Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

FC Porto diz que tem dimensão europeia que nenhum rival tem

Newsletter diária dos dragões lembra apuramento para os oitavos de final da Champions.

FC Porto diz que tem dimensão europeia que nenhum rival tem
Notícias ao Minuto

09:31 - 04/12/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Dragões Diário

Com o Benfica com claro desígnio de voltar às boas campanhas europeias, o FC Porto parece ter lançado esta sexta-feira um pequeno ataque às águias.

Na sua newsletter diária, os azuis e brancos lembram o apuramento para os oitavos de final da Champions, defendendo que são o único clube em Portugal de dimensão europeia... consistente. 

"O feito confirmado na terça-feira não foi esporádico, antes se enquadra numa tendência clara de intromissão do clube entre os principais tubarões do futebol europeu. (...) Uma coisa é participar nas competições europeias, outra coisa é ser um clube europeu. Isso só se consegue com uma consistência que mais ninguém em Portugal tem tido capacidade para acompanhar e que poucos na Europa se podem gabar de ultrapassar", escreve o clube azul e branco. 

Confira o texto na íntegra

"A qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, garantida na terça-feira frente ao Manchester City, ajudou a consolidar um estatuto que o FC Porto já detém há vários anos: o de único grande clube europeu do futebol português. Mas o que é que fundamenta, afinal, essa condição de "grande clube europeu" e a sua singularidade no panorama do futebol nacional? Desde logo, um conjunto de dados já bem conhecidos – sete títulos internacionais conquistados entre 1987 e 2011, enquanto os outros clubes portugueses têm apenas três alcançados entre 1961 e 1964; número de participações na Liga dos Campeões só ultrapassado pelo Barcelona e o Real Madrid; 16 qualificações para fases a eliminar da Champions  –, aos quais se juntam outros que passam mais despercebidos e que também são muito relevantes. O facto de o apuramento para os oitavos ter sido confirmado na penúltima jornada da fase de grupos é um indício forte de consistência de resultados. Se tivermos em consideração que o FC Porto até perdeu o primeiro jogo, em Inglaterra, verifica-se que os quatro seguintes foram suficientes para construir uma vantagem que o coloca entre as 16 melhores equipas da Europa, o que não deixa de ser notável tendo em conta o grau de dificuldade da competição. Este tipo de apuramento precoce está longe de ser uma novidade. Com Sérgio Conceição, é a segunda vez que acontece – em 2018/19, também foi na quinta jornada que os Dragões garantiram a passagem à fase seguinte. E em dez das 16 qualificações não foi preciso esperar pelo último jogo. Ou seja, o FC Porto não só vai muitas vezes à Liga dos Campeões como ultrapassa a primeira fase da prova na maior parte das ocasiões e consegue-o normalmente com um conjunto notável de resultados. Desde que é treinado por Sérgio Conceição, o nível do clube na fase de grupos é particularmente superlativo. Foram obtidas três qualificações em três possíveis, à custa de 11 vitórias e três empates em 17 jogos, o que corresponde a praticamente dois terços de triunfos (65%). São números de equipa grande à escala internacional. O que a história da participação do FC Porto na Liga dos Campeões demonstra é que o feito confirmado na terça-feira não foi esporádico, antes se enquadra numa tendência clara de intromissão do clube entre os principais tubarões do futebol europeu. Como já escrevemos na edição de quarta-feira, uma coisa é participar nas competições europeias, outra coisa é ser um clube europeu. Isso só se consegue com uma consistência que mais ninguém em Portugal tem tido capacidade para acompanhar e que poucos na Europa se podem gabar de ultrapassar".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório