Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

"Direi que o Sporting é candidato quando for bom para a equipa"

Rúben Amorim diz estar preparado para "um jogo perigoso" diante do Famalicão.

"Direi que o Sporting é candidato quando for bom para a equipa"
Notícias ao Minuto

16:56 - 04/12/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Rúben Amorim

Rúben Amorim voltou, esta sexta-feira, a recusar apontar o Sporting como candidato ao título de campeão nacional. Em conferência de imprensa, o treinador abordou, ainda, as situações de Eduardo Quaresma, Andraz Sporar e Nuno Mendes.

Famalicão aquém das expetativas: São vítimas do sucesso, tanto do clube como o treinador. Fizeram uma grande equipa no ano passado. Têm jovens jogadores com muito talento e nós, no Sporting, conhecemos alguns. São jogadores referenciados. Faz parte do projeto do Famalicão. Não deixa de ser uma excelente equipa, com um excelente treinador que acaba de renovar contrato. É uma equipa jovem, com talento, que vai jogar motivada contra o primeiro classificado e com pouca responsabilidade. Não podemos dar muita liberdade, vai depender muito da forma como encararmos este jogo, e vamos encará-lo com máximo empenho e intensidade. Queremos deixar os jogadores do Famalicão desconfortáveis. É um jogo perigoso. As equipas vão começando a olhar, cada vez mais, para nós de outra forma. Ainda não podemos relaxar por ter a capacidade de jogar mal e ganhar. Por vezes, já aconteceu, mas somos uma equipa que tem que jogar muito bem para vencer.

Jovane Cabral e Nuno Mendes lesionados: Não estão aptos. Estão fora do jogo, assim como o Plata.

Medo de perder Nuno Mendes: Foi um crescimento muito rápido, e isso nota-se. Fez grandes exibições e depois surge um ou outro jogo menos conseguido, também pela fasquia que colocou. Vamos sentir isso durante a época, faz parte do crescimento e saltámos etapas. Quanto ao medo de o perder... Cabe à estrutura. Não tenho medo de nada, porque todos os miúdos estão blindados. Quem quiser os jogadores do Sporting vai ter que pagar muito dinheiro. Estou tranquilo, sabendo que a nossa situação não melhorou por estarmos em primeiro.

Dualidade nos critérios de arbitragem: Sempre estivemos focados nos nossos jogos, e vamos continuar a fazê-lo. Só vemos verde. São dores de crescimento. Se no último jogo falei de dores de crescimento em certos momentos... Quanto mais o Sporting crescer, mais problemas desses vamos ter. Estamos preparados.

Mudanças desde a última época: Mudou a estrutura de ambas as equipas. Estamos em momentos diferentes. O futebol é assim. Se, no ano passado, o Famalicão esteve melhor nos confrontos, este ano queremos mudar essa história. Esperamos começar amanhã, com uma vitória, para na segunda volta fazer ao Famalicão o que o Famalicão fez ao Sporting.

Pedro Gonçalves regressa a Famalicão: Não lhe perguntámos nada demais. O que tem que fazer não é nem mais nem menos do que tem vindo a fazer. Pode ser um jogo especial para ele, mas tem de se focar naquilo que tem que fazer dentro de campo. Se puder voltar a marcar, seria bem-vindo.

Quando é que o Sporting vai começar a ganhar jogando mal: Lá chegaremos, até pode começar já amanhã... Ainda não é momento de encarar isso com normalidade. Temos de jogar bem para ganhar os nossos jogos, e é isso que temos feito, e mesmo assim tem sido muito difícil.

Objetivos para a temporada: O objetivo mínimo é vencer todos os jogos. Direi que somos candidatos ao título quando for bom para a equipa. O meu pensamento vai para a equipa. Estive em plantéis diferentes, com momentos diferentes e níveis de maturidade diferentes. O que falta é chegar à última jornada com vantagem e ganhar esse jogo.

Passar o Natal na liderança: Só quero estar na próxima jornada na frente. Este ano, parece que nem há Natal, vamos estar a trabalhar... Não é muito importante. Sabemos dessas brincadeiras, mas o nosso foco é vencer todos os jogos.

Lutaria pela titularidade com João Palhinha e João Mário enquanto jogador: É a melhor dupla, juntamente com o Dani e o Matheus. Temos as duas melhores duplas do campeonato. Se eu jogava nesta equipa... Não jogava, nem estava no plantel.

Pote é o jogador mais completo que já treinou: É um excelente jogador, mas é um miúdo ainda. Precisa e vai melhorar em certos aspetos. Mas é um jogador com muita maturidade para a idade que tem. Tenho um percurso curto como treinador, mas já treinei excelentes jogadores. É muito subjetivo.

Sporting melhor contra equipas atrevidas ou conservadores: O Famalicão é uma equipa que joga de olhos nos olhos com os grandes, especialmente na parte ofensiva. É uma equipa que arrisca, e acredito que vai melhorar muito com o tempo, porque tem talento e uma ideia. Damo-nos bem ou mal com todas as equipas. Temos que entrar muito fortes, não dar espaço e tentar marcar mais cedo. Quando assim é, tornamo-nos uma equipa mais perigosa.

Sporting com e sem João Palhinha: É um jogador com caraterísticas diferentes, muito importante para a equipa e muito forte fisicamente. Com um meio-campo tão ofensivo, temos que ter um jogador com aquela capacidade de recuperação de bolas. Estamos muito felizes com ele.

Eduardo Quaresma não joga: Faz parte do crescimento. O Eduardo teve um momento muito forte na época passada, e depois baixou um bocadinho. Teve Covid, lesões... Está a custar-lhe voltar ao nível. Faz parte da nossa responsabilidade demonstrar o que é jogar no Sporting. Às vezes, temos que recordar os jovens de que isto é uma grande responsabilidade e dádiva. O Quaresma não vai a lado nenhum. É uma aposta do Sporting, e isso leva tempo. Está nas mãos dele provar que pode jogar. O Quaresma está mais em baixo, mas vai recuperar o seu momento e estamos aqui para ajudá-lo.

Sporar não tem marcado: Foi muito falado quando não jogava e nós apostávamos no Jovane. Não é agora que não está a marcar que o vamos retirar. O Sporar está a fazer os movimentos dele e a trabalhar para a equipa. Por vezes, as movimentações do Nuno Santos, do Pote e do Sporar... Se ele não marca, os outros marcam, e isso é sinal de que têm uma boa ligação. Há que continuar, porque o que interessa é a equipa marcar. Ele está chateado, mas eu estou muito feliz porque a equipa continua a marcar. Há que dar tempo. Quando alguém tiver que sair é porque não está a ajudar naquele momento. Ele está com muita fome, e amanhã é Sporar e mais dez.

Antevisão

O Sporting irá procurar, este sábado, dar um novo passo no sentido de salvaguardar a liderança isolada do campeonato nacional, com a deslocação ao terreno do Famalicão.

Antes disso, esta sexta-feira, Rúben Amorim passa pela sala de imprensa do estádio de Alvalade, onde irá antever o encontro com os famalicenses, para a nona jornada.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 16h30 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinados leonino.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório