Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Não estamos em primeiro no campeonato, mas em pouco tempo estaremos"

Jorge Jesus acredita que é possível chegar à liderança na Liga Europa... e na I Liga.

"Não estamos em primeiro no campeonato, mas em pouco tempo estaremos"
Notícias ao Minuto

09:36 - 09/12/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Benfica

Jorge Jesus anteviu, esta quarta-feira, em conferência de imprensa, a deslocação ao terreno do Standard Liège, para a sexta e última jornada da fase de grupos da Liga Europa. O treinador do Benfica prometeu novidades e garantiu que a equipa continua a acreditar na liderança do grupo... e da I Liga.

Diferenças em relação ao jogo da Luz: O nosso jogo na Luz foi um dos melhores que fizemos, vencemos por 3-0, o que deu a ideia de que esta equipa do Standard Liège não é muito forte, o que não é verdade, porque o futebol belga é muito forte. Tanto que algumas equipas estão a discutir o apuramento na Champions e na Liga Europa. Uma vez que já definimos o apuramento, não quer dizer que não entremos com o mesmo objetivo de ganhar, porque há vários fatores que nos podem favorecer, como ser o primeiro do grupo, independemente de não acreditar que o Rangers perca pontos na Polónia. Temos de fazer a nossa obrigação, que é tentar ganhar para sermos primeiros. Se o formos, dá-nos hipóteses teóricas no sorteio. Acrescento a isso que vou aproveitar este jogo para lançar alguns jogadores que nunca jogaram.

Todibo pode jogar: É um jogador que tem estado parado, não tem condições técnicas e táticas. Não é ele um dos jogadores que estou a pensar lançar no jogo como novidade.

Situação mais complicada na I Liga do que na Liga Europa: Está mais fácil na Liga Europa porque falta um jogo para definir o apuramento. No campeonato, faltam muitos jogos para definir a classificação. Estamos em segundo, a dois pontos do primeiro. É melhor estar em primeiro do que em segundo, mas não estamos numa situação difícil. Os objetivos estão equilibrados para o poder definir. Há três jornadas que não estamos em primeiro, mas em pouco tempo vamos voltar.

Cinco jogos até final do ano: Os jogos que vêm a seguir são mais fáceis de gerir porque não jogamos de três em três dias. Nesse período, vai ser muito mais fácil gerir o grupo do que foi até aqui.

Experiências no meio-campo: Já encontrei a dupla no meio-campo e tenho a certeza qual é. Mas como há jogos de três em três dias, tenho que mudar vários setores, entre os quais essa dupla, porque são os jogadores que mais correm e com os quais tenho que ter mais cuidado. É por esse motivo que é mais mexido do que os outros.

Darwin Núñez pode sair em janeiro: Não estou preparado para perder nenhum jogador em janeiro. Pelo contrário, estou é preparado para ter mais algum. 

Benfica a jogar o triplo: Essa afirmação foi feita com a consciência de que, se o Benfica não jogasse melhor do que no ano passado, não ia ganhar nada, tal como este ano não ganhou nada. Ainda não está a jogar o triplo. Num ou noutro jogo tem-no feito, mas não sempre. A equipa está numa fase de crescimento. Acredito plenamente que, com o desenrolar de todas as competições, o Benfica vai ter cada vez mais conhecimento do que a equipa quer e um rendimento melhor.

Racismo no PSG-Basaksehir: Não sei o que aconteceu ou o que se falou. Hoje isso do racismo está muito na moda. Como cidadão, tenho o direito de pensar à minha maneira. Só posso ter uma opinião concreta sabendo o que se disse, porque hoje qualquer coisa que se possa dizer contra um negro é sempre sinal de racismo. Se se disser a mesma coisa contra um branco, já não é sinal de racismo. Está a implantar-se essa onda no mundo, e se calhar até houve algum sinal de racismo, mas não sei o que disseram.

Liga Europa é uma Champions a partir dos quartos-de-final: Não tenho dúvida de que vamos ter que estar ao melhor nível para disputar as eliminatórias contra as grandes equipas que vêm da Liga dos Campeões. Vai deixar de ser uma Liga de Europa, vai ser uma segunda Champions. Vai ser uma competição muito difícil, porque as equipas fortes vão estar lá.

Jogos importantes para definir opções de mercado: Todos os jogos dão sinais de cada vez maior confirmação ou não do ponto de vista coletivo ou individual. Não há jogadores que estejam a fazer exames para que o futuro possa ser definido. Temos a certeza do plantel que temos, mas vamos ficando com maiores certezas da qualidade individual dos jogadores e do crescimento da equipa. É isso que me compete analisar e trabalhar com os jogadores, porque é um processo de aprendizagem. Cada treinador tem a sua ideia de jogo, forma de trabalhar... O futebol não é uma ciência exata e cada treinador tem a sua forma de olhar para o jogo. É o criador do processo de treino, e é com os meses que vai definindo o melhor caminho e as melhores ideias. Hoje, o futebol tem que dar outros passos.

Pizzi é totalista e o melhor marcador da equipa: Tem uma vantagem. Pode jogar em várias posições, pelo que tem mais minutos. Quem só pode jogar a ponta-de-lança, ou joga ali ou não joga em posição nenhuma. Tem sido um jogador muito influente até ao dia de hoje.

Antevisão

O Benfica despede-se, esta quinta-feira, da fase de grupos da Liga Europa sabendo que o apuramento para os 16-avos-de-final já está garantido, mas também que a liderança do grupo continua ao alcance.

Antes disso, esta quarta-feira, Jorge Jesus e um jogador dos encarnados irão passar pela sala de imprensa do centro de treinos do Seixal, onde irão antever a deslocação à Bélgica, para defrontar o Standard Liège.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 9h (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do clube da Luz.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório