Powered bySolverde
Disclaimer

"Direi que o Sporting é candidato quando for bom para a equipa"

Rúben Amorim diz estar preparado para "um jogo perigoso" diante do Famalicão.

Notícia

© Sporting CP

Notícias Ao Minuto
04/12/2020 16:56 ‧ 04/12/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Rúben Amorim

Rúben Amorim voltou, esta sexta-feira, a recusar apontar o Sporting como candidato ao título de campeão nacional. Em conferência de imprensa, o treinador abordou, ainda, as situações de Eduardo Quaresma, Andraz Sporar e Nuno Mendes.

Famalicão aquém das expetativas: São vítimas do sucesso, tanto do clube como o treinador. Fizeram uma grande equipa no ano passado. Têm jovens jogadores com muito talento e nós, no Sporting, conhecemos alguns. São jogadores referenciados. Faz parte do projeto do Famalicão. Não deixa de ser uma excelente equipa, com um excelente treinador que acaba de renovar contrato. É uma equipa jovem, com talento, que vai jogar motivada contra o primeiro classificado e com pouca responsabilidade. Não podemos dar muita liberdade, vai depender muito da forma como encararmos este jogo, e vamos encará-lo com máximo empenho e intensidade. Queremos deixar os jogadores do Famalicão desconfortáveis. É um jogo perigoso. As equipas vão começando a olhar, cada vez mais, para nós de outra forma. Ainda não podemos relaxar por ter a capacidade de jogar mal e ganhar. Por vezes, já aconteceu, mas somos uma equipa que tem que jogar muito bem para vencer.

Jovane Cabral e Nuno Mendes lesionados: Não estão aptos. Estão fora do jogo, assim como o Plata.

Medo de perder Nuno Mendes: Foi um crescimento muito rápido, e isso nota-se. Fez grandes exibições e depois surge um ou outro jogo menos conseguido, também pela fasquia que colocou. Vamos sentir isso durante a época, faz parte do crescimento e saltámos etapas. Quanto ao medo de o perder... Cabe à estrutura. Não tenho medo de nada, porque todos os miúdos estão blindados. Quem quiser os jogadores do Sporting vai ter que pagar muito dinheiro. Estou tranquilo, sabendo que a nossa situação não melhorou por estarmos em primeiro.

Dualidade nos critérios de arbitragem: Sempre estivemos focados nos nossos jogos, e vamos continuar a fazê-lo. Só vemos verde. São dores de crescimento. Se no último jogo falei de dores de crescimento em certos momentos... Quanto mais o Sporting crescer, mais problemas desses vamos ter. Estamos preparados.

Mudanças desde a última época: Mudou a estrutura de ambas as equipas. Estamos em momentos diferentes. O futebol é assim. Se, no ano passado, o Famalicão esteve melhor nos confrontos, este ano queremos mudar essa história. Esperamos começar amanhã, com uma vitória, para na segunda volta fazer ao Famalicão o que o Famalicão fez ao Sporting.

Pedro Gonçalves regressa a Famalicão: Não lhe perguntámos nada demais. O que tem que fazer não é nem mais nem menos do que tem vindo a fazer. Pode ser um jogo especial para ele, mas tem de se focar naquilo que tem que fazer dentro de campo. Se puder voltar a marcar, seria bem-vindo.

Quando é que o Sporting vai começar a ganhar jogando mal: Lá chegaremos, até pode começar já amanhã... Ainda não é momento de encarar isso com normalidade. Temos de jogar bem para ganhar os nossos jogos, e é isso que temos feito, e mesmo assim tem sido muito difícil.

Objetivos para a temporada: O objetivo mínimo é vencer todos os jogos. Direi que somos candidatos ao título quando for bom para a equipa. O meu pensamento vai para a equipa. Estive em plantéis diferentes, com momentos diferentes e níveis de maturidade diferentes. O que falta é chegar à última jornada com vantagem e ganhar esse jogo.

Passar o Natal na liderança: Só quero estar na próxima jornada na frente. Este ano, parece que nem há Natal, vamos estar a trabalhar... Não é muito importante. Sabemos dessas brincadeiras, mas o nosso foco é vencer todos os jogos.

Lutaria pela titularidade com João Palhinha e João Mário enquanto jogador: É a melhor dupla, juntamente com o Dani e o Matheus. Temos as duas melhores duplas do campeonato. Se eu jogava nesta equipa... Não jogava, nem estava no plantel.

Pote é o jogador mais completo que já treinou: É um excelente jogador, mas é um miúdo ainda. Precisa e vai melhorar em certos aspetos. Mas é um jogador com muita maturidade para a idade que tem. Tenho um percurso curto como treinador, mas já treinei excelentes jogadores. É muito subjetivo.

Sporting melhor contra equipas atrevidas ou conservadores: O Famalicão é uma equipa que joga de olhos nos olhos com os grandes, especialmente na parte ofensiva. É uma equipa que arrisca, e acredito que vai melhorar muito com o tempo, porque tem talento e uma ideia. Damo-nos bem ou mal com todas as equipas. Temos que entrar muito fortes, não dar espaço e tentar marcar mais cedo. Quando assim é, tornamo-nos uma equipa mais perigosa.

Sporting com e sem João Palhinha: É um jogador com caraterísticas diferentes, muito importante para a equipa e muito forte fisicamente. Com um meio-campo tão ofensivo, temos que ter um jogador com aquela capacidade de recuperação de bolas. Estamos muito felizes com ele.

Eduardo Quaresma não joga: Faz parte do crescimento. O Eduardo teve um momento muito forte na época passada, e depois baixou um bocadinho. Teve Covid, lesões... Está a custar-lhe voltar ao nível. Faz parte da nossa responsabilidade demonstrar o que é jogar no Sporting. Às vezes, temos que recordar os jovens de que isto é uma grande responsabilidade e dádiva. O Quaresma não vai a lado nenhum. É uma aposta do Sporting, e isso leva tempo. Está nas mãos dele provar que pode jogar. O Quaresma está mais em baixo, mas vai recuperar o seu momento e estamos aqui para ajudá-lo.

Sporar não tem marcado: Foi muito falado quando não jogava e nós apostávamos no Jovane. Não é agora que não está a marcar que o vamos retirar. O Sporar está a fazer os movimentos dele e a trabalhar para a equipa. Por vezes, as movimentações do Nuno Santos, do Pote e do Sporar... Se ele não marca, os outros marcam, e isso é sinal de que têm uma boa ligação. Há que continuar, porque o que interessa é a equipa marcar. Ele está chateado, mas eu estou muito feliz porque a equipa continua a marcar. Há que dar tempo. Quando alguém tiver que sair é porque não está a ajudar naquele momento. Ele está com muita fome, e amanhã é Sporar e mais dez.

Antevisão

O Sporting irá procurar, este sábado, dar um novo passo no sentido de salvaguardar a liderança isolada do campeonato nacional, com a deslocação ao terreno do Famalicão.

Antes disso, esta sexta-feira, Rúben Amorim passa pela sala de imprensa do estádio de Alvalade, onde irá antever o encontro com os famalicenses, para a nona jornada.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 16h30 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinados leonino.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Futsal

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 volta ao seu 'berço'. Os horários do GP da Grã-Bretanha

Fórmula 1

Fórmula 1 volta ao seu 'berço'. Os horários do GP da Grã-Bretanha

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas