Powered bySolverde
Disclaimer

Diogo Jota anseia pelo primeiro jogo com público no estádio do Liverpool

O futebolista internacional português Diogo Jota mostrou-se hoje ansioso pelo primeiro jogo com público no estádio do Liverpool, no domingo, que assinalará o reencontro com o Wolverhampton, em jogo da 11.ª jornada da Liga inglesa.

Notícia

© Getty Images

Lusa
02/12/2020 19:25 ‧ 02/12/2020 por Lusa

Desporto

Premier League

"Quando assinei em Anfield, perguntaram-me qual era o meu sentimento e eu disse que, para que fosse perfeito e ainda mais especial, tinha de jogar num estádio cheio. O sentimento ainda é amargo, por não poder sentir a atmosfera daquele estádio", apontou o avançado, durante a sessão digital "Pioneiros do futebol moderno" da Web Summit 2020.

O campeão inglês, no segundo posto com os mesmos 21 pontos do líder Tottenham, orientado por José Mourinho, recebe o Wolves, de Nuno Espírito Santo, sétimo, com 17, no domingo, às 19:15, tendo autorização governamental para acolher 2.000 adeptos.

"O futebol sem adeptos é estranho. Obviamente, quando se joga por um clube como o Liverpool, parece que falta alguma coisa. Temos muitas conversas dessas com o 'staff' e entre jogadores sobre as coisas que nos estão a faltar. Sentir o ambiente de Anfield é o que mais anseio. Não sei dizer o quanto, porque ainda não senti isso", afiançou.

Diogo Jota mudou-se do Wolverhampton para o Liverpool em setembro, a troco de 45 milhões de euros, numa das transferências mais surpreendentes do mercado do verão, e demorou pouco tempo a justificar o investimento avultado do conjunto de Jurgen Klopp.

"Quando chegas a um novo clube, ter uma mente aberta é a chave para te adaptares o mais rápido possível. Como a temporada já estava em andamento, cabia-me encontrar uma forma de entrar na equipa e não o contrário, provando ao treinador que podia ser importante em campo. Foi o que fiz com a ajuda do Jurgen, que é fantástico", explicou.

Além da "importância" do capitão Jordan Henderson, o avançado luso reconhece que a proximidade linguística com os brasileiros Alisson Becker, Fabinho e Roberto Firmino e o espanhol Adrián facilitou a adaptação a um dos emblemas ingleses mais titulados.

Com nove golos em 15 jogos, Diogo Jota intrometeu-se no trio ofensivo composto pelo egípcio Mohamed Salah, o senegalês Sadio Mané e Firmino, sendo o primeiro jogador da história do Liverpool a marcar nos primeiros quatro jogos caseiros para o campeonato.

Apesar de ter assistido às lesões graves de figuras defensivas como Virgil van Dijk, Joe Gomez e Trent Alexander-Arnold, o dianteiro mantém os 'reds' na luta pelo título inglês e já contribuiu com quatro tentos na rota para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Diogo Jota, de 23 anos, atribui o sucesso crescente no topo do futebol internacional à personalidade moldada durante os "contratempos" vividos na formação, na qual transitou do Gondomar, do Campeonato de Portugal, para o Paços de Ferreira, da I Liga.

"Os miúdos de 14 e 15 anos hoje já têm contratos profissionais, o que é bom, mas não foi o meu caso. Até ter 16 anos pagava para jogar e jogava para me divertir. Cheguei a treinar em clubes grandes, mas nunca fiquei. São pequenas desilusões, mas tudo correu bem. O segredo é nunca desistir. Cada experiência torna-te mais forte", notou.

O jogador natural do Porto foi contratado pelos espanhóis do Atlético de Madrid em 2016, mas cumpriu apenas a pré-época sob alçada do argentino Diego Simeone, antes de ser emprestado ao FC Porto por uma época, que antecedeu a viagem para Inglaterra.

"Mesmo quando as coisas não correm como esperado, podemos sempre aprender com as experiências. Eles vinham de uma final da Liga dos Campeões [em 2013/14]. Fiz a pré-época, que significou muito para mim, e aprendi muito. Poderia estar à espera de mais, mas sair era a melhor opção para a minha carreira e não me arrependo", lembrou.

Sem partidas oficiais com os 'colchoneros' nem títulos conquistados pelos 'dragões', Diogo Jota seguiu as pisadas de Nuno Espírito Santo e participou na subida de divisão do Wolverhampton, efetivando a desvinculação contratual com os madrilenos em 2018.

Numa conversa mediada pelo jornalista James Pearce, do portal britânico 'The Athletic', Nuno Moura, diretor de marketing da Federação Portuguesa de Futebol, destacou o "entusiasmo" em torno de quem venceu a Liga das Nações 2019 pela seleção nacional.

"Não é apenas um futebolista incrível, mas também alguém muito humilde e trabalhador. Toda a gente respeita-o por isso. Esperemos que as coisas continuem a funcionar de forma espetacular para ele nos próximos anos e, com sorte, possa trazer um pouco desse sucesso para Portugal e nos ajude a ganhar mais alguns títulos", desejou.

A Web Summit, considerada uma das maiores cimeiras tecnológicas do mundo, decorre este ano totalmente 'online', entre hoje e sexta-feira, e conta com "um público estimado de 100 mil" pessoas, depois de se ter começado a realizar há quatro anos em Lisboa.

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Futsal

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Fórmula 1

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas