em Barcelos e confirmou tendência

Guardião grego assinou um par de defesas impressionantes e é o jogador do campeonato com maior percentagem de defesas a remates feitos dentro da grande área.

odysseas

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
22/12/2020 08:00 ‧ 22/12/2020 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

Costuma-se dizer que os bons guarda-redes são aqueles que valem pontos. Aqueles que podem estar grande parte do jogo sem trabalho mas quando são chamados a intervir respondem de forma categórica. Odysseas Vlachodimos parece pertencer a este lote. O guardião grego foi peça essencial para ajudar o Benfica a arrancar um triunfo na visita ao Gil Vicente (2-0), em jogo referente à 10.ª jornada e disputado na tarde do passado domingo. 

Odysseas até nem estava a ser muito ameaçado em Barcelos, mas a reentrada forte dos gilistas na segunda parte foi palco de três defesas espetaculares em menos... de 10 minutos. 

Quando o nulo ainda resistia no marcador, aos 54 minutos, Lucas Mineiro subiu ao primeiro andar e arrancou a primeira grande defesa do guarda-redes do Benfica. 

No lance imediatamente a seguir (56'), o mesmo Lucas Mineiro acertou com estrondo na barra e Lourency, na recarga, atirou forte e colocado, mas Odyessas voltou a dizer presente. 

O Benfica entretanto adiantou-se no marcador e o Gil Vicente respondeu na jogada a seguir. Samuel Lino arrancou pela esquerda, desmontou a defensiva encarnada, e rematou para nova defesa de Odysseas. Lourency - outra vez ele - tentou novamente a sorte na recarga, mas viu o guardião grego negar-lhe o golo com a ponta dos dedos. 

Assim fica resumida a tarde de Odysseas em Barcelos. Em apenas oito minutos, o internacional grego teve de se aplicar para evitar que o Benfica sofresse qualquer golo. Além disso, elevou a percentagem de remates defendidos, feitos dentro da grande área, em jogos da I Liga. 

Segundo revela a GoalPoint, Odysseas contabiliza agora 73% de eficácia e é quem lidera este ranking no campeonato. 

Verão agitado, novamente

Odysseas encontra-se a cumprir a terceira temporada ao serviço do Benfica. O guardião grego tem sido o dono da baliza encarnada, mas a eventual chegada de um novo guarda-redes tem sido tema recorrente sempre que o mercado se encontra aberto. No verão de 2019, Mattia Perin chegou a estar em Lisboa, mas chumbou nos exames médicos.

Em 2020, e depois de Jorge Jesus ser apresentado como o novo treinador das águias, voltou-se a falar do desejo de o Benfica em contratar um guarda-redes de renome para rivalizar com Odysseas. Tal não chegou a acontecer e Helton Leite, contratado ao Boavista, parece longe de ser, para já, um rival para Odysseas na luta por um lugar de titular na baliza encarnada. Em Barcelos ficou desvendado o motivo da aposta de JJ. 

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas